Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
26 minutos atrás, Sacha carletti disse:

@Contiusa sera que a bomba ta funcionando a 3432 rpm?

Tudo indica que sim, porque você não tem nenhum fan que rode a 3400rpm. A bomba era para estar a 4200rpm. Pela rotação dela, tudo indica que o conector está a 7V, e não 12V.

A bomba está no CHA_FAN, não é isso? É o da esquerda ou da direita (para quem está de frente para a lateral do gabinete)? Você precisa entrar no BIOS e setar esse CHA_FAN para full. Se for o da esquerda, é o CHA_FAN 1, se for o da direita, é o CHA_FAN 2.

Eu dei uma olhada no manual do seu BIOS. Entre no BIOS, vá em Advanced Mode e clique em cima onde estiver "Qfan Control". Depois selecione o CHA-FAN que a bomba estiver conectada e coloque em full speed (tem um gráfico com standard, silent, turbo, full speed e manual. Deixe em full speed.

Depois volte no HWmonitor e veja se a bomba está a 4000 / 4200rpm.

Postado

@Contiusa fui la na bios e coloquei em full agora ta rodando a 4326 RPM! eu deixei no mesmo lugar na frente. mas coloquei  o suporte do cooler que não tinha sido usado, assim ele ficou mais longe da parede e o cabo conseguiu chegar no cpu fan. não consegui colocar no teto, não consegui soltar o teto, so a tampa frontal. o teto ta muito duro pra sair então eu desisti. MUITO obrigada pela ajuda! sensacional ter um fórum com pessoas tão dispostas a ajudar! :D 

• Curtir 1
Postado

@Sacha carletti ah, perfeito :thumbsup: Pode deixar assim mesmo com o suporte, na frente do gabinete, porque ele é bem espaçoso e talvez fique até pior em cima.

E a bomba agora está perfeita nos 4326rpm. A recomendação da Corsair é para deixar sempre no máximo, do jeito que está agora -- o máximo seria a 12V, ela devia estar a 7V antes. Rodar a bomba abaixo de 12V acarreta em quabra por causa de vibração e funcionamento errático.

E é um prazer poder ajudar! Se tiver alguma dúvida é só perguntar que a gente ajuda no que for possível!

• Curtir 1
Postado

@Contiusa É normal sair um ar morno dos respiratórios do pc? além disso a tampa do pc também esta morna. isso já estava acontecendo antes de eu trocar o cooler de lugar, mas como não entendo nada de cooler fiquei com medo da ventoinha estar ao contrario e jogando ar quente pra dentro sei la..

Postado

@Sacha carletti até certo ponto é normal, especialmente se você estiver jogando e usando a GTX 1060, pois vai ser a peça de hardware que mais esquenta. Ainda mais no verão. O ar sai quente mesmo.

O mais importante é monitorar as temperaturas. Como você tem o i7-7700K, considere que você tem uma CPU overclocada de fábrica. Ele tem turbo de 4.5GHz com um ou dois núcleos sendo usados. Se todos os núcleos estiverem sendo usados com carga, ele chega aos 4.4GHz nos quatro núcleos. Isso é um overclock mediano. 

Então eu veria da seguinte forma:

Temperatura da CPU em jogos, render, etc:

Excelente - entre 50ºc e 55ºC

Muito bom - entre 55ºC e 65ºC

Regular - entre 65ºC e 75ºC

Preocupante / algo está errado - entre 75ºC e 80ºC

Algo está errado - acima de 80ºC

Mas até os 70-75ºC não é nada que vá prejudicar o processador, mas é bom não deixar dessa forma porque você já está ali perto do limite aceitável.

A placa de vídeo depende da arquitetura, geração, modelo, mas elas são bem mais resistentes, e temperaturas acima dos 80ºC em jogos pesados são "normais". A partir dos 85ºC / 90ºC que começa a fazer o throtling dependendo do fabricante. Throttling é quando o clock da placa abaixa para proteger o hardware. Alguns modelos fazem o throttlilg mais cedo, outros depois. Mas o ideal é ficar entre 55ºC e 75ºC, beirando os 80ºC ou um pouco acima em jogos.

Aí tem o VRM, chipset, etc, que costuma ser a leitura dos TMPINs (0,1, 2, 3, etc) do HWmonitor. O ideal é não passar de 70-80ºC. Preferencialmente entre 45-65ºC.

E os HDs e SSDs eu não conheço muito, mas acho que é por volta de 40ºC. Eles não costumam esquentar muito acima da temperatura ambiente.

Se os componentes estiverem nas faixas ideais ou aceitáveis, o resto é física e termodinâmica :P (ar quente sobe, etc).

E a orientação dos fans costuma ser:

- Fans frontais como intake (soprando para dentro) - como você está com o water cooler, ele está jogando ar quente dentro do micro. Se uma hora você quiser experimentar, pode inverter o fluxo do fan (colocar como exaustor) e ver se melhora ou piora a temperatura em jogos.

- Fans superiores como exaustores (para fora).

- Fans laterais como intake (soprando para dentro).

- Fan traseiro como exaustor (soprando para fora).

Seguindo essa ordem, costuma dar certo. Mas às vezes você troca um fan de orientação e melhora. Varia muito de gabinete e do fluxo que cada um tem. Você pode dar uma pesquisada porque têm vários videos e tutoriais sobre orientação dos fans / gabinetes, etc.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Sacha carletti disse:

@Contiusa legal, parece que ta tudo sob controle por enquanto. mas eu não sei alterar a direção da fan, vou procurar aqui no google ! muito obrigada novamente

:thumbsup: Nesses casos você vira a ventoinha no mesmo lugar (se estiver com a parte de trás para dentro, vire e coloque a parte da frente para dentro). Eles tem a mesma furação de um lado e de outro, então é só virar que ele inverte o fluxo.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!