Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Pessoal,

Estou com um problema que é o Seguinte: Tenho um Storage iomega Storcenter Ix2 200 configurado com RAID 0 são dois hds de 1tb, todos os usuário criados e pastas compartilhadas criadas tudo bonitinho e rodando lisinho. faz mais ou menos 2 anos que não mexo com ele pois está rodando tranquilamente, de repente um dos usuário de minha empresa me falou que não conseguia acessar a unidade de backup, sendo assim fui verificar o que ocorria, todas as pastas do armazenamento compartilhado sumiram todo o backup sumiu como se alguém tivesse excluído, porém somente eu tenho acesso, não seria possível algum usuário fazer isso. Pesquisando na net encontrei muitas coisas a respeito de problemas com RAID 0.

Realmente não sabia sobre o RAID 0 sobre a falta de confiança nele e tudo mais.

Enfim gostaria de saber duas coisas a primeira é, se eu tirar os hd do Storage para rodar um software de recuperação de dados, quando eu tirar o hd de dentro dele ele perder o RAID 0 e os arquivos ?

E se alguém já teve esse erro, se é possível recuperar os arquivos ?

• Membro VIP
Postado

1. É possível recuperar os arquivos, mas você precisa que ambos os HDs estejam integros, já conseguiu identificar qual dos HDs está com problema?

2. Já tive 1 problema com RAID 0, no caso até consegui recuperar alguns arquivos porque o HD não estava definitivamente morto. Ele estava com alguns problemas de setores pendentes e começou a ficar lento e perder alguns arquivos. Precisa saber qual dos HDs está com problema e identificar qual o problema, em alguns casos é preciso abrir/trocar peças do HD e por este motivo só usando serviços de recuperação, somente programas não devem prover recuperação.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, dwatashi disse:

1. É possível recuperar os arquivos, mas você precisa que ambos os HDs estejam integros, já conseguiu identificar qual dos HDs está com problema?

2. Já tive 1 problema com RAID 0, no caso até consegui recuperar alguns arquivos porque o HD não estava definitivamente morto. Ele estava com alguns problemas de setores pendentes e começou a ficar lento e perder alguns arquivos. Precisa saber qual dos HDs está com problema e identificar qual o problema, em alguns casos é preciso abrir/trocar peças do HD e por este motivo só usando serviços de recuperação, somente programas não devem prover recuperação.

1 - Nenhum dos HDs está com problemas, eles estão funcionando normalmente, o ocorreu foi que perdeu todas as pastas de compartilhamentos, onde os usuários faziam backup, eu realmente não tenho ideia de como isso aconteceu, pois um dia antes eu estava usando  normalmente, cheguei no dia seguinte e bomba todas as pasta de compartilhamentos sumiram.

Todos os usuário criados no storage estavam lá, todas as regras de permissões estavam lá, menos as pastas, e elas não estão ocultas nem nada, é como se eu tivesse acessado o storage e excluido tudo, entende ?

• Membro VIP
Postado

Como citei pode ser que o HD tenha tido algum problema com setores e já tenha se recuperado, agora ele não mostra mais os problemas. Se colocar o HD no PC e usando um aplicativo, veja como está o SMART deles. Como o sistema funciona em Split, é possível que ele tenha se recuperado mas o firmware não entenda a operação e tenha sido na área de partições por exemplo. Os dados estão lá, mas não tem "mapa" para poder localizar os arquivos.

Ele usa qual tipo sistema de arquivo, pode ser que usando algum programa que tenha suporte a ele consiga reconstruir o RAID.

• Curtir 1
Postado

Quando da pau no raid o storage não inicia pois o sistema é instalado no disco, se ele está ligando e você acessa o sistema deve ser outra coisa.

Eu tenho esse mesmo storage e deu pau no raid uma vez e perdi tudo. Se não me engano tinha apagado umas tabelas de inicialização, sei lá. Formatei e reinstalei o sistema e nunca mais deu pau.

Fiz de tudo pra recuperar e não deu em nada

@Gabriel Cavalcante

• Curtir 1
Postado
Em 12/03/2017 às 11:42, dwatashi disse:

Como citei pode ser que o HD tenha tido algum problema com setores e já tenha se recuperado, agora ele não mostra mais os problemas. Se colocar o HD no PC e usando um aplicativo, veja como está o SMART deles. Como o sistema funciona em Split, é possível que ele tenha se recuperado mas o firmware não entenda a operação e tenha sido na área de partições por exemplo. Os dados estão lá, mas não tem "mapa" para poder localizar os arquivos.

Ele usa qual tipo sistema de arquivo, pode ser que usando algum programa que tenha suporte a ele consiga reconstruir o RAID.

Ele está com um sistema de arquivos XFS.

Instalei uma máquina com linux ubuntu e estou usando um programa para recuperação chamado DiskInternals Raid to Raid, deixei rodando por mais de 7 horas e estava em 90 % quando caiu a energia .... tudo para atrapalhar.... recomecei o processo de recuperação ele listou as pastas e está encontrando os arquivos, tive que remontar o RAID pois não estava reconhecendo. Estou esperando o processo ser finalizado para ver se realmente vou conseguir recuperar não to nem ai para muitas informação porém tem DUAS pastas onde está todas minhas planilhas de controles das 2 filiais que tomo conta. Então tipo todo inventário das máquina, planilhas de controles de senhas, acessos remotos, tudo está lá , não tenho a opção de não recuperar kkkk Mais estou me esforçando para conseguir, caso eu consiga eu aviso vocês de como

• 2 anos depois...
Postado

Boa noite,

Tenho um Storage Iomega Storcenter ix2-200 também com 2 Hds de 2TB cada, rondando em Raid 1 (Espelhamento), Firmware 3.2.14.30167.

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo hoje, sumiram todas as pastas de compartilhamento, por isso cheguei até esse tópico.

porém enquanto estava lendo as postagens, reiniciei o equipamento pelo próprio sistema e as pastas voltaram.

O grande problema desse equipamento, é que o site oficial não possui mais nada sobre ele e não temos mais suporte do fabricante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!