Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu sei que já passou do tempo desta placa mas é apenas um investimento inicial.

Tenho uma fonte Cooler Master Elite 350w reais, ela não tem cabo 6 pinos  (pci-e) para placa de vídeo e eu gostaria de comprar uma HD 5770 para começar a dar upgrades no pc (para usar por uns 2 a 5 meses até comprar outro). Essa placa exige uma alimentação de 6 pinos e eu queria saber se posso usar um adaptador se problemas, fiz o teste em um site e me foi dito que precisava apenas de 295w para a configuração : processador pentium E5700 3,00Ghz, placa-mãe POS MIG 31 AG, 4gb DDR2, HD 500gb SATA e drive óptico. Grato

Postado

Cooler Master Elite 350w reais

Não, não tem essa de Watts "Reais". É 350 Watts.

Essa placa exige uma alimentação de 6 pinos e eu queria saber se posso usar um adaptador se problemas

De poder, pode, mas não é recomendado, já que é uma gambiarra.

fiz o teste em um site e me foi dito que precisava apenas de 295w para a configuração : processador pentium E5700 3,00Ghz, placa-mãe POS MIG 31 AG, 4gb DDR2, HD 500gb SATA e drive óptico.

A conta está equivocada, a demanda máxima aí não deve passar de 230 W.

• Membro VIP
Postado

É só você que pensa que essa fonte da Cooler Master pode entregar 350 Watts. Seu próprio fabricante escreveu, na etiqueta da mesma que o máximo que podes esperar dela são 335 Watts somadas as potências das linhas de 3,3, de 5 e de 12 Volts, ou seja, da fonte toda, de modo combinado..

Ademais, como ele também escreveu que na linha de 12 Volts ela consegue entregar somente 276 Watts e sabendo que as linhas de 3,3 e de 5 Volts de uma config típica solicitarão um máximo de 40 Watts ela na verdade só será útil entregando um total de 276 + 40 = 316 Watts...

Veja você mesmo se ainda não deu tempo de olhar para sua etiqueta:

RS-350-PSAR-I3_5.jpg?osCsid=d63ffdf7f8cb

Postado

"Watts Reais" é apenas um vício de linguagem incutido por vendedores desonestos ou igualmente mal informados.

Eu não sou partidário do método da etiqueta baseado essencialmente na capacidade da linha de +12 V. A potência final  de uma fonte é uma outra história, e não necessariamente está diretamente ligada à capacidade da linha de +12 V. Uma forma melhor de se verificar a potência da fonte é observar as suas condições de operação. Aquela potência final ou combinada é dada sob uma determinada condição de operação. Qual é a condição chave no caso de uma fonte? Temperatura.

Essa informação está lá, no site da Cooler Master:

Citação

Operation Temperature 0~40°C (Nominal Input Voltage)

Isso quer dizer que você pode extrair até 350 W combinados (da forma como colocada na etiqueta da mesma) até o limite de 40º C e operando dentro dos valores nominais de entrada de tensão. Suspeito até  que isso denota um certo "pulo do gato", já que por norma a fonte deveria ser capaz de operar a 90 V, entregando a sua potência máxima.

No mais, de leitura recomendada, fica este tópico no fórum do JonnyGuru: How Power Supplies Are Rated.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Internet disse:

Eu não sou partidário do método da etiqueta baseado essencialmente na capacidade da linha de +12 V. A potência final  de uma fonte é uma outra história, e não necessariamente está diretamente ligada à capacidade da linha de +12 V. Uma forma melhor de se verificar a potência da fonte é observar as suas condições de operação. Aquela potência final ou combinada é dada sob uma determinada condição de operação. Qual é a condição chave no caso de uma fonte? Temperatura.

Essa informação está lá, no site da Cooler Master:

Isso quer dizer que você pode extrair até 350 W combinados (da forma como colocada na etiqueta da mesma) até o limite de 40º C e operando dentro dos valores nominais de entrada de tensão. Suspeito até  que isso denota um certo "pulo do gato", já que por norma a fonte deveria ser capaz de operar a 90 V, entregando a sua potência máxima.

Ótimo. Chequemos essa sua teoria portanto e podemos até mesmo usar essa fonte como exemplo..

Me diga o modo, a distribuição de correntes, com essa fonte alimentando uma config moderna que se poderia imaginar, sem transgredir ai informações de etiqueta para que a mesma possa entregar 350 Watts. Todo nós queremos comprar uma fonte de PC para alimentar um PC suponho. Desse modo de nada adianta a fonte poder entregar 80 ou 100 ou  150 Watts que fosse na linha de 5 Volts se necessitariam mais de 5 configs para demandar tamanha corrente.  Se o PC não pede, certo que a fonte não vai entregar, com isso pelo menos concordas???

Desse modo por favor me diga como ela poderia entregar 350 Watts de modo coerente com sua etiqueta.

Como seria a corrente de cada linha para de modo combinado atingir os 350 Watts por ela prometidos e ao mesmo tempo ser coerente com as declarações do fabricante na etiqueta da mesma... Ora também devemos supor que o fabricante é quem mais entende dela, da fonte, temos que ouvi-lo, respeitar os dados de etiqueta da mesma..

Como seria a combinação de correntes para poder atingir os 350 Watts nessa fonte???

Vou esperar sentado, se não te importas...

Agora, se a classificação da fonte é feita apenas para se poder avaliar a real capacidade da mesma de entregar potência de um modo não casado com a demanda de um PC, tipo assim como teste de capacidade de entrega total da mesma independentemente do que ela entregue em cada linha e de modo a testar fisicamente sua capacidade, apenas um teste de bancada, por favor, pense... Fontes para PC se destinam a alimentar um PC. Tudo que ela fizer fora disso é pífio é inútil, desnecessário e serve apenas para enganar tolos...

Postado
3 horas atrás, Cansado disse:

Sendo assim vocês recomendam (se a potência da fonte suportar) usar o adaptador por um tempo (2 a 5 meses) até que eu compre outro pc ? @faller

De puder, pode, em todo caso, os limites da fonte, incluindo os da linha de +12 V, não vão ser ultrapassados por essa config. Mas não é muito aconselhável.

adicionado 48 minutos depois
54 minutos atrás, faller disse:

Ótimo. Chequemos essa sua teoria portanto e podemos até mesmo usar essa fonte como exemplo..

Me diga o modo, a distribuição de correntes, com essa fonte alimentando uma config moderna que se poderia imaginar, sem transgredir ai informações de etiqueta para que a mesma possa entregar 350 Watts. Todo nós queremos comprar uma fonte de PC para alimentar um PC suponho. Desse modo de nada adianta a fonte poder entregar 80 ou 100 ou  150 Watts que fosse na linha de 5 Volts se necessitariam mais de 5 configs para demandar tamanha corrente.  Se o PC não pede, certo que a fonte não vai entregar, com isso pelo menos concordas???

Desse modo por favor me diga como ela poderia entregar 350 Watts de modo coerente com sua etiqueta.

Você não entendeu o ponto. A minha questão não é em cima de quanto o PC demanda, porque não é isso que determina a potência da fonte.

Citação

Como seria a corrente de cada linha para de modo combinado atingir os 350 Watts por ela prometidos e ao mesmo tempo ser coerente com as declarações do fabricante na etiqueta da mesma... Ora também devemos supor que o fabricante é quem mais entende dela, da fonte, temos que ouvi-lo, respeitar os dados de etiqueta da mesma..

Como seria a combinação de correntes para poder atingir os 350 Watts nessa fonte???

+12 V: 23 A

+5 V: 7 A

+3,3 V: 7 A

+ 5 VSB: 2,5 A

-12 V: 0,3 A

Ou:

+12 V: 17,4 A

+5 V : 12 A

+3,3 V: 20 A

Nenhuma dessas cargas vai ser a mesma carga de um PC, efetivamente as corrente fora das linhas de +12 V são expressivamente menores do que o que você afirma, mas a fonte em questão é capaz de entregar isso. Interessante notar que isso não difere muito do padrão adotado em reviews.

Citação

Vou esperar sentado, se não te importas...

Agora, se a classificação da fonte é feita apenas para se poder avaliar a real capacidade da mesma de entregar potência de um modo não casado com a demanda de um PC, tipo assim como teste de capacidade de entrega total da mesma independentemente do que ela entregue em cada linha e de modo a testar fisicamente sua capacidade, apenas um teste de bancada, por favor, pense... Fontes para PC se destinam a alimentar um PC. Tudo que ela fizer fora disso é pífio é inútil, desnecessário e serve apenas para enganar tolos...

Só que isso não bate com a forma como essas fontes são efetivamente rotuladas, vide as referências no post anterior.

Essa fonte está especificada para o padrão ATX12V 2.3. Se você olhar a página 67 do PSDG 1.1, vai notar que eles não sugeriam tanto assim em relação à linha de +12 V nos padrões de cruzamento de cargas.

E na página 41 do mesmo guia há uma recomendação para que a temperatura de operação fique entre 10 e 50º C. Isso aí é 10º C a menos do que o recomendado, então temos efetivamente uma restrição sobre o uso dos 350 W dela. Para partir para os 50º C (que é o padrão de temperatura utilizado por alguns reviewers), precisaríamos colocar algum de-rating em cena.

Voltando à questão das correntes, obviamente que qualquer um que queira botar uma fonte minimamente atual e que consiga atender um PC moderno sem limitações dessa natureza não vai trabalhar mais com esses padrões de correntes, vai priorizar correntes mais altas na linhas de +12 V, colocando até conversores DC-DC para fins de otimização.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Internet disse:

De puder, pode, em todo caso, os limites da fonte, incluindo os da linha de +12 V, não vão ser ultrapassados por essa config. Mas não é muito aconselhável.

adicionado 48 minutos depois

Você não entendeu o ponto. A minha questão não é em cima de quanto o PC demanda, porque não é isso que determina a potência da fonte.

+12 V: 23 A

+5 V: 7 A

+3,3 V: 7 A

Ou:

+12 V: 17,4 A

+5 V : 12 A

+3,3 V: 20 A

Nenhuma dessas cargas vai ser a mesma carga de um PC, efetivamente as corrente fora das linhas de +12 V são expressivamente menores do que o que você afirma, mas a fonte em questão é capaz de entregar isso. Interessante notar que isso não difere muito do padrão adotado em reviews.

Só que isso não bate com a forma como essas fontes são efetivamente rotuladas, vide as referências no post anterior.

Essa fonte está especificada para o padrão ATX12V 2.3. Se você olhar a página 67 do PSDG 1.1, vai notar que eles não sugeriam tanto assim em relação à linha de +12 V nos padrões de cruzamento de cargas.

E na página 41 do mesmo guia há uma recomendação para que a temperatura de operação fique entre 10 e 50º C. Isso aí é 10º C a menos do que o recomendado, então temos efetivamente uma restrição sobre o uso dos 350 W dela. Para partir para os 50º C (que é o padrão de temperatura utilizado por alguns reviewers), precisaríamos colocar algum de-rating em cena.

Voltando à questão das correntes, obviamente que qualquer um que queira botar uma fonte minimamente atual e que consiga atender um PC moderno sem limitações dessa natureza não vai trabalhar mais com esses padrões de correntes, vai priorizar correntes mais altas na linhas de +12 V, colocando até conversores DC-DC para fins de otimização.

Muita teoria, pouca prática. Você sabe melhor do que eu que um PC tipicamente não vai pedir a enormidade de corrente que você sugeriu nas linhas de 5 e de 3,3 Volts. Desse modo pode até ser condizente com os engodos que o pessoal adota mas não vai atender a um PC que efetivamente necessite desses 350 Watts e essa no caso, vai aaté passar longe disso. Caguem se os reviews, quando os leio já pondero essas falcatruas de pesar sobre as linhas de baixa tensão mesmo que o PC jamais vá necessitar delas tamanhamente. A diferença entre minha análise e a sua é que a minha minimamente garantirá a operação do PC, a sua não pois o PC não pedirá o que tu propusestes que ele pedisse e consequentemente faltará energia na linha de 12 Volts para cumprir a meta de potência..

Eu não estou nem um pouco preocupado com a sistemática pela qual enganam o cliente podendo levantar com isso a oferta total da fonte. Eu estou preocupado com a efetiva e segura alimentação de uma config, nada mais. E se 10 Reviewers sequer se deram conta disso não é da minha alçada... Essa discussão é antiga e por muito tempo briguei, no bom sentido com o Gabriel Torres que nas primeiras análises de fonte calcava na exigência das linhas de 3,3 e 5 Volts de modo a que uma maldita fonte qualquer conseguisse entregar a potência prometida...

Sem tentar arrancar excessiva corrente das linhas de baixa tensão as fontes falcatruas jamais conseguiriam entregar toda a potência prometida...

Resumo: Continue não acreditando na análise de uma fonte, por etiqueta, baseado na linha de 12 Volts e sua capacidade de oferta de potência. Eu prefiro acreditar nela visto que 90% da potência de uma fonte é calcada em cima dessa linha de 12 Volts.. Pelo que vi só vais mesmo acreditar nesse tipo de análise quando algum dos gurus de ovo babado, lá de fora, defender a mesma..

Postado
19 horas atrás, faller disse:

Muita teoria, pouca prática. Você sabe melhor do que eu que um PC tipicamente não vai pedir a enormidade de corrente que você sugeriu nas linhas de 5 e de 3,3 Volts.

Citação

Desse modo pode até ser condizente com os engodos que o pessoal adota mas não vai atender a um PC que efetivamente necessite desses 350 Watts e essa no caso, vai aaté passar longe disso. Caguem se os reviews, quando os leio já pondero essas falcatruas de pesar sobre as linhas de baixa tensão mesmo que o PC jamais vá necessitar delas tamanhamente. A diferença entre minha análise e a sua é que a minha minimamente garantirá a operação do PC, a sua não pois o PC não pedirá o que tu propusestes que ele pedisse e consequentemente faltará energia na linha de 12 Volts para cumprir a meta de potência..

Em nenhum momento eu afirmei que o PC iria pedir tais correntes, aliás, disse exatamente o contrário. O que você está falhando em notar é que a rotulação de potência de fontes não funciona da forma como você afirma. Especialmente quando se trata de uma fonte antiga como a do autor do tópico. Uma coisa é a rotulação de potência da fonte, que é feito dados determinados fatores técnicos e de projeto, outra coisa é que o PC requer.

Citação

Eu não estou nem um pouco preocupado com a sistemática pela qual enganam o cliente podendo levantar com isso a oferta total da fonte. Eu estou preocupado com a efetiva e segura alimentação de uma config, nada mais. E se 10 Reviewers sequer se deram conta disso não é da minha alçada... Essa discussão é antiga e por muito tempo briguei, no bom sentido com o Gabriel Torres que nas primeiras análises de fonte calcava na exigência das linhas de 3,3 e 5 Volts de modo a que uma maldita fonte qualquer conseguisse entregar a potência prometida...

Sem tentar arrancar excessiva corrente das linhas de baixa tensão as fontes falcatruas jamais conseguiriam entregar toda a potência prometida...

Muitas vezes os testes do Clube do Hardware me deram bronca no sentido de que era puxado da linha de +12 V uma corrente acima da declarada pelo fabricante na etiqueta. E qual é a validade disso então?

O que faltava mesmo nessa história eram testes de cargas cruzadas, onde a linha de +12 V era puxada ao máximo especificado pela etiqueta, ao mesmo tempo em que uma carga de apenas 1 A era aplicada nas linhas de baixa tensão. Isso seria ótimo para arrebentar a regulação de tensão das linhas de +12 V e + 5 V, já que a esmagadora maioria das fontes de baixo custo agrupam essas duas linhas. E não se distancia muito da realidade, dependendo do PC, a demanda na linha de +5 V pode não passar de 2 A, e essas fontes antigas fraquejam bastante com uma baixa carga nessa linha em especial.

Citação

Resumo: Continue não acreditando na análise de uma fonte, por etiqueta, baseado na linha de 12 Volts e sua capacidade de oferta de potência. Eu prefiro acreditar nela visto que 90% da potência de uma fonte é calcada em cima dessa linha de 12 Volts.. Pelo que vi só vais mesmo acreditar nesse tipo de análise quando algum dos gurus de ovo babado, lá de fora, defender a mesma..

Eu acredito nas etiquetas. Aliás, mais do que o Clube do Hardware, que não raras vezes fazia testes desconsiderando o limite imposto nelas. Ou então, quando alguma coisa saía errada, simplesmente mudava o padrão de cargas para ver se a fonte passava e dava uma aprovação (e até recomendação) ao invés de contabilizar pura e simplesmente como falha. Se o PC do autor do tópico demandasse mais do que os 276 W na linha de +12 V (ainda que não ultrapassasse os 350 W combinados), eu já teria dado o alerta à respeito.

O que eu não acredito é em chegar à potência final da fonte simplesmente contando pelo que diz a linha de +12 V. Até porque dado os fatores ambientais, a coisa pode ser bem diferente dessa conta aí. Acredito sim, entretanto, que não se pode puxar acima do que está especificado nela, incluindo aí os limites da(s) linha(s) de +12 V.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Internet disse:

O que eu não acredito é em chegar à potência final da fonte simplesmente contando pelo que diz a linha de +12 V. Até porque dado os fatores ambientais, a coisa pode ser bem diferente dessa conta aí. Acredito sim, entretanto, que não se pode puxar acima do que está especificado nela, incluindo aí os limites da(s) linha(s) de +12 V.

Jamais defendi que a potência final da fonte é igual aquela da linha de 12 Volts e sim essa potência acrescida de cerca de 40 Watts que as linhas de 3,3 e 5 Volts demandarão...  Simples e retrata fidedignamente o quanto uma fonte pode alimentar uma config, um PC contemporâneo..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...