Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando aleatoriamente


Posts recomendados

meu pc há algum tempo começou a travar, comprei outro hd e não adiantou.

passei o memtest e vi que um dos pentes de ram estava com defeito, tirei e ficou de boa.

porém após um bom tempo o pc começou a congelar novamente.

já troquei hd, fonte e ram.

já fiz o teste de stress do processador (cpu-z) por mais de uma hora e das memórias (memtest32) por mais de duas horas, tudo está normal.

já verifiquei e as memórias não estão com overclock.

as temperaturas parecem normais.

queria testar sem a placa de vídeo mas minha placa-mãe não tem saída de vídeo.

tentei ligar o pc sem os hd's e driver de cd/dvd, o computador travou na bios... na bios.

já atualizei o driver de vídeo.

 

agora falta eu descobrir se é:

-processador.

-placa-mãe.

-placa de vídeo. (se for para estar em um dos três, torço para que o problema esteja aqui, visto que é a pior peça do meu computador)

-atualizar a bios.

 

alguém tem alguma dica de procedimento para realizar?

 

placa-mãe: asus p8p67 evo
processador: i7 2600 (não k)
memória: 8gb 1333mhz (2x4gb)
fonte: evga 500w 80 plus white 100-w1-0500-kr
hd: 2tb (2x1tb)
placa de video: 9800gt

obs.: eu uso esse pc há cerca de 3 anos, isso significa que não é problema de compatibilidade.

obs2.: eu nunca desclipei o processador.

obs3.: os travamentos são aleatórios, pode ser em programa pesado, leve ou até na área de trabalho. pode ser após 2min de boot ou até várias horas.

 

não sei o que fazer, não tenho mais componentes para trocar e testar, esses 3 componentes restantes são muito caros para comprar a toa.

adicionado 1 minuto depois

esqueci de dizer que não congela só a imagem, nada mais funciona, nem as luzes do mouse e teclado e nem o botão de reset. para desligar eu tenho que ficar segurando o botão power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei o HW monitor, mas não entendo direito o que significa cada campo. Se eu postar um print aqui já serve? Vou deixar rodando mais meia hora para tirar um print e logo posto aqui.

Esqueci de dizer uma coisa, Minha fonte está direto na tomada (sempre usei assim), a tensão aqui é 110V.

adicionado 45 minutos depois

Depois de rodar por cerca de 45 minutos o teste no CPU-Z

final.png

final2.png

adicionado 49 minutos depois

obs.: Depois de começar os travamentos (os primeiros) e antes de tirar o pente de Ram danificado eu troquei a pasta térmica do processador, coloquei uma arctic silver 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MassakiMsk

 

Pode ser algum componente eletrônico da tua placa-mãe que foi danificado do mesmo jeito que a tua outra memória no passado.

 

Um jeito de tentar remediar é reduzir o clock ( ou a tensão ) do processador e memórias ( downclock ) no setup do BIOS/UEFI pra ver se consegue evitar esses travamentos o que também confirmaria.

 

Pode ser que a fonte ou a rede elétrica tenha gerado algum surto elétrico que danificou tua mobo ( o mesmo com a memória antiga ).

 

Outra coisa que pode ocorrer é algum tipo de curto nos periféricos ( mouse, teclado ) que acabam por travar o sistema ( algum mal contato no plug de algum deles também ).

 

Curto induzido pelo gabinete em contato com a placa-mãe também pode ocorrer. Um jeito é fazer um teste de bancada com a mobo fora do gabinete. 

 

Curto no cabo do monitor é outro possível ou mal contato do seus plugs.

 

Tem que ir testando e levantando possibilidades até descobrir pra não gastar dinheiro á toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MassakiMsk

 

Placa de vídeo pode sim mas o processador deve estar bom a não ser que algum pininho tenha entortado na hora que instalou ele.

 

Só vi agora as temperaturas do teu processador. Elas estão muito altas quando no máximo e isso pode travar o sistema.

 

O cooler do processador está fixo por igual e com pasta térmica bem aplicada sem excessos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJIsso é quente? Antes dicava a 97°C mostrando na Bios. Daí eu troquei a pastatermica. O cooler esta bem encaixado, só nao me lmebro se troquei a pasta antes ou depois dos travamentos. Creio que foi depois, porque eu troquwi pensando que a temperatura estivesse travando

 

adicionado 1 minuto depois

E pino torto não pode ser. Ele está ali paradinho há 3 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MassakiMsk

 

Alguma trava do cooler pode ter quebrado após algum tempo de uso o que pode ter deixado o corpo do cooler frouxo.

 

O fato é que a temperatura em 70ºC ou acima disso é alta e pode causar esses travamentos aleatórios.

 

Pode ser também a rotação do cooler baixa ou insuficiente ( ela está em torno de 2 mil RPM o que parece ser um pouco baixo ). Talvez tenha que regular isso no setup do BIOS/UEFI caso o pluguinho do cooler do processador seja de 4 fios o que indica ter PWM que regula a rotação conforme a temperatura.

 

Teu gabinete parece bem ventilado pois a temperatura do teu HD está baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faço? Será que eu coloquei pouca pasta térmica? Ou vou precisar comprar outro cooler box? 

E o processador chega a aquecer tanto só de entrar na bios? Porque travava até nela.

Ontem tirei a bateria da placa-mãe e esperei 1 minuto, quando entrou na bios para configurar ja travou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MassakiMsk

 

Você vai ter que ter a paciência de desmontar o cooler e repetir sua instalação com alguma pasta térmica pra ver se resolve.

 

Ao instalar o cooler procure apertar os parafusos de modo cruzado e tenha certeza de a base do cooler estar pressionando o processador por igual sem desníveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!