Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aumentando a frequência dos giros do motor (ou seja diminuindo* a roda que é colocada no eixo dele que faz girar e aumentando da manivela**) para que com o aumento da frequência das ondas não tenha tanta diferença de tempo entre os picos de tensão... ou armazenar essa energia meio ruidosa em uma bateria ... ou talvez colocar capacitores em paralelo para segurar a tensão para o aparelho funcionar mais corretamente já que com ddp continua e resistência continua o circuito gasta constantemente a mesma corrente. 

adicionado 44 minutos depois

ah! adicionando... também tem reguladores de tensão C.i e corrente por ai que podem liberar uma corrente e tensão constante variando de acordo o data dele... tem de 5v 1a. 

• Membro VIP
Postado

A ideia dos capacitores é boa. Têm que ser de grande capacitância. Não sei qual sistema queres alimentar com teu gerador mas estimo que capacitâncias acima de 100000uF (0.1F) podem ajudar. Ah há também um sistema de volante rotativo que tende a deixar a potência mais constante: uma roda pesada girando a alta velocidade: um capacitor mecânico acumulando energia pela inércia. A partir desta energia, hás de pensar em algum regulador chaveado pra alimentar teu sistema.

Postado

me interessei  nesse negocio do capacitor e no regulador ,pretendo carregar celular .nao entendo muito de eletronica então nao saberia como montar ,o capacitor e o regulador iria onde?, tenho varios capacitores aqui pequenos da pra ligar juntos ???  se der como ???                 , então resumindo quero que tipo e começo a girar ai enche os capacitor   mesmo parando a manivela um pouco  ele continua carregando normal, esse regulador de tensão , qual aparelho posso arrancar ele ?  carregador de celular velho tem ???  como  ele é ??

20170307_231410.jpg

Postado

Hum... o capacitores depois da ponte retificadora, ligando no positivo e negativo ... nesse teu ai acredito que soldar no mesmos pontos que estão logados o USB... O regulador também fica depois se caso você deseje colocar...

Os carregadores de celular utilizam mais de 1A de corrente (Aqui2 só que em vez da bateria seria o motor e o retificador)... e o modelo de regulador mais baratinho e conhecido é o 7805 que é 5V e saída 1A máxima...

r.thumb.PNG.664490df90763c5f5db36058a54dcb19.PNG

Para saídas maiores de corrente você pode tentar colocar dois controladores em paralelo como mostrado  Aqui . Porém, como visto vai ter uma queda de tensão devido aos diodos e a saída vai ser próxima a 5v, mas não vai chegar a isso, porém com maior corrente teoricamente 2A (alguns celulares consomem isso).

Outra solução seria colocar um transistor, mas a saída poderia ser uns 5A e poderia dar problema....

Outra coisa a se notar é que o carregamento não vai ser dos melhores... por no mercado tem carregadores inteligentes e tal... mas já é um começo. 

adicionado 4 minutos depois

Adicionando... para sair corretamente o 5v você tem que alimentar o 7805 com 8V para frente, dependendo do modelo.

adicionado 13 minutos depois
2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

resumindo quero que tipo e começo a girar ai enche os capacitor   mesmo parando a manivela um pouco  ele continua carregando normal

Não chega a tanto... uma capacitor é como se fosse uma minibateria ligada em paralelo... quando a tensão baixa normalmente ela iria com tudo para zero... e com o capacitor vai vai mais devagar, mas não significa dizer que você pode parar de girar  ^^

Se você quer um mixe de girar a manivela e outra coisa toma seu lugar já seria caso de usar relé e uma fonte externa X) o que tirar toda a motivação do projeto já que é mais fácil deixar outra coisa mover tudo X) 

adicionado 14 minutos depois
2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

esse regulador de tensão , qual aparelho posso arrancar ele ?  carregador de celular velho tem ???  como  ele é ??

Ele é barato... você pode digitar no google 7805

*

Antes de ir dormir... se você quer tornar essa ideia aplicável para seu dia a dia ... você poderia tentar colocar o motor em uma bicicleta alimentando uma bateria... você poderia pegar energia eólica... e por ai vai... mas, claro, isso vai tirar a manivela do palco X) 

• Membro VIP
Postado

Muito 10! teu projeto. Um excelente começo pro teu aprendizado em eletroeletronica e mecânica.

Direto do jeito que fizeste até que dá certo mas a tensão pode passar muito de 5V e isso não é bom pro celular. Como este motorzinho não deve dar + que 1A, basta-lhe um 7805 (não tem em carregador de celular. você acha em antigos receptores de parabólica). Por precaução, aparafuse-o num dissipador. 7805:google imagens

9 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

começo a girar ai enche os capacitor   mesmo parando a manivela um pouco  ele continua carregando normal

e sim.. seu princípio está correto.

Sim você pode ligar vários juntos em paralelo. você acha em fontes de pc. Não se engane pelo tamanho: os maiores da fonte de pc são de menor capacitância. Use os maiores que 1000uF que estão perto dos fios de saída. Atenção que eles têm polaridade + e -

sucessos

• Curtir 1
Postado

O capacitor descarrega muito rápido é coisa de 1 segundo, não? Eu entendi que ele iria meter força no braço depois disso ira parar "por um tempo" tipo deixar de lado e deixar o capacitor sozinho por um tempo maior X) 

Postado

Hahaha, que legal! nunca tinha pensado nisso!

Mas Deus me livre de carregar um celular assim, acho que levaria muito tempo para carregar um celular desses novos por completo, de fato acho que esse motorzinho não geraria corrente o suficiente.

1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

O capacitor descarrega muito rápido é coisa de 1 segundo, não? Eu entendi que ele iria meter força no braço depois disso ira parar "por um tempo" tipo deixar de lado e deixar o capacitor sozinho por um tempo maior X) 

Também entendi isso!

Se for assim, não dá!

• Membro VIP
Postado

como disse

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

seu princípio está correto

e também disse intuitivamente

Em 07/03/2017 às 08:03, Isadora Ferraz disse:

acima de 100000uF (0.1F) podem ajudar

Como acabas de aprender, capacitor baixo sua carga dura pouco. Teu projeto é bacana no sentido pedagógico mas com 1 pouco + de esforço (da mente e do braço) podes sim fazer algo até que utilizável. Ou seja, tua semente é excelente! Fertilize agora sua mente! (a minha tá cheia... de esterco kk)

Já viu isso?

Lant4.jpg

Acumula carga na rotação de um volante pesado

Íhh.. copiaram tua ideia...

35396-gadgets7_html_14c79b3.jpg.optimize

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
8 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Já viu isso?

Lant4.jpg

Acumula carga na rotação de um volante pesado

Íhh.. copiaram tua ideia...

35396-gadgets7_html_14c79b3.jpg.optimize

@Isadora Ferraz Muito legal isso! Não pela eficiência ou para o que é proposto, mas pela ideia como um todo, o conceito no geral. Essas "bobeirinhas" que geram eletricidade me fascinam desde moleque.

Comentário desnecessário: o mais importante é esse LED ser verde e de alto brilho! :P

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

@cesardelta1 tamo junto. Este também é meu hoby. De fato elevei até um patamar 1 pouco + alto : gerador, painel solar, e alguns etc .  Ou seja, 'energias verdes' também me atraem d+. Biodigestor... está na minha cabeça kk

Sobre o led proibido... proibido comentar kk

abç

Postado
6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

@cesardelta1 tamo junto. Este também é meu hoby. De fato elevei até um patamar 1 pouco + alto : gerador, painel solar, e alguns etc .  Ou seja, 'energias verdes' também me atraem d+. Biodigestor... está na minha cabeça kk

Pois é! essas esse seu hobby faz parte das "bobeirinhas" que me fascinam, eu tenho um sistema montado no sítio, um hibrido de eólico Diy, fotovoltáico e aquecimento solar, instalei recentemente um aquecedor a gás que aliás é muito bom, nem dá vontade de usar mais chuveiro.

Eu fiz a automação de uns queimadores de metano numa fazenda lá em SP, eles produzem metano num biodigestor que abastece esses queimadores que secam café e um outro grão que não me lembro. 

O principio de funcionamento era muito simples, era parecido com esse do link, porém não tão DIY assim hehehe.

sistema+completo.JPG

http://gasnatural-biodigestor.blogspot.com.br/

Cara! dá até vontade de abrir um tópico para discutir essas coisas.

Postado

bem  achei um capacitor aaqui em casaa preto nele tem escrito 220 v   220 uf    nao preciso girar a manivela constante sem dar diminuidas  vou guardar esse projeto até eu  comprar o regulador de  tensão. tambem gosto dessas coisas de energia alternativa e tal , esse bio digestor ai  é legal mas  se fosse eu construiria um gerador de hidrogenio e acumulava  em um esquema tipo esse biodigestor  , usaria uma placa solar  da pra fazer hidrogenio demais. estou com  dois projetos na mente  1 é fazer uma bateria de celular que acumula carga enquando andamos pela rua, tenho dois sistema na mente um eu inventei  usarei esferas dee neodimeo  se eu encontrar de 2 mm pra comprar seria perfeito para o que eu estou pensando. o outro  modo é fazer o mesmo sistema de engrenagens daqueles relogios automaticos mas um pouco maior ia ser muito legal se desse certo 

• Membro VIP
Postado

Este seu capacitor é grande mas pequeno. Procure por algum escrito 2200uF (ou +) e 16V 25V. Ele é pequeno mas maior.

neocubo-216-esferas-prata-3mm-bolinhas-iMãos à obra!

Comprei exatamente destas da china há alguns anos.  Este preço do m.l. está bom. Acho que vou comprar mais algumas.

• 9 meses depois...
Postado

ola tenho um gerador aeolico qur gera continuamente 25 voltes .mas eu não sei como carregar baterias.tudo o que peguei da interne te fritou,ou não carrega os transistores explodem os resistores chegam a uma temperatura muito alta e queimão acontece rapidinho.alguem pode me ajudar?

• Membro VIP
Postado

Claro. Pra carregar bateria a V não pode ultrapassar a máxima dela. Fale de quantos V é a bat que queres carregar. Também de quantos Ah e mostre fotos/desenhos do seu invejável gerador eólico

Postado

@Zenir Winter, para seu gerador de 25V ser bem aproveitado, uma fonte do tipo step-down é o mais recomendado. Supondo que queira recarregar um celular, normalmente eles usam fontes de 5V e o controle de carga da bateria é feito dentro do celular. Para essa aplicação, regule o step-down para 5V e só depois conecte o celular para recarga. O controlador de carga interno do celular trabalha entre 4,5V e 5,5V.  Caso a pretensão seja uma bateria chumbo-ácida estacionária, ajuste o step-down para 13,8V e pode dar as costas. Se for automotiva, 14,4V. Também pode usar 14,4V para recarga mais rápida de estacionária, mas vai ter que monitorar a corrente para evitar perda de eletrólito.

Postado
1 hora atrás, Zenir Winter disse:

tudo o que peguei da interne te fritou,ou não carrega os transistores explodem os resistores chegam a uma temperatura muito alta e queimão acontece rapidinho.alguem pode me ajudar?

Interessante.

Parece que o gerador eólico aí é potente ein? 

A maioria dos geradores  comerciais de pequeno porte não dá mais de 25 watts com ventos normais. 

Para um gerador que dá 25V é interessante carregar uma bateria em 12V DC. 

Você precisa de um regulador buck 

Veja: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-818341414-regulador-tenso-corrente-stepdown-buck-dc-300w-9amp-cod106-_JM 

Estes reguladores buck geralmente são muito eficientes, pois convertem a energia. Isso quer dizer que quando abaixam a tensão, aumentam a corrente.

É diferente de regulador com transistor que abaixa a tensão e mantem a corrente e ainda desperdiça um montão de energia em geração de calor.  

Outras unidades podem ser postas em paralelo para aumentar a corrente de saída.  

adicionado 12 minutos depois

Poderia tirar umas fotos para apreciamos as instalações do seu gerador eólico? 

Eu andei estudando o que seria necessário para se construir um gerador eólico capaz de gerar 400 watts com ventos de 20Km hora (ventos de 5.5 metros por segundos. Ventos de praia). 

image.png.ac7278d052d415f6f3113463338c7349.png

Postado

ola eu já usei um step-down e o transistor do mesmo esplodiu

adicionado 6 minutos depois

@Isadora Ferraz de fato eu tentei diminuir com transito e não deu certo estes reguladores de tensão já queimei muitos. tentei adaptar carregador de 12 voltes e os capacitores explodirão.comprei um regulador de carga de 10 amperes e o primeiro transistor que compõe o conjunto queimou em menos de 20 minutos

Postado
6 horas atrás, Zenir Winter disse:

ola eu já usei um step-down e o transistor do mesmo esplodi

Se estourou foi porque a corrente foi maior que a suportada pelo transistor. Não basta apenas colocar um transistor mais parrudo. O indutor deve ser recalculado para não saturar.

• Membro VIP
Postado

Seu gerador deve estar num tufão kk.

Seguinte... você falou só isso ...

Em 02/01/2018 às 10:45, Zenir Winter disse:

25 voltes

de técnicamente aproveitável sobre sua problemática e convenhamos que é quase zero informação. Com um pouco de esforço até que saiu isso...

14 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

a corrente foi maior que a suportada pelo transistor

Haja bola de cristal e bem polida

De novo... fotos, esquemas,desenhos,características eletro-técnicas do seu sistema por gentileza

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo o caso e o seguinte eu tenho que pegar esta tensão e reduzir para 12 voltes ou 5 voltes.mas já tentei bastantes componentes e placas do mercado livre e todos queimam,não da para usar um trafo? 

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz se voce esta espantada o que diria se eu te dizer que em velocidade sem redução chegou a 44,5 voltes?

Postado
1 hora atrás, Zenir Winter disse:

@Sérgio Lembo o caso e o seguinte eu tenho que pegar esta tensão e reduzir para 12 voltes ou 5 voltes.mas já tentei bastantes componentes e placas do mercado livre e todos queimam,não da para usar um trafo? 

@Isadora Ferraz se voce esta espantada o que diria se eu te dizer que em velocidade sem redução chegou a 44,5 voltes?

Eu gostaria de discutir mais sobre isso. 

Tenho muito interesse nestes assuntos. Meu interesse é na parte mecânica. Já que a parte eletrônica eu já tenho bastante conhecimento. 

Quer provas? 

Veja um de meus vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=Z4hjuxKdwz0&

Eu tenho capacidade de fazer um regulador que aceite de 12V até 100V com muita facilidade. 

adicionado 23 minutos depois

A receita pro seu realugador seria alguns mosfets IR8010 em paralelo. 

Talvez uns 3 ou no máximo uns 4. O que determina a quantidade de mosfets é se a corrente instantânea pulso por pulso do PWM de 50Khz não irá passar de 80 amperes quando o regulador estiver abaixando os 44V para 12V na máxima. 

É impressionante que a corrente possa chegar a 80 amperes e você talvez não acredite. 

Mas são dados de engenharia e a corrente chega sim facilmente a 80 amperes quando o PWM estiver bem fino, regulando de 44V para 12V com a potência máxima. 

Um exemplo: 

Digamos que você queira regular de 44V para 12V.

É uma redução de 72%. 

Os pulsos de PWM nos mosfets ficarão com redução de 72%.

Os pulsos PWM de 50Khz nos mosfets ficarão com apenas 28% de largura. Bem fino os pulsos.

Em compensação a corrente extraída em cada um dos pulsos de 50Khz vai subir 72% de nível. 

Se você tem 300 watts disponíveis em 44V, vai ter corrente de 6,28 amperes. 

Mais se você quer regular estes 44V para 12V e manter os 300 watts, a corrente em 12V já vai ser de 25 amperes.

Isso nos mosfets não muda. Os mosfets vão ter que chavear 25 amperes em 44V. Só que eles chaveiam os pulsos de 25 amperes em 44V com uma largura máxima de 28%, o que vai dar em corrente RMS o equivalente a 6,28 amperes.

Mas o chip do mosfet é sensível aos 25 amperes. Então se o transistor não suportar os 25 amperes, ele explode. 

image.png.6409f9bbd9a5120afaf4b0803d32ea7c.png

adicionado 31 minutos depois

Continuando:

Pro seu regulador é necessária aquela fonte flyback pequena que mostrei no vídeo. Ela fornece a tensão de 12 a 16V que alimentará um circuito de controle de PWM, tal como um UC3843.

Esta pequena fonte Flyback do vídeo aceita a tensão de 12V até 100V e mantem a saída dentro dos níveis adequado ao circuito integrado UC3843. 

A segunda parte do circuito é um conversor Buck seguindo as orientações de corrente e tensão que descrevi acima, onde citei sobre corrente do PWM pulso por pulso. 

fontes113.gif 

Postado

@albert_emule , um step down não é difícil de desenhar, o que mata é a construção do indutor. Nos indutores para fly back, estes tem que armazenar energia para devolver no rebote, o que nos leva a núcleos com gap. No step down creio que dê para usar os toroidais sem gap. Quando a fazer um regulador de 2 estágios, um deles fly-back, vai deixar o regulador com pouco mais de 80% de eficiência, 86% se os indutores forem muito bem construidos, o que não é fácil. Estágio único com bulk pode nos dar de 93% a 97% de eficiência (novamente a questão da qualidade do indutor) e é bem mais simples.

@albert_emule , vamos discutir sobre isso, gosto desse tema e seus vídeos são muito bons.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...