Ir ao conteúdo

Querendo saber um pouco mais: Marcas confiáveis

Ir à solução Resolvido por Internet,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de uma ajuda para saber quais marcas de fonte são consideradas boas para recomendar. Praticamente só conheço a Corsair e para tudo indico elas quando alguém está na dúvida. Quero me aprofundar um pouco mais nesta questão. :P/

• Solução
Postado

Se fosse tão simples assim, nem precisava ter tópico de indicação de fontes. Era só colocar um aviso fixo ou alguma espécie de bot listando as marcas de fontes confiáveis. :)

Sério, não dá para fazer uma lista de marcas confiáveis de fontes. Cada marca tem uma gama variada de modelos. Um outro detalhe importante é que a maioria das marcas de fontes não são responsáveis pela produção das mesmas, isso é feito por outras empresas. Até mesmo o projeto muitas vezes também é feito por outra empresa, muitas vezes o pessoal pega uma plataforma já pronta e apenas faz a remarcação. Isso faz inclusive com que várias fontes por aí de marcas diferentes, na verdade sejam a mesma (ou quase) fonte por dentro.

A Corsair é um desses casos. Ela não produz fonte alguma. Atualmente (a depender do modelo) elas são produzidas pela HEC, CWT, Great Wall e FlexPower. Algumas dessas fontes são de plataformas já prontas, outros são com plataformas customizadas onde a Corsair possui contrato de exclusividade.

Eu acho que o melhor caminho aqui é conhecer os tipos de projetos e plataformas usados em fontes e verificar reviews feitos com testadores de carga. É importante notar, que ainda que com testador de carga, as condições e os tipos de testes executados com a fonte são de extrema importância.

• Curtir 2
Postado

@Internet
Interessante isto! Então qualquer marca pode ter um produto bomba certo? Aí realmente complica.
Pelo visto vou ficar recomendando Corsair CX430 e CX500 e etc para sempre. :P
Me lembro que indicavam Seasonic e outras marcas também, por isso acabei pensando que a qualidade era mais ligada ao nome da marca.
Valeu pelo esclarecimento, foi de muita ajuda!

Postado
1 hora atrás, Walpurgis Knight disse:

@Internet
Interessante isto! Então qualquer marca pode ter um produto bomba certo? Aí realmente complica.

Pode ser que sim, mas nem sempre se sabe. Mas as vezes você deixa de pegar algo melhor por se guiar por marca.

Pelo visto vou ficar recomendando Corsair CX430 e CX500 e etc para sempre. :P

Taí duas fontes que eu acho que não cabem mais serem recomendadas. Acho que elas poderiam se enquadrar bem em uma época em que não haviam muitas opções e sem tantas preocupações com cargas dinâmicas... Mas a verdade é que essas Corsair CX são produtos de entrada de linha, rotulados a 30º C. Isso é muito abaixo do recomendado, que é de 50º C. Além disso tem um projeto defasado, com regulação de tensão agrupada. De bônus, ainda usa ventoinha de bucha e tem um tempo de hold-up ridículo. O único ponto interessante (ou nem sempre) são seus cabos incrivelmente longos, o que significa que o pessoal não deverá ter problemas com eles em gabinetes full-tower com a fonte na parte inferior. Se bem que por outro lado, se você tiver a fonte na parte de cima, isso pode ser um terror, caso você acabe com cabos sobrando, fora que para uma fonte rotulada a 30º C, ficar na parte de cima do gabinete fazendo exaustão de ar quente não é exatamente a praia dela...

Mas em síntese, a própria Corsair tem fontes melhores que isso. Não vejo sentido em insistir com a linha CX. Eu geralmente dou um OK para essa fonte, mas no geral não a recomendo para compra.

Me lembro que indicavam Seasonic e outras marcas também, por isso acabei pensando que a qualidade era mais ligada ao nome da marca.
Valeu pelo esclarecimento, foi de muita ajuda!

A Seasonic cai na mesma situação, embora por razões diferentes. Eu diria que o interessante deles está nas PRIME, X-Series, Platinum, Platinum Fanless, Snow Silent, e TFX. Há uma outra parte, que é composta pelas S12II, M12II EVO, S12G, G-Series e ECO Series, que ao meu ver não são interessantes por distintas razões, embora nenhuma delas seja ruim ou bomba.

Postado
8 horas atrás, Internet disse:

Mas as vezes você deixa de pegar algo melhor por se guiar por marca.

Este ser o grande problema, você se apega a uma marca e começa a ser preconceituoso com as outras. Felizmente eu apenas recomendo a fonte de forma simples e não julgo quem indica ou prefere outra marca.

O motivo de eu ainda recomendar esses modelos da Corsair é mais pelo custo benefício e por serem de entrada como você mesmo disse (em caso de uso normal, sem overclock ou algo este gênero), além de ser raro alguém aqui no fórum relatar problemas sobre elas.

Todavia, saber sobre o hardware em si não é minha área, pois sou mais do lado prático. No entanto saber disto vai me ajudar a maneirar na hora de indicar fontes.

Postado
23 minutos atrás, Walpurgis Knight disse:

Este ser o grande problema, você se apega a uma marca e começa a ser preconceituoso com as outras. Felizmente eu apenas recomendo a fonte de forma simples e não julgo quem indica ou prefere outra marca.

O motivo de eu ainda recomendar esses modelos da Corsair é mais pelo custo benefício e por serem de entrada como você mesmo disse (em caso de uso normal, sem overclock ou algo este gênero), além de ser raro alguém aqui no fórum relatar problemas sobre elas.

Todavia, saber sobre o hardware em si não é minha área, pois sou mais do lado prático. No entanto saber disto vai me ajudar a maneirar na hora de indicar fontes.

Ultimamente o custo x benefício das fontes da Corsair está péssimo, se comparadas com as fontes da Cooler Master que estão "na moda". Sem falar que existem inúmeros tópicos de problemas com fontes Corsair aqui no fórum (principalmente as CX).

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

@Internet @braconius
Isso mostra o quanto eu estou bem mal informado sobre fontes. Peço desculpas a vocês pela minha ignorância.
Mas de forma simples e genérica, quais as atuais fontes que poderiam ser recomendadas na faixa de 400w~600w?

Não há problema algum. A maioria do pessoal faz isso. Eu não falo logo nada de cara porque geralmente essa postura de já entrar no tópico só para já colocar uma determinada fonte, sem nenhum critério, é uma coisa que eu particularmente não gosto. Sempre se tem uma fonte para indicar na ponta da língua, mas já para resolver os pepinos que aparecem...

Bom, tem formatos de fontes variados. Eu ultimamente tenho sido teimoso em tentar achar o formato certos pras coisas, então vira e mexe a coisa depende um pouco do gabinete e da localização da fonte dentro do mesmo, por conta da questão do comprimento dos cabos. Então é bom dar uma olhada nas especificações à respeito tanto do gabinete quanto da fonte na página do fabricante.

Eu acho que cada caso é um caso. Eu pessoalmente não me sinto à vontade para listar coisas de forma genérica, ainda mais que como sempre eu tento refinar de alguma forma os meus critérios de recomendação... Eu pessoalmente não me considero 100% satisfeito com as minhas indicações, é um capricho meu, mas não leve por mal...

Se tiver paciência ou em caso de dúvida, acho que uma consulta a reviews pode ser útil. Tem sites em inglês que fazem bons trabalhos nesse sentido, com o Tom's Hardware, o TechPowerUp, o HARDOCP, o JonnyGuru e o Hardware Insights. Dá para citar também alguns em alemão (qualquer coisa, pede ajuda ao Google Translator :D), como o Computerbase e o TweakPC.de. Também temos em chinês o ITOCP e o PCPOP, além do Playwares, em coreano.

• Curtir 2
Postado

@Internet
De certa forma se entende isto de não sair por aí apenas dizendo tal modelo e pronto, mas tem gente que não questiona por não estar nem aí, apenas quer uma fonte. Não digo que seja desperdício detalhar a situação e o motivo de tal recomendação (apesar de ser o certo), mas as vezes deve partir da própria pessoa que queira saber os motivos e diferenças de fontes quando for recomendado.

Entendi a parte dos gabinetes, mas aí acaba meio que tornando os tópicos uma saga, se é que me entende. hehe

Recomendar algo que seja 100% certo é praticamente impossível, mas dá para chegar em algo satisfatório sem remorso. :D
Realmente o importante é ajudar o pessoal da melhor maneira possível.
Imagina no meu caso quando botei uma GPU nova no PC e perguntei a um "técnico" de uma loja aqui de minha cidade se a minha Duex 500w da época iria aguentar de boa (até expliquei os motivos, falando que poderia ser bomba) e ele disse apenas que serviria sim. Queimou em menos de 10 minutos. Nessa época, se ele soubesse mesmo das coisas, se me falasse para comprar uma fonte X, e mesmo que fosse não tão boa assim mas que não trouxesse problemas, eu teria ficado feliz.

Até então eu estive me guiando pelos próprios reviews aqui do Clube, porém os reviews não são atualizados com o tempo né?
Vish, bastante fonte de informação! Vou olhar sim, sempre é bom ter uma aprimoramento de conhecimento.

Postado

Ocorre também que nem todos os gabinetes comportam fontes ATX12V... E nem todas as fontes são desse formato. Quando você pensa em fonte para PC, você pensa logo em fontes desse formato, de 150 mm de largura, 140 de comprimento e 86 de altura. Mas nem sempre é assim, tem gente que gosta de montar mini-PCs, além de que PCs de algumas marcas famosas muitas vezes utilizam fontes em diferentes formatos (as vezes até com formatos proprietários, infelizmente).

Muitas vezes o pessoal costuma omitir detalhes como essa questão do gabinete, como também da placa-mãe e do modelo exato da placa de vídeo (geralmente só dizem o chipset, e no muito, a marca da placa), esquecendo que essas coisas também interferem na escolha da fonte por conta da quantidade de conectores necessários. Mas nem sempre o pessoal se importa com isso e já indica uma fonte mesmo assim.

E eu não queria seguir a mesma política. Ainda mais que eu ainda continuo tentando refinar os meus requisitos de indicação de fontes. Em um passado eu indicava Corsair CX, Seasonic S12II... Mas hoje eu não indico mais essas fontes justamente por refinar os requerimentos. E não para por aí, as fontes que hoje costumo também não satisfazem algumas coisas que eu considero importantes. O problema é que as opções de mercado são meia restritas, as vezes são coisas que os fabricantes não dão a devida importância... Mas quem sabe isso muda no futuro. =)

Quanto à fontes como essa Duex aí... Isso aí nem precisa perder tempo. Essas fontes de marcas obscuras de fundo de quintal, que você não consegue nem achar o site da empresa (ou que quando tem site, não tem quase nada acerca das suas especificações), ou então que é apenas uma marca fantasia usada por um importador, isso você pode passar longe na hora. Esse tipo de fonte sempre é cilada.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...