Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv lg 50pq30r tensões y-sus


Visitante
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá pessoal,não trabalho com isso mas quero consertar essa TV,liga com som mas sem imagem,a placa y-sus dela aparentemente está com defeito,problema quando conecta na t-con,desarma as tensões da placa Y e 15V,já olhei manual e documentação avançada,mas lá não explica de onde vem os 15V que a placa Z-SUS tem que receber,diz apenas que se localiza na Y-SUS>T-CON>Z-SUS.

A T-con é apenas intermediária desta tensão.

Medi todas as tensões que a fonte manda e estão todas 100%,Va=60V,Vs=190V,17V que vai para a placa de sinal,5V,12V etc.

Só Y-SUS ou ela Y-SUS+Z-SUS+X-Buffer conectada,posso ligar o que quiser exceto t-con:

VScan(Y-Scan)=134V

-VY=-185V

5VFG=5V

15V=17V

5V=5V

Conectando o flat da Y-sustain na T-con(que pisca o led indicando o erro),17V cai para 4,41V,o resto das tensões geradas pela Y vão à 0V em alguns segundos.

Teste de diodo achei erro na Y-sus no conector P207 pino OC1(1.6V,deveria ser 1.43V) e P209 pino Stand-By(1.6V,era para ser 1,53V),ambos compartilham a mesma trilha,tem algum erro com os nomes no manua,pois do lado do pino OC1 fica o standby,não podem estar em curto,não sei se é o OC1 ou Standby com defeito.

Enfim,fiquei 3 horas mexendo nessa porcaria,arrumei umas soldas frias mas nada de ligar,transformadores parecem estar bons,nada aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim,eu não sei se é permitido compartilhar,é do lg training center ou algo assim,5 pdfs,um deles gigante 10MB.

https://www.4shared.com/rar/xBBSy1Or/LG_50PQ30.htm

aqui foi onde eu consegui,4shared é chato tem que logar.

lí e lí,mas nada adiantou,o problema só acontece quando eu coloco o flat da t-con,que já está dando problema não vou mais ficar tirando e colocando.

edit:achei algo interessante,mas não resolve o problema,lendo muito lentamente o manual,pág.131:

"3. On Y-SUS: 17V starts off at 17V then very quickly drops to 5V.

FIX: Replacing the Z-SUS board fixed the problems."

diz que é a Z-SUS e não a Y-SUS,ainda tenho minhas dúvidas,pois isso é para quando a tela ainda liga,faz um flash e desliga completamente,antes a tv tinha esse sintoma,mas agora nem liga mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pior que podes ter razão. Aguarde moderação. Mas penso que se capturares tela, editares, destacares os pontos, explicando cada item e tal, não cria problema algum. Durante este processo existe até mesmo a possibilidade de encontrares o defeito

O que você vai ler a seguir é óbvio d+ mas permita-me... Pode ser alguma sobrecarga na placa que é alimentada pelo flat. Teste e reteste cada peça, capacitor em fuga (segura ele!), transistor, diodo, trafo e até mesmo alguma rara fuga na pci.

Se o problema for na tela algo como curto /fuga e afins, só lamento. Pra verificar isso, vê se dá pra fazer a medições desconectando os flat´s da tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hm,os flats da tela eu acho que não precisa tirar,apenas desconectar do y-buffer,aposto que se mexer em flat eu estrago,algum azar que eu tenho,eu editei minha resposta um pouco antes de tu ter postado,está quase igual no manual o defeito que estou encontrando,porém um pouco diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os fusíveis de todas as placas *ainda* estão bons,desmontei a z-sus da TV,tinha medo de mexer nos flats da tela pois sempre acabo estragando essas coisas,mas quando ví que era só 1 contato gigante não hesitei,então achei 2 resistores(R106 e R107) ambos com uma cara meio triste,estão abertos e não consigo ler eles,tem 2 listras as outras apagaram,parece que torraram pois comecei a suspeitar deles quando ví nos furos que eles vão na PCB estão mais escuros.

Olhando as fotos de uma Z-SUS normal parecem ser de 10Ω 10% de 3 ou 5W,mas não achei fotos claras o suficiente para concluir que é isso,estão em paralelo nos pinos ER_COM(tensão prevista de 90V) que vem da Y-SUS.

Para comprar componentes é 50km daqui,pensando em colocar 2 de 2.5Ω 5W em série,eu digo que vai dar no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

só para atualizar,a tv está finalmente "consertada",o que eu fiz>tinham 3 resistores abertos na y-sus,2 estavam em paralelo pareciam ser de 3W 10OHMs cada um,troquei por um 10W 10 OHMs(gigante),e outro que estava subdimensionado e já tinha sido trocado por algum "técnico" mixuruca(sem falar das trilhas arrancas da parte de trás e o péssimo trabalho de solda),que era de 2.2OHMs 2W e deveria ser 3W,troquei por um 2.5OHMs 5W,a Z-SUS comprei outra,mas não precisava eu acho,ela ligava dava uma piscada na tela bem breve e desligava,depois que eu coloquei a outra placa o mesmo sintoma,eu só estava ligando a fonte na tomada direto que armava 5V VS e VA automaticamente,mas ligando na placa principal já com a Z-SUS nova a tela ligava azul toda e logo desligava.ficou uns 3 dias para alí,hoje fui pensar que eu já tinha ajustado VSCAN o mais próximo possível do que o painel pedia(138V mas a y-sus só entrega até 137.6V) com o potênciometro no máximo já,decidi dar uma folga,e daí agora ela liga e funciona tudo,porém a imagem está esverdeada e cheia de chuviscos,vou ver se é o set_up e set_down ou o próprio VSCAN que estava desarmando a TV.

obs>quando troquei a z-sus tambem troquei o indutor já que ele está lá em ressonância com o painél,a minha tv é modelo de 2010 e a placa que comprei era de 2009 com um indutor bem menor(menos espiras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para finalizar tudo,desisti de continuar mexendo naquela y-sus,comprei outra funcionando por um preço muito bom,troquei o indutor(pois a placa que comprei era de uma revisão mais antiga feita para outro painel),ajustei as tensões e funcionou tudo,valeu totalmente a pena ter consertado,essa tv tem uma imagem muito boa e a resolução de 1366x768 parece full hd,tenho tambem uma 42PQ30R,a irmã de tela menor desta,mas a de 50 polegadas tem mais definição na minha opinião,estou usando como monitor esta tv,é enorme,a uma distância de 1,2 metros,só peca nos textos,tem que dar uma aumentada na fonte,tomando todos os cuidados para não causar burn-in(esconder barra de tarefas,deixar a imagem no modo orbiter,que fica deslocando a imagem por 2 pixels a cada 2 minutos,brilho baixo),deixei ela sem a tampa traseira,o que é um pouco perigoso mas tomo os cuidados,e mirei um ventilador para as placas,esquenta nada agora,se uma tv de plasma for bem cuidada dura pelo menos 10 anos,essa já tem quase 8.

aqui a foto de como ficou,bem ghetto,o ventilador está feio mesmo,pelo menos é silencioso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!