Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou desenvolvendo um projeto de eletrônica com o ARDUINO UNO, e gostar de pedir uma ajuda a vocês.

Vocês saberiam me indicar algum método, ou componente eletrônico para indicar se uma gota caiu em uma plataforma.

Eu tinha pensando em usar um piezoelétrico nessa plataforma, porém sua tensão gerada é muito baixa e imperceptível.

Alguma sugestão ou dica ?

Postado
7 minutos atrás, Triumvirat disse:

Olá Germano, acho que seu problema é mais de sensoriamento. Gota do que? água? e como é essa tal plataforma? explique com mais detalhes o projeto.

Então, sim são gotas de água mesmo.

A plataforma eu havia pensado para colocar o piezoelétrico nela e realizar a leitura. Estou aberto a sugestões

Postado

Isso me parece bem simples, tentou o google? existem vários tipos de sensores que na realidade são placas de CI com trilhas paralelas, esféricas, etc. e no google achará vários projetos. Tem a necessidade de ser microprocessado?

Digo isso porque em casa tenho um circuito que funciona de modo inverso ao seu. Viajo muito e tenho alguns bonsais que são meus xodós. Alguém deveria por o dedinho na terra de vez em quando e verificar se está seca e nessa brincadeira vários deles - por falta de água - acabaram regredindo. Então fiz dois eletrodos que são enfiados na terra e controlo a umidade da mesma com transistores. Com uma válvula de máq. de lavar aciono a água e irrigo os vasos.

Estava esquecendo de colocar o link:

http://www.prometec.net/sensor-agua/

e

http://www.banggood.com/pt/2Pcs-Snow-Raindrops-Humidity-Weather-Detect-Sensor-Module-For-Arduino-p-946517.html

Postado

Meu gato está velho e doente. Então tenho que lhe dar soro duas vezes por dia.

O detalhe é que tem o dispositivo que leva o soro da garrafa de soro à agulha. É formado por uma agulha grossa plástica, que vai à garrafa plástica do soro. Esta agulha plástica está acoplada a um tubinho plástico e flexível, com uns 15 mm de diâmetro e uns 6 cm de comprimento. Depois vem o tubo com uns 5 mm de diâmetro e uns 1,3 metros.

Pois é. Com a garrafa pendurada de boca para baixo, abre-se o estrangulador do tubinho fino, até se estabelecer uma taxa de pingos por minuto, ou segundo. Ao se apertar o tubo grosso, enche-se o mesmo, até a metade, com o líquido. As gotas podem ser contadas com um led e um fotodetector. Ambos instalados diametralmente opostos neste tubo com maior diâmetro. Pode-se até colocar um led infravermelho na frequência de uns 38kHz (tem que ver o valor correto). Daqueles de controle remoto e um fotodetector, daqueles nos aparelhos controlados por controle remoto.

Quando a gota passa, vai provocar uma alteração no sinal recebido no foto detector. O Arduino terá que identificar a alteração do sinal de 38kHz. Aliás, é quase idêntico a um controle remoto. Só que não é necessário identificar nenhum código de tecla pressionada e sim a alteração do sinal no fotodetector. O led infravermelho fica continuamente comutando em 38kHz.

Claro que você terá que considerar o tempo que leva para a gota passar pelo sistema e o tempo "morto" entre gotas. É um filtro meia-boca.

Em tempo: Se a gota for esporádica será mais fácil detectar ela passando pelo tubinho mais fino. Aí vai depender da sua aplicação.

MOR_AL

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...