Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nos diversos projetinhos que faço, necessito de fonte de alimentação com 5V e consumo de menos que 1A.
Como comprar os componentes individuais fica mais caro que comprar essas fontes XingLing de celular, acabei comprando umas 5 delas a uns 3,50 Temers cada. Vi que só faltava o CI 431, que comprei bem baratinho. 
Pensei em aproveitar quase todas as peças e até mesmo o layout da PCI. Uma das tarefas seria medir o trafo principal e a frequência, para ver até que potência poderia tirar do trafinho.
Nesse meio tempo, descobri um sítio na internet, que mostrava a (péssima) qualidade das fontes XingLing vendidas por aí (Ebay, etc). Claro que nem me interessei por elas.
Mas na busca vi uma fonte (5V, 1A), que, aparentemente, me pareceu legal e acabei comprando. Porque? 

Porque:

1 - Tem o acoplador ótico, que significa que a tensão de saída é monitorada e não a "imagem dela" vista pelo primário.
2 - Tem o 431 monitorando a tensão de saída. Um Ci que possui um operacional, em que uma das entradas é um zener com boa precisão. A outra monitora a tensão de saída.
3 - Tem uma distância legal entre o circuito de primário e o de secundário, necessário para permitir um isolamento de uns 1500V.
4 - Tem um filtro na entrada para filtrar a EMI, produzida pelo chaveamento, para a rede.
5 - Tem um capacitor entre o primário e o secundário, para terra para AC.
6 - Tem um Varistor no primário para proteção de transientes rápidos provenientes da rede. 
7 - Tem um NTC no primário para impedir que ao se ligar a fonte na rede, não haja uma sobrecorrente de surto na filtragem da tensão de rede. 
8 - Tem um CI no circuito de primário, para melhor controlar as tensões e correntes da fonte e melhorar a sua regulagem.
9 - É compacta. Daria para incluir nos meus projetos. 
10 - Tem um indutor de filtro no circuito de retificação do secundário, para reduzir a tensão de ripple.

Com todos estes itens, não deveria ser uma fonte porcaria. Parecia ser uma fonte bem projetada. 

Por estes motivos é que fiquei interessado, além do fato que me custou (a preços de hoje) onze Temers!!! ONZE Temers!!!  Se tiver que projetar o circuito, comprar as peças, fazer o layout da placa, montar o circuito, testar a fonte e fazer as devidas correções, me daria muito mais trabalho, tempo e custo do material. 

Hoje decidi testar esta fonte. Claro que não é um teste completo. Só variei a tensão de entrada da rede e a resistência de carga. Medi a tensão de saída, a corrente na carga e verifiquei se tinha uma incomum tensão de ripple devido ao chaveamento.
No arquivo .pdf tem os detalhes.
MOR_AL

Teste_Básico_com_a_Fonte_Ebay_5V_1A.pdf

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

legal moris. Um outro teste prático minimamente curioso é testar em alguns smartphones e ver se não trava eles. Principalmente um iphone... se achar que deve.

Apesar de óbvio d+, algo como ruídos obscuros na alimentação podem influenciar e zoar o funcionamento de sistemas sensíveis

Postado
9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

legal moris. Um outro teste prático minimamente curioso é testar em alguns smartphones e ver se não trava eles. Principalmente um iphone... se achar que deve.

Apesar de óbvio d+, algo como ruídos obscuros na alimentação podem influenciar e zoar o funcionamento de sistemas sensíveis

Acho que não.

Este é uma fonte de alimentação regulada em 5V e estabilizada. Mantém a tensão constante. Não desliga quando a bateria fica carregada. Não é um carregador de baterias para celular.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

ah tá.. eu e minhas confusões de 5V fonte.. carregador.. sorry.

Ah sim saiba que ...

Em 03/02/2017 às 23:01, Isadora Ferraz disse:

Apesar de óbvio d+, a

Em 04/02/2017 às 09:01, MOR disse:

fonte de alimentação regulada em 5V e estabilizada. Mantém a tensão constante

esta é a obrigação da fonte mesmo mas...

Em 04/02/2017 às 09:01, MOR disse:

desliga quando a bateria fica carregada

é função interna do celular/smartphone

Com isso em mente, mesmo se os 5V cair uns 10%, penso que o smartphone (3,7V) ainda consegue carregar. Qualquer dia testo isso...

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado

Pessoal.
Projetei uma Carga Eletrônica para testar especificamente fontes de 5V. A carga consome até 2A, mas o transistor de potência só fica morno. Enfim.
Com a carga eletrônica, pude variar a corrente e obtive mais pontos de consumo e de tensão da rede. 
Testei a fonte entre 80Vca e 240Vca para correntes desde 50mA até 1,2A (0,05A, 0,1A, 0,2A, ..., 1,1A e 1,2A).
A fonte é a da figura da primeira postagem que é a YS-5V1ASZD.
Coloquei em dois gráficos, cada um com 6 e 7 curvas de corrente de carga.
A fonte é excelente no quesito para correntes fixas e mesmo para tensão de ripple. Este último, eu medi, mas dá muito trabalho para passar para um gráfico.
Não medi a tensão de saída em função de pulsos de corrente, apenas para correntes fixas.
Seguem os gráficos. As correntes são Ivalor em mA. I maiúsculo e valor em mA.

Ex.: I1200 => 1.200mA ou 1,20A.

Fonte Ebay 5V 1A_Gráficos1.jpg

• Obrigado 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!