Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar a placa GTX 1060 ou RX 480?


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Tenho pesquisado entre as placas GTX 1060 de 6 GB e a RX 480 de 8 GB.

Minha ideia é substituir minha GTX 460. 

 

Meu orçamento é de +- R$ 1200,00. Não quero investir muito pois ainda quero comprar um monitor mais pra frente.

 

Me interessei nesta GTX 1060 da Gigabyte. 

Também me interessei nesta GTX 1060 da Galax.

E também nesta RX 480 da XFX.

 

Nas pesquisas que fiz conclui o seguinte.

 

Pontos a favor dessas placas da nVidia: menor TDP, rodam a maioria dos jogos com um percentual um pouco maior que as placas da AMD, melhores opções de OC.

 

Pontos a favor da AMD: mais memória de vídeo, menor preço, tendência a rodar melhor ou de forma parelha com a nVidia os jogos em DX12 e Vulkan. 

 

Ando com dificuldades em achar as placas da AMD por um preço legal. Na Kabum está muito caro. Acho que a galera limpou os estoques ali por dezembro.

Pelo que pesquisei esse modelo da XFX da RX 480 é meio capada (a GTR é melhor, mas não achei ela por um preço mais em conta).

 

Estou a poucos dias estudando essas placas e gostaria da opinião de vocês para me ajudar a me decidir.

 

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conheço essa dúvida, e como. Não vou dizer qual é "a melhor", vou dar minha opinião pelo que eu mesma tenho pesquisado sobre isso.

 

Acredito que a RX 480 será melhor a longo prazo, daqui a um ano ou dois ela vai estar igual a GTX em DirectX 11 (se você comparar, a diferença entre elas chegava até uns 20% de desempenho, mas com updates de drives a RX já diminui e muito esse percentual) e melhor no Directx 12 e Vulcan, logo se os produtores decidirem seguir esse caminho, a RX é a melhor opção, mas não sabemos.

 

Se eu fosse na RX, porém, compraria o modelo de 4gb. Há testes que mostram que ela não consegue utilizar seus 8gb eem jogos bem otimizados 4gb é o bastante para full hd no high. Pessoalmente não acho que valha a pena pagar 200~300 reais a mais só pra ligar alguns filtros a mais em alguns jogos mal feitos, mas isso é de cada um.

 

Além disso, até 25 de maio você ganha Doom se comprar a RX.

 

Contudo, me inclino mais pela GTX, considero-a mais segura.

No aqui e agora ela é melhor e o futuro é apenas especulação, então vai saber.  E muitos jogos são (e creio que por um tempo ainda serão porque a Nvidia tem um monopoliozinho aqui) baseados na tecnologia Nvidia, isso lhe dá vantagens.

Além disso, se você fizer uma pesquisa pela RX 480 você encontra muita coisa de gente sofrendo com bugs (telas azul aleatórias, incompatibilidade de drives, etc.), justo dizer todo mundo que vi conseguiu resolver ou mexendo em alguma config da placa ou com um update de drive o que a AMD é bem consistente em fazer, e muitos nem sequer tem esses problemas, mas EU prefiro não arriscar, não gosto de ter dor de cabeça com meu PC.

 

Enfim, não acho que exista uma escolha "óbvia" de qual a melhor. Por FPS, no momento é a GTX, mas isso tá sempre mudando. Considero a RX mais uma aposta que pode render mais no futuro, mas não há certeza.

 

No fim, você pode ir na opinião mais popular e "ir na mais barata" e vê no que dá, você realmente não vai saber se foi a escolha certa até daqui uns anos, porque, a menos que dê vários problemas agora, elas são praticamente o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother dá uma olhada nesse links aqui:

 

http://www.balaodainformatica.com.br/placa-de-video-power-color-radeon-rx-480-8gb-red-devil-ddr-ref109330/p

 

http://www.formigari.com.br/hardware/placas-de-video/placa-de-video-radeon-rx-480-red-dragon-8gb-gddr5-256bits-axrx-480-8gbd5-3dhd-powercolor.html

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-galax-geforce-gtx-1060-oc-60nrh7dsl9oc

 

Eu também estou pensando em trocar minha VGA por uma dessas, dai achei esses preços ai com uma boa relação custo/benefício para pagamento à vista. A diferença de performance dessas VGAs nem é algo tão absurdo pelo que andei pesquisando, então fica mais por conta do preço mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se existir alguma possibilidade de no futuro comprar 2 va de radeon pois o dual grafics deles está muito mais sólido, se não me engano não da pra fazer sli e 1060, caso goste da marca va de geforce  q é mais forte, a 1060 é uns 4-8 frames mais rapida em fullHD, minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg está difícil a briga, mas tudo indica que vou na GTX 1060 modelo Gigabyte G1 Gaming. O sistema dos coolers parece eficiente, tem backplate, e possui consumo inferior a RX 480. Quanto as atualizações de drivers, aqui na minha própria GTX 460 passei por atualizações que corrigiam algumas telas azuis bem como aumento de FPS em jogos. Mas se eu achasse uma RX 480 por preço menor que a GTX 1060 com refrigeração legal e backplate, talvez iria pegar ela. A placa da XFX que citei antes mão me convenceu muito.

@DevilDark legal as dicas. Essa placa da pichau eu tinha visto antes, mas eu quero uma com backplate :)

@Wesley Sidney não tenho ideia de fazer SLI/CROSSFIRE   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eaí galera.

Apenas para atualizar, eu peguei uma GTX 1060 da Asus, modelo Strix OC.

Essa linha possui um bom sistema de refrigeração com três coolers e design muito bonito. 

Existe uma placa da RX480 com esses mesmos recursos, praticamente são idênticas.

 

Por fim concluí o seguinte: com o passar do tempo, a RX480 teve várias atualizações que melhoraram o desempenho tanto em DX11 quanto em DX12. Em termos de DX11, ela está bem próxima da GTX 1060 e em termos de DX, está uns 8% melhor na média.

 

Pelo que entendi das placas da AMD, elas contam com uma arquitetura aonde o processamento assíncrono é melhor explorado, por isso existe o ganho no DX12. Para a nVidia é um pouco mais complicado lidar com isso, pois depende unicamente de emulação/driver otimizados.

 

De qualquer forma, ambas as placas conseguem rodar vários jogos no Ultra em Full HD acima de 60 FPS (meu monitor é 60Hz, então está tranquilo).

 

Apenas decidi em pegar a GTX pelo fato dela consumir menos energia. Espero ter feito uma boa aquisição e que sejam lançados novos drivers para melhorar o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!