Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura da RX 480 8gb


Posts recomendados

Boa tarde galera,

 

Instalei minha VGA RX 480 8 gb POWER COLOR RED DRAGON.

Meu setup é: Fonte Corsair CX 500W

Placa mãe Gigabyte GA 78LMT-S2

RAM 1x Kingston 1333 Mhz 8Gb

CPU AMD FX 6300 @3,5Ghz

 

Bom, ja sabia que eu teria gargalo, e to tranquilo quanto a isso, dá pra jogar. 

Só notei que a minha vga no OVERWATCH atingiu uns 84°C com a qualidade no máximo do jogo (épico)

Seria um problema essa temperatura? Lembrando que esse foi o teto, ela fica geralmente em 70-74 com alguns picos desse aí que falei, 79,80°C.

E será que jogar meu clock do cpu para 4,2 Ghz reduziria o gagalo?

Tem alguma relação a temperatura elevada da VGA com o gargalo do processador ou ela é esquentadinha mesmo?

Obrigado, desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoosouza AMD é esquentadinha mesmo rsrsrs

Mas brincadeiras a parte, placas de video foram feitas para aguentar até 100/105C. 84C ta tranquilo (ainda mais porque você ta jogando no epico do ow).

A minha GTX550TI roda overwatch a 30fps, mas a temperatura fica na casa dos 80C também, nunca diminui (a não ser que eu dê pause rsrs).

Mas fica tranquilo que ta d eboa a temperatura

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoosouza Aumentar o clock do seu processador diminuiria um pouco do gargalo, mas você está usando o cooler padrão ou algum outro? E eu não faria overclock nessa placa mãe, ela não é ideal para os FX.

Sobre a temperatura da placa de vídeo, você deixa a ventoinha no automático ou em uma velocidade estática? Tenta deixar a ventoinha em 60% ou 70% pra ver qual temperatura ela pega.

Quando vou jogar Metro 2033 com o gráfico no very high com a ventoinha no automático minha placa chega a 80ºC, mas se deixo ela em 70% a temperatura já abaixa para uns 72ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, diegoosouza disse:

Boa tarde galera,

 

Instalei minha VGA RX 480 8 gb POWER COLOR RED DRAGON.

Meu setup é: Fonte Corsair CX 500W

Placa mãe Gigabyte GA 78LMT-S2

RAM 1x Kingston 1333 Mhz 8Gb

CPU AMD FX 6300 @3,5Ghz

 

Bom, ja sabia que eu teria gargalo, e to tranquilo quanto a isso, dá pra jogar. 

Só notei que a minha vga no OVERWATCH atingiu uns 84°C com a qualidade no máximo do jogo (épico)

Seria um problema essa temperatura? Lembrando que esse foi o teto, ela fica geralmente em 70-74 com alguns picos desse aí que falei, 79,80°C.

E será que jogar meu clock do cpu para 4,2 Ghz reduziria o gagalo?

Tem alguma relação a temperatura elevada da VGA com o gargalo do processador ou ela é esquentadinha mesmo?

Obrigado, desde já.

Olha eu de novo te xaropeando!!  AHHAHAHH

 

Já tive tive esse setup como o seu, mas com outra VGA (GTX760)!! 

 

Perguntas: Você usa:

- O Cooler box da AMD?? 

- Gabinete fechado sem ventoinhas??

 

Se a resposta for "SIM" para as duas, lamento informar que a temperatura está NORMAL mesmo!!

 

Aqui em casa batia os 81º Graus, e isso que a minha VGA era uma Windforce 2X, que possuía bom sistema de refrigeração!!! Além de que esse cooler BOX da AMD além de barulhento é péssimo para dissipação térmica....

 

Faz assim.. Coloca de preferência três cooler's no gabinete, dois jogando "AR" para dentro do gabinete e um para exaustor!! E se não puder trocar esse cooler BOX por um air cooler de qualidade (EX: TX3 EVO, T2 Blizzard, T4 Hyper e etc), pelo menos aumente a rotação desse cooler box AMD... Eu te garanto que pelo menos baixará uns 5º graus em carga máxima (JOGANDO)!!

 

Falo por experiência própria!!

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Portz Valeu irmão! 

O meu cooler é o box sim e eu estou planejando trocar para um TX 3 EVO, pois planejo subir o clock do meu fx para uns 4.2 ghz, qual sua opinião sobre isso?

 

O meu gabinete é um MX 300 da Cougar, fonte em baixo, tenho um cooler da AeroCool de 120 mm na lateral jogando em cima da vga, e o gabinete veio com um que joga o ar para fora em cima, da propria cougar de 120 mm. 

O processador fica em torno de 40-42 em idle e sobe para 60 no máximo em jogos pesados.

adicionado 7 minutos depois @

Eu aumentei a velocidade de rotação do fan da vga com o msi afterburner pra 100 e ficou muito fria, mas senti cheiro de equipamento "ao máximo" e fiquei com medo, logo reduzi para no máximo 60. Ajudou bastante. 

 

Então se for normal essa temperatura, tem risco? Posso ter algum problema ou só o ruído chato mesmo? 

Porque me preocupei.

Quanto mais monitoro benchmark mais maluco fico com cada detalhe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta dar uma googlada que verás que as RX 480 powerColor / Strix Asus, possuem este sintoma de temperaturas elevadas, Isso se deve a um erro de projeto do heat pipe, nao entendi completamente o artigo que estava lendo, mas resumidamente duas das aletas de cobre do heat pipe resfria com mais eficiencia do que as ooutras duas aletas e ai ocorre o fênomeno ao contrario a temperatura se estabiliza sempre pelo heat pipe que estiver mais quente.

Neste seu caso essa temperatura esta 84 graus é do core, que indica que seus VRM's estao na casa dos 95* ou 105* que é o limite maximo dos mosfets de alta qualidade japoneses, mas a powercolor nao usa vrm de alta qualidade.

 

Dica use sempre os fans em potencia alta, mantenha a temperatura do core 75-80 e nao tire os olhos das Vrms temp.

outra dica nao rode testes de stress GPU.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leo3D Eu não sei o que são VRMs. E como posso monitorá-los.

adicionado 7 minutos depois
1 hora atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@diegoosouza Aumentar o clock do seu processador diminuiria um pouco do gargalo, mas você está usando o cooler padrão ou algum outro? E eu não faria overclock nessa placa mãe, ela não é ideal para os FX.

Sobre a temperatura da placa de vídeo, você deixa a ventoinha no automático ou em uma velocidade estática? Tenta deixar a ventoinha em 60% ou 70% pra ver qual temperatura ela pega.

Quando vou jogar Metro 2033 com o gráfico no very high com a ventoinha no automático minha placa chega a 80ºC, mas se deixo ela em 70% a temperatura já abaixa para uns 72ºC.

Uma vez eu usei em 100 e fiquei com maximo de 70°C, vou deixar em 60, deve cair para uns 70 por aí.

adicionado 7 minutos depois

@Raul Melo HDD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, diegoosouza disse:

@Vinicius Portz Valeu irmão! 

O meu cooler é o box sim e eu estou planejando trocar para um TX 3 EVO, pois planejo subir o clock do meu fx para uns 4.2 ghz, qual sua opinião sobre isso?

 

O meu gabinete é um MX 300 da Cougar, fonte em baixo, tenho um cooler da AeroCool de 120 mm na lateral jogando em cima da vga, e o gabinete veio com um que joga o ar para fora em cima, da propria cougar de 120 mm. 

O processador fica em torno de 40-42 em idle e sobe para 60 no máximo em jogos pesados.

adicionado 7 minutos depois @

Eu aumentei a velocidade de rotação do fan da vga com o msi afterburner pra 100 e ficou muito fria, mas senti cheiro de equipamento "ao máximo" e fiquei com medo, logo reduzi para no máximo 60. Ajudou bastante. 

 

Então se for normal essa temperatura, tem risco? Posso ter algum problema ou só o ruído chato mesmo? 

Porque me preocupei.

Quanto mais monitoro benchmark mais maluco fico com cada detalhe. 

Cara, com essa MoBo você não consegue estabilizar 4.2 Ghz... o Chipset 760G é mto genérico, além do sobreaquecimento que causa nas VRM's!!! Também tentei esse Overclocking, por isso te afirmo!

KKKKKKK

 

Tu vai jogar um pouco, mas o sistema vai começar a reiniciar!! então deixa no Boost original mesmo!!

 

O FX6300 se auto desliga a partir dos 69º se não me falha a memória!!

Estando 60º com o cooler BOX em jogos é mais do que normal!! Se fica nessa margem de TEMP, de boas, não ocasionará problemas!!

 

Mas ainda sim sugiro um Air Cooler de qualidade!!

 

Outro detalhe.... Tem uma opção na BIOS, Cool'n Quiet que é ativada quando o processador está muito quente!!

Ela vai reduzir a carga de trabalho do processador através da redução da frequência (Clock), visando diminuir a temperatura!! Mais isso pode lhe causar gargalos monstruosos no Jogos!! Desabilite essa opção e refrigere mais o sistema!!

 

Procure traçar um perfiil no Wattman para subir a rotação do cooler da VGA gradativamente, só que de uma forma mais rápida por "graus" aumentados!! A forma original de fábrica é um pouco baixa para essa VGAs AMD!! Mas não deixa sempre setado a 100% para não desgastar as ventoinhas da VGA!! 

 

Tipo... começa com uma rotação de 70% em idle...e em fulL (80º Graus) uns 85%!!! Acho que já segura menos de 80º graus jogando!!!

O mesmo vale para o Cooler BOX da AMD...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, diegoosouza disse:

@Vinicius Portz Esse wattman, como funciona? Desculpe a minha ignorância.

adicionado 27 minutos depois

@Vinicius Portz O boost original do processador que você fala é de quanto? 3.5Ghz?

O Teu FX6300 é o Black Edition?? ou a versão comum??

 

O Boost do Black Editon é de 3.5 para 4.1Ghz automaticamente... o que já seria o limite para essa MoBo!!

A versão normal do FX6300 é 3.5Ghz no máx.

 

O Wattman vem instalado dentro do Crimson, é bem intuitívo e simples de manusear... Joga no Youtube que os caras dão mastigadinho como configurar, é bem de boas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, diegoosouza disse:

@Vinicius Portz Beleza cara.

É o black edition. Eu posso mudar pra 4.1ghz então?

Sim, 4.1Ghz no máx!!

 

Primeiro, desabilita o Cool'n Quiet na BIOS!! E após isso aumenta a frequência do FSB para cravar esses 4.1Ghz...Mas por segurança, realize esse processo de forma gradativa... Aumente um pouco o FSB e monitore como vai se comportar o sistema e as TEMPs!!! Nada precisa ser afoito, pois quando se trata de OC, qualquer excesso pode botar muita coisa a perder!!

 

Mas lembrando que como vc está com o cooler BOX, aumente a velocidade do FAN do mesmo para resfriar o máximo possível!!

 

Com essa MoBo esse é o limite para o OC.... Se futuramente quiser aumentar ainda mais (Tipo uns 4,5 GHz)...Será no mínimo necessário um Air cooler TOP ou Water cooler, e uma Mobo com CHIPSET 970A ao menos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Raul Melo disse:

Mas brincadeiras a parte, placas de video foram feitas para aguentar até 100/105C

 

 

Essa afirmação não está correta, a temperatura de 100º/1055C é o limite que o processador gráfico pode operar com estabilidade, acima dessa patamar o sistema de proteção do chip entra em ação para o GPU não queimar, a placa de vídeo em si possui uma série de estruturas que não podem operar nessa amplitude térmica, se assim insistir, o usuário terá no futuro problemas com a solda BGA que representa a causa da maioria dos defeitos que vemos em placas de vídeo atualmente. A indústria utiliza a chamada solda lead free por força de normas ambientais, essa solda expande conforme a temperatura se eleva para depois se retrair quando o aquecimento diminui, esse processo reproduzido sob alta temperatura pode provocar micro fissuras nos pontos de solda, essas rachaduras são as responsáveis pela maioria dos artefatos, riscos horizontais, perda do sinal de vídeo e outros problemas.

 

Se você observa sistemas robustos de refrigeração patenteados pelas fabricantes que montam essas placas com os processadores gráficos da Nvidia e da AMD é porque existe um motivo.

 

3 horas atrás, diegoosouza disse:

Instalei minha VGA RX 480 8 gb POWER COLOR RED DRAGON.

 

Bom, ja sabia que eu teria gargalo, e to tranquilo quanto a isso, dá pra jogar. 

Só notei que a minha vga no OVERWATCH atingiu uns 84°C com a qualidade no máximo do jogo (épico)

Seria um problema essa temperatura?

   

A temperatura de 84º é esperada em modelos que adotam o design de referência proposto pela AMD em que a placa opera com o sistema de refrigeração blower, o fan do tipo blower atua como um exaustor empurrando o ar quente para fora da placa, contudo esse sistema se mostrou menos eficiente que os projetos proprietários desenvolvidos por marcas como Gigabyte, Asus, MSI, XFX, PowerColor, Saphire etc

600.png

RX 480 com design de referência proposto pela AMD

 

A linha Red Dragon com um único fan não possui um bom projeto de refrigeração, nós compramos modelos com projetos diferentes do concebido pela AMD justamente para termos um hardware operando em um patamar reduzido de temperatura, eu diria a você que a temperatura de até 80º é aceitável mas não é bom que a placa fuja muito desse limite, se em um jogo como Overwatch a temperatura chega a 84º imagine fazendo um teste de stress no Furmark.     

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do amigo, se ele me permite

 

Eu tenho uma RX 480 Strix

 

A temperatura jogando fica na casa dos 65º / 70º isso em full load em games como Dishonored 2 (maximizado) AC Syndicate (apenas sombras no Ultra sem usar tecnologias da Nvidia) e Dying Light (maximizado)

 

Essas temperaturas estão dentro do padrão da placa ou tenho como melhorar ela ? Já acostumei com o barulho do cooler, já que são 3 e eles trabalham a toda quando a placa ta sendo usada. Deixei o Aura para configurar o led pela temperatura, ela fica num meio termo entre verde e amarelo

 

Quem puder me responder, agradeço ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoosouza Eu também tenho uma RX 480 8gb da XFX num gabinete igual ao seu MX 300 ... Minhas temperaturas médias de jogo estão em 72-77ºC, eu estou dando um desconto por causa do calorão no Rio de Janeiro.

 

Se tens afeterburner, dê uma boost manual no fan, tire da função Auto e ponha ele em 65-70% de velocidade;

 

Nos dias de verão capirotal (desses de sensação térmica de +40º) eu abro a lateral do gabinete e a temperatura melhora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente adquiri um rx 480, red devil da power color, o que posso dizer é que fiquei bem assustado com a temperatura que ela atinge. Assim que instalei, fui logo testar em um jogo e pra minha surpresa ela esquentou tanto que apresentou artefatos na tela. Desliguei o over de fabrica, regulei os rpm das fans pelo wattman, e ate o momento o máximo que a temperatura atingiu foi 79ºc. Acredito que o problema dela seja os Coolers na minha opinião eles são muito pequenos, Uso o gabinete aberto e com o ar ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, biannorj disse:

Recentemente adquiri um rx 480, red devil da power color, o que posso dizer é que fiquei bem assustado com a temperatura que ela atinge. Assim que instalei, fui logo testar em um jogo e pra minha surpresa ela esquentou tanto que apresentou artefatos na tela.

 

Eu acompanhei uma série de reviews e o mais interessante é que o sistema de refrigeração incorporado nesse modelo foi um fator elogiado em todos os testes, sites como Guru 3D, Overclockers Club e no Brasil Adrenaline. A placa não pode apresentar artefatos rodando com o overclock de fábrica, quando uma fabricante decide empurrar a frequência do GPU para ter um produto diferenciado no mercado ela precisa ter alguns cuidados já que cada chipset que sai da linha de produção é único e isso implica no fato de que nem todos poderão sofrer esse incremento sem efeitos colaterais, eu já vi alguns casos de placas com overclock nativo relativamente elevado apresentando esse problema, seguramente representam a minoria dos casos mas eles existem.

 

10 horas atrás, biannorj disse:

Desliguei o over de fabrica, regulei os rpm das fans pelo wattman, e ate o momento o máximo que a temperatura atingiu foi 79ºc. Acredito que o problema dela seja os Coolers na minha opinião eles são muito pequenos, Uso o gabinete aberto e com o ar ligado.

 

O sistema de refrigeração foi dimensionado para prover um bom nível de arrefecimento, se você está em um ambiente com ar condicionado e o gabinete ainda está aberto existe algum problema com a placa, ora foi preciso ajustar a rotação dos fans para conseguir miseráveis 79º em um modelo altamente customizado. Os sites de Benchmarks atingiram 70º em testes pesados, o problema no seu caso não é restrito apenas a temperatura porque houve a ocorrência de artefatos, a placa tem que rodar um teste de tortura como o Furmark sem apresentar problema na sua configuração de fábrica.

 

Se você rodar um teste que leve o hardware de vídeo a outro patamar como o Furmark e identificar artefatos é bom entrar em contato com a loja e pedir RMA, isso não pode ocorrer com a placa rodando em configuração de fábrica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, biannorj disse:

Recentemente adquiri um rx 480, red devil da power color, o que posso dizer é que fiquei bem assustado com a temperatura que ela atinge. Assim que instalei, fui logo testar em um jogo e pra minha surpresa ela esquentou tanto que apresentou artefatos na tela. Desliguei o over de fabrica, regulei os rpm das fans pelo wattman, e ate o momento o máximo que a temperatura atingiu foi 79ºc. Acredito que o problema dela seja os Coolers na minha opinião eles são muito pequenos, Uso o gabinete aberto e com o ar ligado.

 

Nos gameplays pesados a média da minha RX 480 XFX está entre 72ºC -78ºC ... dê um desconto, está bem quente no Rio de Janeiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha me senti obrigado a compartilhar minha experiencia.

Tenho uma XFX Rx 480 GTR e ja joguei por um tempo o Overwatch no Epico e GTA 5 com quase tudo no ultra joguei hj a tarde que tava um calor de 35° e dentro de ksa deveria tar uns 40° (obrigado pc kkk) e nao vi até agora ela pegar a casa dos 65° em e no caso do GTA em expecifico o processador sempre ta pelo menos uns 5 a 10° mais alto que a placa de video.... serio... essa GTR é muito ***** e ela trabalha normalmente a 55° (60° os coolers ligam).

Essa a minha experiencia que posso estar passando para vocês sobre pelo o que pesquisei sendo a Rx 480 com melhor refrigeração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...