Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor ou mosfet


bbrunovviana

Posts recomendados

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tente colocar um capacitor 10...100nF CD

é 10 a 100(nF) mesmo? e o que seria o "CD"

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

sim. E coloque também um de 10...100uF

O mesmo pra linha 24/12V

esse eu posso colocar na saida da ponte retificadora né?

 

e de quantos volts tem que ser esses capacitores?

 

e uma curiosidade, você me sugeriu colocar esses capacitores afim de proteger, deixar a tensão (tanto a de 5v quanto a de 12/24v) mas estável?

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

De novo.. na sua fontinha tem um capacitor entre primario e secundário. Cogite retirá-lo. Talvez piore kk

kkkkkkkkkkkkkkkkk.

tirei uma foto melhor do primário do trafo, no caso seria esse capacitor em vermelho?

fonte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CD cerâmico disco

 

ceramico_5_2.jpg

 

14 horas atrás, bbrunovviana disse:

esse eu posso colocar na saida da ponte retificadora né?

pode mas tem que ser de pelo menos 50V. De fato deves colocá-lo no 24-gnd bem perto do seu driver. Um CD pra cada driver. ... ao usar ponte o gnd não é mais gnd hein ou seja, gnd´s não são mais comuns. Mas acho que isso já entendeste.

 

14 horas atrás, bbrunovviana disse:

deixar a tensão (tanto a de 5v quanto a de 12/24v) mas estável?

não. Quem estabiliza é o regulador de tensão. Digamos que o capacitor 'apara algumas arestas' (literalmente)

 

14 horas atrás, bbrunovviana disse:

seria esse capacitor em vermelho?

99,9% de certeza que sim. Veja em baixo se ele está ligado entre gnd do fonte e (-) da ponte do primario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

pode mas tem que ser de pelo menos 50V. De fato deves colocá-lo no 24-gnd bem perto do seu driver. Um CD pra cada driver. ... ao usar ponte o gnd não é mais gnd hein ou seja, gnd´s não são mais comuns. Mas acho que isso já entendeste.

então.... eu montei a ponte retificadora.... na entrada da ponte, eu ligo o 24v e 0v da fonte externa, na saida da ponte eu ligo o polo positivo no drive de transistores(sistema de pulso que você me passou) e o polo negativo eu ligo junto ao GND do arduino.

Como mostra a imagem. só que o "C2" eu ligaria mais próximo aos diodos.

No "C2" eu posso usar um capacitor eletrolítico?

 

capacitor2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu querido, tente desenhar um esquema elétrico e não de pcb. P.ex. parece que você deu curto no diodo, entende?

 

No caso se unir os gnd´s pode ter um efeito + positivo no quesito ruídos. Neste caso basta 1 diodo no +24 da fonte pro seu driver pra proteção contra inversão.

 

Sim pode por um eletrolítico duns 22...470uF / 35...50V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz kkkkk eu entendo, eu nao tenho o esquema eletrico dele ainda, mas tenho que fazer, me desculpe.

você diz, somente um diodo no 24v, sem a necessidade da ponte? eu coloquei a ponte pra um proteção maior, pra mesmo que o cliente ligue invertido o sistema funcione mas o mesmo apita avisando que ele ligou errado.

 

o que você acha de eu manter a ponte e desligar o 0v da fonte externa que vai para o GND do arduino e só deixar ligado no emissor do NPN?

capacitor3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, bbrunovviana disse:

0v da fonte externa que vai para o GND do arduino

Bem, fonte externa estou a a considerar que é o conector "IN 24vcc 0vcc" ok?

Perceba que pelo seu "esquema" isto não está ocorrendo hein. Perceba que os 2 fios pretos não estão em contato. Perceba comigo então a importância de um esquemático.

Se sua fonte externa você estiver considerando o "0V 5V" o que você disse não deve ser feito

 

No caso mantenha a preciosa ponte e sim, contate o emissor do npn no gnd do arduíno. (e jamais o 0vcc)

 

A partir deste ponto só comento se for esquemático eletrônico pois já tá me doendo a cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Boa tarde!!!!

primeiramente MUITO obrigado novamente!!!!!!!! funcionou o drive e ta beleza!!!!!!!!!

 

agora estou fazendo algo similar, só que com 4 saidas de pulso, kkkkkkk,

pensei em fazer com o foto que me recomendou.

o esquema da imagem esta correto? (fiz baseado no diagrama que me mandou do fotoacoplador)

e como eu inverto o sinal, perdão mas não consegui ler a mensagem subliminar....

 

muito obrigadissimo!!!!!!!!

 

ACOPLADOR1.jpg

adicionado 49 minutos depois

Ou eu faço nesse esquema dos transistores, ta certo esse esquema, o que acha?

NPN PNP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

obviamente o 1º é mais indicado devido à isolação.

 

Sobre inverter o sinal, sinta isso:

-vcc em comum nos anodos dos optos

-pinos acionando os catodos

Ou seu cérebro também se recusa a interpretar "circuitos textuais"?

 

Sobre 4 saídas, veja isso...

tlp6274.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!