Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A10 7850k Super aquecendo ou problema no sensor ?


Posts recomendados

Galera venho até vocês relatar um pequeno problema que está ocorrendo comigo.

Ontem efetuei a troca do meu processador e coloquei um AMD A10 7850k.

Fiz tudo certo, verifiquei cooler, pasta térmica e tudo mais e estava tudo OK.

 

Mas minha CPU, ontem mesmo, esteve e uma temperatura absurda de 114ºC.

Acredito que isso seria temperatura suficiente para derreter o processador.

 

Entrei na bios e estava uma temperatura de 64ºC.

Verifiquei na BIOS também que la está configurado para uma temperatura máxima de 70ºC, ou seja, o PC deveria desligar ao atingir esta temperatura.

 

Hoje, a cerca de 5 minutos atrás, entrei na BIOS e estava uma temperatura de 45ºC. Liguei o computador e verifiquei uma temperatura de 80ºC.

Alguns minutos depois, com o mesmo programa, verifiquei que a temperatura estava em 68ºC.

Coloquei o dedo no FAN e mesmo com a temperatura no programa a 80ºC não queimou meu dedo nem nada do tipo, esquentou pouco.

 

Alguém pode me dizer se é problema no sensor ou se tenho sérios problemas de refrigeração ?

 

Programa Usado: Piriform Spenccy.

 

Editei

Para por uma imagem de agora 13:19

100ºC

 

Coloquei dedo no FAN, estava quente, mas não parecia 100ºC.

 

Temperatura cpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cobrapk Não sei mas vamos testar com outros programas. Você joga? Roda um jogo que puxa cpu (corrida / BF4 / GTAV...)  e meça com o afterburner a temperatura dentro do jogo

 

medir a temp da cpu no setup nao adianta pq a carga da cpu esta bem pequena nesse instante entao certamente a temp no setup será menor do que no SO ou no jogo

 

ah veja qual a temp maxima que sua cpu suporta, com 100º acho que até os intel frita... 

 

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC

 

Minha CPU suporta somente 73ºC

 

Esta temperatura foi medida imediatamente apos ligar o computador e abrir o Google Chrome para vir ao fórum.

Não acredito que apos ligar o pc seja suficiente para da 80ºC e abrir o Google Chrome subir para 100ºC.

 

De qualquer modo, está na BIOS que o máximo que deva chegar é 70ºC, e em momento algum o pc desligou ou ficou travando.

 

Por sinal, minha placa mãe é MSI, é uma MSI A68HM-E33 (MS-7721)

 

Eu troquei de processador para jogar H1Z1, mas como o jogo é pesado estou até com medo de iniciar ele.

 

 

Adicionei a imagem do afterburn e do Piriform Speccy.

Notei que em outros aplicativos, como o HW Monitor, fica igual ao Speccy.

Notei também que a temperatura do Speccy e do HW Monitor ocilam muito, de 80ºC sobe para 94ºC e depois de um tempo baixa do nada para 80ºC de novo.

Afterburning - Temperatura.jpg

adicionado 36 minutos depois

A CPU não chega nem a 50% e da este resultado:

Afterburning - Temperatura 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@cobrapk Você precisa usar o programa oficial da AMD, o Overdrive, para ver a margem térmica (distância até o limite recomendado). Processadores FX têm problemas de leitura em programas de terceiros e, pelo que andei lendo, as APUs parecem sofrer a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

@cobrapk Você precisa usar o programa oficial da AMD, o Overdrive, para ver a margem térmica (distância até o limite recomendado). Processadores FX têm problemas de leitura em programas de terceiros e, pelo que andei lendo, as APUs parecem sofrer a mesma coisa.

 

Eu estava jogando, usando TS3 e navegador Chrome.

Baixei e instalei, reiniciei por que pediu e obtive este resultado:

 

 

amd overdrive.jpg

adicionado 2 minutos depois

Adicionando outra imagem:

 

amd overdrive 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

@cobrapk As temperaturas estão normais nessas duas imagens.

 

Veja agora o resultado ao forçar o processador. Você pode usar um programa como o OCCT ou o AIDA64 para forçar ele ao máximo.

 

Mas creio que nem precisa mais, pois a margem diz ali que ainda tem uma temperatura confortável, não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cobrapk concordando com os colegas, tem que testar no limite sim, num cenário real como: "você no calor de 40º e sensação térmica de 45º, jogando GTAV ou outro pesadão tudo no ULTRA, durante umas 5 horas seguidas e com o gabinete fechado e as fãs no máximo"

 

eu com uma 980 de 3 coolers às vezes dava thermal trottling por causa do calor! 

 

bom teste! abc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
51 minutos atrás, Foxwalt disse:

@cobrapk Vai fazer overclock? Se não, esqueça o water cooler que será gasto desnecessário. 

 

Você poderia verificar como o seu cooler atual cumpre o papel dele com o processador em carga máxima, como eu havia dito.

 

Mas ele já esquenta sem overclock, water cooler não é tão caro.

Junto dinheiro em 1 ou 2 meses e da para comprar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2017 às 19:36, RS Faria disse:

Você tá com aquele modo de "Alto Desempenho" do Windows ligado?

 

Sim.

 

Em 19/02/2017 às 19:53, Foxwalt disse:

Você nem fez o teste em carga para podermos determinar se está superaquecendo.

 

Mas lá na margem términa fica muito próximo.

Achei que já seria super aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, cobrapk disse:

Mas lá na margem términa fica muito próximo.

Achei que já seria super aquecimento.

O teste que você mandou mostrou resultado muito bom. A margem térmica está bem longe do limite. Só que o processador não estava rodando ao máximo, então não há como avaliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!