Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Tenho um estabilizador antigo SMS, modelo uRL1.5BI. Algum tempo atrás ele queimou o fusível e parou de funcionar. Troquei o fusível e ele queimou novamente assim que liguei o estabilizador. Esse aparelho ficou parado desde então. Pensei em utilizar o transformador que tem dentro dele e converter o estabilizador em um transformador 220 para 110. É possível? Imagino que seja, mas alguém teria alguma dica ou informação a respeito de como proceder?

Grato.

Postado

É possível, mas não muito viável. Já deveria desmontar o transformador e recalcular para 220/110V, a corrente suportada não seria muito grande se o transformador for pequeno. 

Postado

O estabilizador é de 300VA. Não quero utilizar pra coisas grandes nem que exijam muito. Apenas coisas pequenas como um ventilador por exemplo.
Eu imagino que na prática, o estabilizador já esteja fazendo essa conversão (de 220 para 110), porque as saidas dele são 110.

• Membro VIP
Postado

Pode sim fazer isso desde que esse autotransformador esteja ainda inteiro, não tenha sido ele quem provocou a queima sucessiva de fusíveis. É só descobrir em seu calhamaço de fios quem corresponde a 110 e quem corresponde a 220 Volts, o que pode nem ser tão fácil assim..

Postado
35 minutos atrás, Tmk8532 disse:

O estabilizador é de 300VA. Não quero utilizar pra coisas grandes nem que exijam muito. Apenas coisas pequenas como um ventilador por exemplo.
Eu imagino que na prática, o estabilizador já esteja fazendo essa conversão (de 220 para 110), porque as saidas dele são 110.

Entendi, então ficou mais fácil. 

É como o @faller disse, se o transformador estiver em bom estado é possível identificar quem é a entrada e quem é a saída. 

Postado

Bem, existe alguma forma de determinar se o transformador está em bom estado apenas com um multímetro?
Eu vi que é possível determinar a entrada e saída do transformador com um.
O que posso falar é que ele aparenta estar em bom estado. Nenhum dano visivel.
Ele possui 7 fios, sendo que um deles sai do meio da bobina e está ligado na chave seletora de tensão e um deles está ligado no fio de alimentação. Os demais estão todos ligados a placa de circuito do estabilizador. Não sei também se é relevante, mas todos os fios saem de apenas um lado do transformador e não dos dois lados

• Membro VIP
Postado

Já testastes se tem continuidade entre todos esses fios??

Se sim trata-se de um autotransformador como esperado..

Descubra os fios extremos e esse dai deve ser onde se aplica os 220 Volts. Alimente ele, o transformador, com 220 Volts nesses dois fios mas através de uma lâmpada série. A lâmpada não deve acender ou no máximo ficar muito fraca

Meça com o voltímetro as demais tensões sempre referenciando ao que seria um ponto inicial do enrolamento, a base dos 220 Volts. Fazendo assim e botando a cabeça a trabalhar, sempre com a lâmpada série ligada não correrás risco e chegarás a um resultado..

Nota: quando se descobre o enrolamento maior ele tende a ser um degrau mais alto que os 220 Volts (coisa de 15 a 20 Volts a mais). Podes, depois de ter uma ideia do valor de tensão de cada enrolamento, até mesmo tomar como referência para os 220 Volts um tap a menos de tensão como sendo os 220 Volts e então depois de religado procure os 110 Volts ou a tensão que desejares..

Depois de tudo isso feito podes abandonar a lâmpada série e ligar direto na tensão desejada, ou 220 no terminal de 220 ou 110 naquele que medistes 110 Volts, direto na red, sem lâmpada série.

• Membro VIP
Postado

eu nao tenho certeza se este trafo se presta pra esta funçao. Penso que ele apenas soma ou subtrai  algumas tensoes a da rede

De fato eu nem tentaria sem a presença de um adulto e de um extintor de incendio

A nao ser que algum amigo nos diga exatamente como ligar...

Postado

Bom, a conversão de 220 para 110 ele já faz, pois como citei anteriormente, todas as saídas do estabilizador são 110. Então acho que é possível aproveitar o transformador para isso.

• Membro VIP
Postado

Se achares que deves, por gentileza não te acanhes em publicar o resultado pois este é o "retorno" que foruns cobram pelo seu "investimento"

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...