Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou precisando controlar um motor elétrico mas estou em dúvida. Como faço para controlar a velocidade dele? Um dimmer assim resolve?

http://www.americanas.com.br/produto/9911524/dimmer-controlador-de-velocidade-para-liquidificador-e-outros-aparelhos-ate-1000w?WT.srch=1&condition=NEW&cor=Branco&epar=&epar=bp_pl_00_go_ep_todas_geral_gmv&gclid=CLGvitnk09ICFVgIkQodB-UCSA&opn=YSMESP&sellerId=10226350000124

O motor(universal) é de um aparador de grama: 1000W, 220V, 10000rpm. A corrente não tenho certeza, mas acho que é de 2,6 A.

Outra dúvida: Posso ligar diretamente na rede elétrica ou corro risco de queimá-lo? Preciso de mais algum dispositivo?

Obrigado!!

Postado

esse video te ajuda? eu não sou muito bom com eletronica mais  o motor deve ter corrente maxima e se você acha que o motor suporta essas corrente ele vai queimar pois a corrente 220v tem 60a e bastante.né?

Postado

Mas nem pense em utilizar um dimmer para controlar um motor de indução gaiola-esquilo. O motor vai rodar na nominal sem carga e vai puxar uma corrente dos infernos quando tiver carga, aquecendo e queimando. O motor do liquidificador é do tipo universal ou serial se assim preferir. Trabalha tanto em AC quanto em DC. O motor de indução que você tem só trabalha na tensão e rotação nominal. Para se variar a rotação com segurança, o que se faz é variar a frequencia e a tensão sobre o motor, de forma simultânea. Dessa forma, o seu motor de 220Vx60Hz pode trabalhar na metade da velocidade aplicando 110Vx30Hz. Nos bons inversores o torque se mantem estável em toda a faixa de velocidade. Se procurar, tem uns inversores baratos por aí. Não possuem uma grande performance mas tb não queimam o motor.

adicionado 5 minutos depois

Desculpe, na primeira leitura não havia notado que o motor é do tipo universal. Vai fundo, tem apenas que verificar se o dimmer aguenta a corrente do motor. Boa sorte.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Mas nem pense em utilizar um dimmer para controlar um motor de indução gaiola-esquilo. O motor vai rodar na nominal sem carga e vai puxar uma corrente dos infernos quando tiver carga, aquecendo e queimando. O motor do liquidificador é do tipo universal ou serial se assim preferir. Trabalha tanto em AC quanto em DC. O motor de indução que você tem só trabalha na tensão e rotação nominal. Para se variar a rotação com segurança, o que se faz é variar a frequencia e a tensão sobre o motor, de forma simultânea. Dessa forma, o seu motor de 220Vx60Hz pode trabalhar na metade da velocidade aplicando 110Vx30Hz. Nos bons inversores o torque se mantem estável em toda a faixa de velocidade. Se procurar, tem uns inversores baratos por aí. Não possuem uma grande performance mas tb não queimam o motor.

Esse cara só fez 3 posts e nos 3 tem informações importantes e de se elogiar.

To achando que esse cara é o cara! hehehe

Seja bem vindo meu amigo.

• Curtir 2
Postado

Sobre a corrente, o cáculo é simples: a maioria dos motores possui 80% de rendimento. Isso significa que 1000w de potencia divididos por 80% resulta em um consumo de 1250W. 1250W divididos po 220v resulta em 5,7A

• Curtir 2
  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!