Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Clamper vai aguentar?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal,

 

Essa semana comprei o filtro de linha Clamper Multienergia, porém hoje o tempo virou e está chovendo muito e dando muitos relâmpagos, a energia já caiu 4x aqui em menos de 30 minutos, eu posso usar o Clamper tranquilo sem me preocupar em queimar meu PC, monitor, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia Junior

 

Você é louco ?

 

Nada segura uma queda de raio.

 

Saia já de perto desses aparelhos até a tempestade passar e da próxima vez retire da tomada todos eles ao começar ao longe essas trovoadas ( retire até o cabo da internet ).

 

Tem gente que morre todo o ano por queda de raio. Ano passado teve gente que morreu ao telefone e outro ao ligar a TV em plena tempestade por queda de raio.

 

O filtro de linha é para eventos mais leves e deve estar aterrado para aumentar a segurança senão o hardware pode pifar mesmo com ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Mario A. Paglia Junior

 

Você é louco ?

 

Nada segura uma queda de raio.

 

Saia já de perto desses aparelhos até a tempestade passar e da próxima vez retire da tomada todos eles ao começar ao longe essas trovoadas ( retire até o cabo da internet ).

 

Tem gente que morre todo o ano por queda de raio. Ano passado teve gente que morreu ao telefone e outro ao ligar a TV em plena tempestade por queda de raio.

 

O filtro de linha é para eventos mais leves e deve estar aterrado para aumentar a segurança senão o hardware pode pifar mesmo com ele.

 

7 minutos atrás, ilkyest disse:

@Mario A. Paglia Junior  estima-se que um raio tenha entre 30 e 100 mil volts... não existe clamper que segure isso meu caro...

 

Desliga os equipamentos. Antes do clamper "pensar em queimar"... já era....

 

Caros,

 

Mais no caso aqui só está caindo a energia e voltando, os relâmpagos são da chuva assim como qualquer outra chuva comum, não está caindo raios fortes como em uma tempestade, mesmo assim é recomendável retirar tudo da tomada e esperar tudo passar?

 

Aqui na minha região cai e volta muito a energia mesmo em dias normais de calor e sol, foi um dos motivos pelo qual eu comprei o Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim. O clamper é protetor 'de surtos'. Tipo, quando a tensão subir acima de 400V, ele vai estourar, e vai queimar o fusível protegendo teu equipamento. Mas, em raios, vai ser bem antes... ele não terá tempo de proteger.

 

No teu caso... o ideal seria um nobreak para proteger de quedas de energia, mas no-breaks online, ou UPS que custam caro... mas... raios (relampago pode virar raio) só projetos com centelhador, e ainda assim, não é 100% o ideal é desligar da tomada mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia Junior

 

Essa fonte do PC nem precisa de filtro externo por ter um circuito de filtragem interno e talvez proteção contra surtos ( não consegui ver componente para isso ).

 

Só não pode faltar é um bom aterramento para aumentar a segurança.

 

A fonte também é full range isto é, ela consegue trabalhar de 90V ( há quem afirme 40V ) a 240V segurando nas quedas de tensão ( não em blackout  ou apagão ).

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ele protege contra SURTOS. Não é o melhor que existe mas é uma boa opção.

Raio não tem equipamento que segure mas o risco pode ser ínfimo dependendo de onde tu mora. Por exemplo, em um raio de 500 a 1000 metros se tem 3 para raios e mais uns outros mais longe (Emissoras de tvs, rádio).  Depois de que começaram a funcionar a alguns anos, não teve mais nenhuma queima de produto por raio vindo por energia elétrica. Agora.... por cabo telefônico até placa-mãe já perdi, telefones fixos e etc. E continua sendo comum pra muita gente. 

 

E lembre-se não é só o computador que tu liga em um protetor de surtos como esses, geralmente é monitor, tvs e outros equipamentos. Se vale a pena? Claro que vale, é mais barato que pagar seguro!

 

Então, quando tu vai pensar em segurança, fique ciente que não tem nenhum sistema 100%, o que tu pode fazer é amenizar os riscos. Aterramento, filtro bom, fonte boa, cuidados com os cabos telefônicos, tirar de tomada quando a coisa começa a ficar feia e por aí vai. E se vale a pena? Claro que vale... só basta uma vez pra fritar muita coisa e o prejuízo quase sempre é muito maior do que o custo da prevenção!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Anderson K na verdade as aquisições que eu fiz essa semana foram a fonte CM GX450 e também esse filtro de linha Clamper, chegou ontem também meu novo monitor da Dell e estou com um medo de queimar kkk.

 

O que eu ligo no meu filtro é: computador, monitor, modem de internet, Xbox e ventilador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Anderson K disse:

@Mario A. Paglia JuniorAhhhh, se a energia fica caindo o tempo todo, só esperar um pouco e deixar ficar estável novamente! E não se preocupe, seus equips novos não vão sair voando! Apesar de que os dedinhos coçam não é mesmo? :D

 

Mas vamos supor que eu estou em um dia normal e está caindo e voltando a energia (mesmo sem raios e sem chuva), não posso somente confiar no Clamper? Que na verdade eu sou empresário e trabalho o dia inteiro no computador, qualquer momento sem o computador é dinheiro indo embora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia JuniorSim, mas aí é outro problema e não Surto, por exemplo o Windows adora dar problemas e até corromper arquivos quando é desligado por falta de energia/retirar da tomada e afins. Não que vá queimar o seu pc, mas não é saudável se ocorre com frequência e tu corre o risco de perder algo no meio do caminho. 

 

Mas é aquela coisa, a estabilidade da energia aí é tão inconstante assim? ou é algo esporádico? Se for um ou outro caso por ano ou quando chove muito forte. Pode ficar só no filtro mas se for constante ao ponto de toda semana ter quedas por vários minutos.. Aí a situação complica por fazer prejudicar o andamento do expediente.Teria que dimensionar quantos computadores tem no local e aí ir atrás de algum equipamento que dê conta do recado. NoBreaks bons custam caro, comum tu encontrar acima de 10 mil reais, tanto é que, nunca vi um pra 1 único pc ou uso doméstico, apenas a nível empresarial com uma boa gama de computadores ligados.

 

Isso é, digo de maneira genérica e sem muito aprofundamento. Para algo mais consistente e técnico, aconselho a dar uma lida nas postagens do usuário Faller aqui no fórum. Bem provável que tu consiga dimensionar corretamente o que tu precisa de acordo com suas necessidades.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Anderson K disse:

@Mario A. Paglia JuniorSim, mas aí é outro problema e não Surto, por exemplo o Windows adora dar problemas e até corromper arquivos quando é desligado por falta de energia/retirar da tomada e afins. Não que vá queimar o seu pc, mas não é saudável se ocorre com frequência e tu corre o risco de perder algo no meio do caminho. 

 

Mas é aquela coisa, a estabilidade da energia aí é tão inconstante assim? ou é algo esporádico? Se for um ou outro caso por ano ou quando chove muito forte. Pode ficar só no filtro mas se for constante ao ponto de toda semana ter quedas por vários minutos.. Aí a situação complica por fazer prejudicar o andamento do expediente.Teria que dimensionar quantos computadores tem no local e aí ir atrás de algum equipamento que dê conta do recado. NoBreaks bons custam caro, comum tu encontrar acima de 10 mil reais, tanto é que, nunca vi um pra 1 único pc ou uso doméstico, apenas a nível empresarial com uma boa gama de computadores ligados.

 

Isso é, digo de maneira genérica e sem muito aprofundamento. Para algo mais consistente e técnico, aconselho a dar uma lida nas postagens do usuário Faller aqui no fórum. Bem provável que tu consiga dimensionar corretamente o que tu precisa de acordo com suas necessidades.

 

 

 

Na verdade eu sou o único funcionário da empresa e trabalho em Home-Office, tudo o que eu faço é em servidores dedicados que ficam ligados 24 horas dentro de datacenters. O problema aqui acontece esporadicamente tipo 1~2x por semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Mario A. Paglia Junior

 

Mas a luz apaga ou só cai um pouco e logo volta ao normal ?

 

Tipo coisa de cair e voltar, raras as vezes cai e fica uns 30 minutos desligado e depois volta, mas a maioria das vezes é coisa de cair e voltar instantaneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tópico aqui tem as diferenças entre um nobreak de boa qualidade e os mais comuns que são uma porcaria.

Aí te fornece uma direção pra procurar algum que seja adequado as suas necessidades. Aahahha, e eu fico por aqui pois aí é uma área que não tenho muito conhecimento :)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Anderson K disse:

Nesse tópico aqui tem as diferenças entre um nobreak de boa qualidade e os mais comuns que são uma porcaria.

Aí te fornece uma direção pra procurar algum que seja adequado as suas necessidades. Aahahha, e eu fico por aqui pois aí é uma área que não tenho muito conhecimento :)

 

 

Anderson, de qualquer forma, muito obrigado pelas recomendações, foi muito útil! Forte abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia Junior

 

Então é nobreak para teu caso.

 

Eu uso a anos um APC ES600 que fornece aproximadamente uns 300W para dois PCs que consomem cada uns 100W.

 

Este meu nobreak, elogiado pelo raw antigo participante, possui um ótimo circuito de filtragem e supressor de surtos mas funciona com um mal falado estabilizador interno.

 

Uso exatamente para evitar desligar o PC quando ocorrem os apagões me dando tempo de terminar o que estou fazendo e desligar o PC corretamente.

 

As fontes desse dois PCs que uso são genéricas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!