Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7-7700K batendo mais de 90ºC com cooler H55


Posts recomendados

E aí pessoal, atualmente tenho um pc que acabei de montar com essas config:

Mobo: Asus z170-E
RAM: 2x 4gb DDR4 HyperX 2800mhz

GPU: GB GTX 970 G1 Gaming
CPU: i7-7700k

PSU: EVGA 600B
Cooler: Corsair H55
Case: BitFenix Ronin Black

Temperatura ambiente: 34ºC

 

É o seguinte, as vezes quando tô jogando alguns jogos, o processador bate uns 92ºC, no CS:GO por exemplo, fica na casa dos 72ºC a média com uns picos em 85ºC. Não sei bem se esse cooler é bom pra um i7 que roda a 4.5ghz sem overclock. Atualmente estou usando pasta térmica industrial e estou pensando em pegar uma Arctic Silver 5 pra ver se da uma melhora, caso não, talvez um novo cooler. Tirando o que eu falei, o que mais poderia estar causando esse sobreaquecimento? Lembrando que já chequei a base do dissipador, está bem encaixado em cima do processador e bem parafusado e a pasta térmica está cobrindo todo o processador, sem sobras. Atualmente tenho um cooler na traseira da case ligado ao radiador do H55, e mais 2 na frente. Vi alguns tópicos que dizia que poderia ser a falta de alimentação da fonte, mas acredito que uma fonte de 600w (bronze) alimente completamente um cooler H55. O que mais poderia estar errado? Será que meu processador tá estragado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, luanblur disse:

@Imakuni Eis os prints.

Computador ocioso (sem apps abertos):

http://imgur.com/a/0rdNt

 

Após uma partida de CSGO:

http://imgur.com/a/9MpsM

Sabia... a tensão está alta de mais. É ela o seu problema, a placa-mãe está jogando uma baita duma margem de segurança na tensão e causando esse super aquecimento.

 

Comece atualizando a Bios para a versão mais recente (se já não tiver feito isso). Depois, coloque a tensão no modo manual e vá baixando o máximo que conseguir, sem ficar instável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Sabia... a tensão está alta de mais. É ela o seu problema, a placa-mãe está jogando uma baita duma margem de segurança na tensão e causando esse super aquecimento.

 

Comece atualizando a Bios para a versão mais recente (se já não tiver feito isso). Depois, coloque a tensão no modo manual e vá baixando o máximo que conseguir, sem ficar instável.

Creio que minha bios se encontre na versão mais recente, pois atualizei a mesma com um gravador de bios, pois a z170 não vem com suporte de fábrica pros processadores de 7ª geração, mas vou checar mais uma vez e atualizar caso tenha sido lançado uma atualização mais recente.
E sobre a tensão, eu faço isso através da bios ou algum software? Quais efeitos isso podem causar? Nunca mexi com tensão da mobo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, luanblur disse:

E sobre a tensão, eu faço isso através da bios ou algum software? Quais efeitos isso podem causar? Nunca mexi com tensão da mobo. 

Você faz através da Bios. É igual a qualquer overclock, só que ao em vez de aumentar a tensão, você vai diminuir.

 

Sugiro começar com 1.20v e ver se é estável. Se não for, vá aumentando até ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Você faz através da Bios. É igual a qualquer overclock, só que ao em vez de aumentar a tensão, você vai diminuir.

 

Sugiro começar com 1.20v e ver se é estável. Se não for, vá aumentando até ficar.

Vou fazer o procedimento e logo posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, paulo__sp disse:

eu acho que pra esse cpu 1v de vcore e 4ghz de clock esta perfeito.

1.0v vai ser muito pouco, ainda mais considerando o clock padrão dele. O mínimo que eu chutaria seria 1.2v (para esse i7 em particular), embora eu não ache que nem isso vá ser o bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

1.0v vai ser muito pouco, ainda mais considerando o clock padrão dele. O mínimo que eu chutaria seria 1.2v (para esse i7 em particular), embora eu não ache que nem isso vá ser o bastante.

eu tinha um core i7 4770k que fazia 1.1v com 4.2ghz diario.. ficava numa temperatura legal.. mesmo jogando nao passava de 70 graus em nenhum game,,morava interior onde a temp ambiente era de 33graus. ) aqui sp é 23 graus.

 

eu tava mais pensando pela litrografia ser menor e um clock 200mhz,  acho que seria possivel..

 

mas so testando mesmo..

 

e a pasta thermica que ele disse usar se nao for boa nao ajuda muito tambem,, essas pasta mais vagabunda é pra pcs, usar internet facebook, ja pra quando faz uso mesmo do processador pede arrego

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, paulo__sp disse:

eu tinha um core i7 4770k que fazia 1.1v com 4.2ghz diario.. ficava numa temperatura legal.. mesmo jogando nao passava de 70 graus em nenhum game,,

 

eu tava mais pensando pela litrografia ser menor e um clock 200mhz,  acho que seria possivel.

Skylake (e Kaby mais ainda) precisam de tensões maiores que os Haswell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luanblur, antes de alterar manualmente as tensões da sua mobo, como o colega recomendou, sugiro que salve as configurações atuais do BIOS e restaure as configurações padrões. Faça um novo teste e poste as screeshots.

 

Conseguiria informar, através de algum instrumento, qual sua temperatura ambiente (fora da case)?

 

Qual o sentido do fluxo de ar das fans instaladas no seu gabinete?

 

Você fez algum OC na sua máquina?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, paulo__sp disse:

e a pasta thermica que ele disse usar se nao for boa nao ajuda muito tambem,, essas pasta mais vagabunda é pra pcs, usar internet facebook, ja pra quando faz uso mesmo do processador pede arrego

 

Muito válido, se ele estiver usando uma pasta térmica ruim, durante o alto processamento de um jogo, o chip não consegue transmitir o calor adequadamente para o dissipador e sobreaquece, voltando a temperatura regular após algum tempo (com mais lentidão que o normal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luanblur eu voto na má instalação do cooler ou de problema no mesmo. 92° em um jogo não cpu bound e bem leve como cs go. isso seria normal com o cooler box, e não com um WC, mesmo sendo de entrada. Verifique se ele está em funcionamento normal, sem nada atípico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@luanblur eu voto na má instalação do cooler ou de problema no mesmo. 92° em um jogo não cpu bound e bem leve como cs go. isso seria normal com o cooler box, e não com um WC, mesmo sendo de entrada. Verifique se ele está em funcionamento normal, sem nada atípico.

O meu watercooler está bem sentado em cima do processador, dei umas checadas a mais e não parece ter folga entre a base de cobre e o processador. Reduzi a tensão de 1.3 pra 1.2 e as temperaturas parecem as mesmas, enquanto eu escrevo aqui o HWM mostra temp máxima de 74º, ainda não testei no jogo. 

Existe alguma change do processador estar ruim, ou a placa-mãe, sei lá? Vi em alguns tópicos gringos a galera falando pra trocar o processador apos todos os testes serem feitos sem nenhum resultado.

O que me cabe fazer agora é colocar uma pasta térmica a base de prata, AS5, e em algum caso mais extremo, colocar um WC mais potente, Corsair h110i ou superiores (o que eu não queria, pois estou apertado de grana)

Vou fazer mais uns testes em algum jogo e coloco aqui o print.

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Imakuni disse:

Skylake (e Kaby mais ainda) precisam de tensões maiores que os Haswell.

Então posso descartar diminuir a tensão pra menos de 1.2v?

 

 

1 hora atrás, Razorfoot disse:

Você fez algum OC na sua máquina?

Desativei uma opção de boost na bios, tava gerando um OC automático pra 4.5ghz, desativei e está rodando a 4.2ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luanblur a bomba está funcionando normalmente? Eu ainda acho que seja problema no WC, pô, um 7700k tem 91W de TDP, já vi esse WC segurando um FX 8350 de 125W de TDP, e abaixo dos 70 fácil.

ME parece que é problema com a bomba, tente verificar isso, se ela está conectada certinha no Cha-fan ou Sys-fan, e se você desativou o controle de rotação na bios para ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@luanblur a bomba está funcionando normalmente? Eu ainda acho que seja problema no WC, pô, um 7700k tem 91W de TDP, já vi esse WC segurando um FX 8350 de 125W de TDP, e abaixo dos 70 fácil.

ME parece que é problema com a bomba, tente verificar isso, se ela está conectada certinha no Cha-fan ou Sys-fan, e se você desativou o controle de rotação na bios para ela.

Da uma olhada @Flávio Santana Lima

 

http://imgur.com/a/tc2Aw

 

De acordo com a bios a bomba ta ok, mais meu fan do radiador na traseira, e dois fans na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TESTE pois é, parece que seja o processador sendo MUITO esquentado. No site chegou aos 95° usando um WC da Cooler master. Creio que está ok mesmo, e se não deu certo abaixar a temperatura, abaixar um pouco o clock para tentar melhorar as temps até trocar por um WC mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, luanblur disse:

Existe alguma change do processador estar ruim, ou a placa-mãe, sei lá?

Acho muito difícil...

2 horas atrás, luanblur disse:

O que me cabe fazer agora é colocar uma pasta térmica a base de prata, AS5, e em algum caso mais extremo, colocar um WC mais potente, Corsair h110i ou superiores (o que eu não queria, pois estou apertado de grana)

Não precisa esse drama todo. Essas pastas de prata não são tão melhores assim quanto você faz parecer; também não há necessidade de uma WC de 280mm se não for fazer overclock. É só manter as tensões em cheque e a rotação do cooler em alta.

2 horas atrás, luanblur disse:

Então posso descartar diminuir a tensão pra menos de 1.2v?

Se seu chip for bom e aguentar menos que isso... pode tentar baixar mais. Eu acho que não vai conseguir, mas vai que...

2 horas atrás, luanblur disse:

Desativei uma opção de boost na bios, tava gerando um OC automático pra 4.5ghz, desativei e está rodando a 4.2ghz.

Na verdade, ele foi projetado para rodar em 4.5ghz de fabrica. Claro que você pode desativar, mas eu não faria isso num primeiro momento.

 

 

2 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

Eu ainda acho que seja problema no WC, pô, um 7700k tem 91W de TDP, já vi esse WC segurando um FX 8350 de 125W de TDP, e abaixo dos 70 fácil.

Lembrando que a AMD mede suas temperaturas de uma maneira diferente, de forma que os processadores aparentem ser mais frios do que realmente são. Por conta disso, 70C num Intel é uma boa temperatura; já num FX, é extremamente preocupante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa cara estou com uma configuração bastante parecida com a sua , como estava acostumado com meu i5 2310 que não tinha muitas oscilações de temperatura fiquei assustado também.Fui mexer em algumas configurações da bios , e tinha uma opção para um oc automático , só que ficou insuportável o barulho do h55  e estava dando alguns travamentos no sistema que antes não acontecia. Depois testei outro recurso para configurar os fans na bios , ficou mais silencioso mas subiu 10 graus da temperatura do processador em estado oscioso que no caso era 30 graus ficou 40 graus.Então acabei colocando no default pelo fato de não ser tão barulhento o h55 trabalhando ficou uma temperatura que parece ser ok só que com todas configurações equilibradas sem nenhum oc .Fiz um teste de stress e bateu 57 graus não sei se é o ideal http://valid.x86.fr/9x4zt4 - cpu-z. Ae fico na duvida também se o computador ta trabalhando de forma correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!