Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de ajuda acabei de atualizar meu sistema:

Core i7 6700k

Cooler: cooler master 212x

Placa mãe: Asus z170m plus/br

Fonte: Corsair cx600

Gabinete: Cougar mx200

O problema é a temperatura do CPU sem overclock em standard.  Muito alto!!!

O que ja fiz:

Verifiquei coolers, todos aceleram ao máximo a partir de 50º

Fluxo de ar ja até abri o gabinete

Cooler fixado e com pressão correta.

As temperaturas quando ligo o teste de processador chegam instantaneamente a esses valores das imagens, hot pipes do cooler ficam gelados.

Ficam assim por alguns segundos até que o CPU corta potencia e reduz clocks por causa da temperatura.

Alguém já passou por isso?

Capturar 2.JPG

Capturar.JPG

Postado

@JasielEstou utilizando a que veio junto ao cooler. Apliquei de diversas maneiras e o problema persiste.

Também tentei utilizar uma marca genérica que antes estava a utilizar em um i5 6500 com o cooler box e no i5 as temperaturas não passavam de 55 graus.

• Moderador
Postado

@Novello FN Aplicou corretamente? apenas uma "ervilha" no centro do processador, o cooler já faz o trabalho de espalhar...

Veja se não tem excesso de pasta em baixo do processador, nos pinos ou no socket...

Postado

Fiz o procedimento de instalação novamente usando a técnica da ervilha no centro do processador, infelizmente não mudou nada. Continua a subir beirando os 90º.

Postado
6 horas atrás, Novello FN disse:

Fiz o procedimento de instalação novamente usando a técnica da ervilha no centro do processador, infelizmente não mudou nada. Continua a subir beirando os 90º.

O Vcore está altíssimo. Quase batendo nos 1.300V. Daria para fazer um over de 4.6Ghz com ele.

Com esse processador em stock você pode manter por volta de 1.100v ou 1.130v. Sabe como baixar o Vcore?

Vai melhorar bastante, mas esses chips têm vindo esquentados.

Postado

Reduzi o vcore 150 milivolts, mais do que isso o sistema reinicia.

A temperatura continua alta batendo os 86 de máximo.

Acho que  a solução é trocar o sistema de refrigeração.

Alguém tem uma recomendação?

Postado

@Novello FN até fiz confusão. O Vcore parece ser o VID e vice versa, o que colocaria o seu Vcore acima de 1.3v. O HWmonitor tem muito bug de leitura de Vcore.

Baixe o CPU-Z e veja quanto está batendo de Vcore depois dessa redução de 150 que você fez. Isso em teste de estresse. Até para poder ter uma ideia e indicar um cooler corretamente, porque 86º ainda está muito alto. Pode ser erro de instalação também.

Postado

Pedi para um amigo q tem mais experiência montar, segundo ele estava certo.

Conforme a imagem a informação de vcore do cpuz e o hw monitor não batem o cpuz em full load ficou em 1,2 e o hw em 1,3.

Isso com a redução de tensão.

A temperatura ficou um pouco mais baixa deixei o ar a 24 graus.

Capturar 3.JPG

Postado

@Contiusa Cara vç estava certo, vlw mesmo!!!

Fui reduzindo a tensão (pela bios) até a mais baixa estável que foi de 1.130 e as temperaturas ficaram muito melhores!!

O núcleo mais alto chegou a 69 muito melhor q antes.

Capturar 4.JPG

• Curtir 1
Postado

@Novello FN só para ter um meio de comparação (temperatura ambiente), você mora em que cidade / estado? Tem outro usuário com o mesmo problema, mas o dele não baixa a temperatura por nada. Aí eu queria fazer uma comparação com o seu, mas sem saber a média de temperatura da cidade fica mais difícil.

Postado
agora, Contiusa disse:

@Novello FN só para ter um meio de comparação (temperatura ambiente), você mora em que cidade / estado? Tem outro usuário com o mesmo problema, mas o dele não baixa a temperatura por nada. Aí eu queria fazer uma comparação com o seu, mas sem saber a média de temperatura da cidade fica mais difícil.

RJ Zona oeste, Pc na sala, temperatura fica em torno de 28 graus 

Postado

Rio grande do sul, é verão, algo em torno de 26 graus.

em termômetro não muito preciso da isso nos dias mais quentes, como foi o caso de ontem quando reduzi a tensão.

• Curtir 1
Postado

Apenas para conplementar, vi em um fórum gringo que algumas unidades desse processador tem problemas crônicos de temperatura. sendo resolvido apenas com troca.

Eu testei esse meu dissipador em um i7 primeira geração e não passou de 55 graus, sendo q tanto o i7 primeira geração quanto esse meu 6700k tem o mesmo tdp.

• Curtir 1
Postado

@Novello FN qual i7? Porque um i7-870 por exemplo só tem turbo de 3.60GHz. Ele deve rodar em teste de estresse a 3.4Ghz, talvez até em 3.2Ghz. E os de primeira geração tem o IHS soldado, sem pasta TIM. Só pelo IHS soldado dá para justificar essa diferença de 10ºC.

• Curtir 1
Postado

Esse mesmo o i7 870 que fiz o teste.

Era mais por comparação, queria ver a diferença com outro processador.

Achei que iria ter o mesmo resultado por causa de ser o mesmo tdp, mas conforme vc explicou tem muitas outras variáveis entre gerações que eu não considerei.

Postado

delid até onde eu sei é remover aquela placa de metal que fica em cima.

Estou certo?

Na verdade o que mais me encomoda, embora o processador agora esteja trabalhando bem mais frio. 56 graus jogando GTA 5 por exemplo.

se deichar o ar ligado a temperatura deve diminuir.

É o fato de que pelas descrições esse cooler que peguei: 212x poderia segurar um leve overclock.

o que não me parece uma boa ideia considerando as temperaturas. estou pensando em partir pra um Walter cooler será que é uma boa ideia?

Postado

@Novello FN a questão é que esses coolers são antigos, quando os processadores tinham clock como esse i7-780. O meu i7-3770K tem clock base de 3.5Ghz. Se eu deixar em 4.2Ghz, já é um overclock de quase 1Ghz. Nesse caso, o Hyper 212X segura. Mas esses Intel de 6ª e 7ª geração estão vindo seriamente overclocados de fábrica. A arquitetura esgotou e eles só tem como aumentar o clock. Aí um Hyper 212X só dá para rodar em stock. Mas você poderia fazer um over de 4.2Ghz que ele vai segurar, mas você teria que comprar uma boa pasta térmica, tipo MX-4 ou MasterGel Nano.

Mas se for passar de 4.2Ghz, só com water cooler. Quem tem um i7-7700K fica apertado com o Hyper 212X, mas se deixar tudo bem ajustado e com uma boa pasta, dá para segurar durante os três meses de verão, porque depois começa a esfriar e aí não tem problema. Mas o ideal é um cooler mais forte.

Uma opção interessante é o Maelstrom 240T, que está barato e deve regular com o H100i. Ou então os da Cooler Master de 240, que também vão regular com o H100i. Não recomendo da Corsair porque eles são muito caros, os fans não são de qualidade e o controle de qualidade deles parece ser péssimo. O Corsair só tem a garantia de 5 anos, mas se eu tenho grana para comprar um water cooler, não vou escolher por causa de garantia. Aí eu prefiro comprar um da Thermaltake, que ainda é um pouco mais barato do que os modelos da Corsair, mas é uma companhia que parece ser mais séria.

Mas as lojas estão quase sem produtos.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!