Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor eólico 12V


Posts recomendados

Olá, sou novo por aqui e não entendo muita coisa de eletrônica. Então vim tirar umas dúvidas.

 

Estou planejando instalar uma iluminação led de baixa luminosidade tendo como fonte de energia um (ou mais) pequeno motor de 12V, com uma hélice, que irá girar de acordo com a velocidade do automóvel. Tenho algumas dúvidas:

01- Os motores 12V sozinhos sempre vão gerar corrente a 12V?

02- Motores de 5V não funcionam com led 12V?

03- Quanto mais leds forem ligados ao motor, maior deverá ser a rotação para obter a mesma luminosidade?

04- Quanto mais rpm o motor suporta, melhor?

05- Quanto maior o motor, mais energia ele gera em relação ao rpm?

06- Quantos rpm um motor desses faria com um vento de 180km/h?

07- O excesso de corrente queimaria o motor e os leds? Como limitar isso?

08- O motor poderia ser usado para carregar um power bank 12V ao mesmo tempo que acende o led?

09- Que motor à venda seria mais indicado? DVD, furadeira, impressora, ventilador... todos servem?

 

Aceito dicas e links!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Wutsachi2017 disse:

Olá, sou novo por aqui e não entendo muita coisa de eletrônica. Então vim tirar umas dúvidas.

 

Estou planejando instalar uma iluminação led de baixa luminosidade tendo como fonte de energia um (ou mais) pequeno motor de 12V, com uma hélice, que irá girar de acordo com a velocidade do automóvel.

Aqui tenho que saber se a intenção é iluminar ou variar a luminosidade do led de acordo com a velocidade. Tipo um cata vento?

 

Tenho algumas dúvidas:

01- Os motores 12V sozinhos sempre vão gerar corrente a 12V?

Depende muito do tipo de motor!!! (você vai ler muito isso)

 

02- Motores de 5V não funcionam com led 12V?

LEDs geralmente são 3v, então usa-se um resistor para "baixar os 5V para 3v"

 

03- Quanto mais leds forem ligados ao motor, maior deverá ser a rotação para obter a mesma luminosidade?

Em suma sim, e não...rsrs  Depende do tipo de motor e da corrente que ele gera.

 

04- Quanto mais rpm o motor suporta, melhor?

Não entendi, mas os motores tem uma limitação de giro RPM, porém quanto maior a rotação maior a tensão gerada na maioria dos casos.

 

05- Quanto maior o motor, mais energia ele gera em relação ao rpm?

Em geral quanto maior for o motor maior a corrente que ele gera e maior a tensão em relação a rotação, MASSSSS...depende do motor.

 

06- Quantos rpm um motor desses faria com um vento de 180km/h?

Depende do motor pô!...hehehe Mas geralmente com 180Km/h os motores costumam quebrar ou pegar fogo...hehehe ( é sério)

 

07- O excesso de corrente queimaria o motor e os leds? Como limitar isso?

Excesso de tensão queimaria os LEDs corrente não, o motor não queimaria, limita-se a corrente para os leds com um resistor, como já disse antes.

 

08- O motor poderia ser usado para carregar um power bank 12V ao mesmo tempo que acende o led?

depende do motor, depende do motor, depende do motor, depende do motor !!!!

 

09- Que motor à venda seria mais indicado? DVD, furadeira, impressora, ventilador... todos servem?

Nenhum deles é recomendado para "gerar" eletricidade, porém funcionam caso sejam poucos leds e do intuito final disso.

 

Aceito dicas e links!

 

Nos diga a finalidade desses LEDs e quantos são.

Mas resumindo: DEPENDE DO MOTOR!!! hehehe

Mas antes de você responder, acho que a melhor escolha seria um ventilador 5V ou 12V, 127 ou 220 não serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses motorzinhos não são muito eficientes, nem como motores quanto mais como geradores, acredito que um motor brushless (sem escovas) seria melhor com gerador. a tensão gerada sera proporcional a rotação do motor, e a corrente sera proporcional a bitola do enrolamento, um motor maior vai gerar mais corrente, mas tambem tera mais perdas mecanicas, principalmente nas escovas...

 

Do ponto de vista energético, acho mais simples simplesmente ligar esses LEDs na bateria do carro, pois a resistência aerodinâmica acrescentada por esses "cataventos" vai fazer o carro consumir mais combustível de qualquer forma, sem contar o risco duma gambiarra dessas se soltar e atingir o para-brisa de alguém. 

 

Outra opção seria instalar um painel solar de uns 30~40W para alimentar a fita LED e ate carregar uma pequena bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Nossa, parece complicado kkk. Que eu tenha visto os leds de carro são 12V. Acho que colocaria apenas uns 4 deles no máximo, que só acenderiam quando a velocidade estivesse mais alta, com luminosidade proporcional à velocidade. Esses leds seriam alimentados exclusivamente pelo motor eólico para obter esse "efeito de velocidade". Para evitar que o motor queime a 180km/h, eu poderia colocar uma barreira parcial para desacelerar o vento.

 

@F4b10 São só uns 2 ou 4 leds pequenos, acho que não precisa de um motor sofisticado rs. A ideia seria fazer uma iluminação proporcional à velocidade. Ligar na bateria não daria esse efeito. Tudo seria fixado com parafusos. Caso eu coloque outros leds que não precisem desse efeito, vou colocar direto na bateria mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wutsachi2017 disse:

@cesardelta1 Nossa, parece complicado kkk. Que eu tenha visto os leds de carro são 12V. Acho que colocaria apenas uns 4 deles no máximo, que só acenderiam quando a velocidade estivesse mais alta, com luminosidade proporcional à velocidade. Esses leds seriam alimentados exclusivamente pelo motor eólico para obter esse "efeito de velocidade". Para evitar que o motor queime a 180km/h, eu poderia colocar uma barreira parcial para desacelerar o vento.

OK, agora sim posso te recomendar com certeza um ventilador de 5 ou 12V, eles tem ímãs permanentes que "gera mais fácil"

O caso é que isso não ficará muito preciso, com pouca velocidade do carro os leds se acenderam com a luminosidade máxima e com muito pouca velocidade eles nem acenderam.

Você teria que limitar a rotação mecanicamente para ele não se quebrar com o vento forte e fazer um teste de qual a tensão máxima ele atinge já limitado para calcular os resistores dos leds.

Quando você diz:

8 minutos atrás, Wutsachi2017 disse:

Que eu tenha visto os leds de carro são 12V.

Eles são 12v porque tem um resistor já calculado para 12V dentro do soquete no seu caso teria que tirar esse resistor e colocar um calculado para seu caso. (testar)

 

15 minutos atrás, Wutsachi2017 disse:

Nossa, parece complicado kkk.

Gerar eletricidade é complicado, depende de muitos fatores, por isso é cara a conta de energia :P

Mas no seu caso, nem tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Wutsachi2017 disse:

@cesardelta1 Nossa, parece complicado kkk. Que eu tenha visto os leds de carro são 12V.

 

@F4b10 São só uns 2 ou 4 leds pequenos, acho que não precisa de um motor sofisticado rs. A ideia seria fazer uma iluminação proporcional à velocidade. Ligar na bateria não daria esse efeito. Tudo seria fixado com parafusos. Caso eu coloque outros leds que não precisem desse efeito, vou colocar direto na bateria mesmo.

 

LEDs de 12V geralmente são fitas LEDs ou então lampadas LEDs de potencia destinadas a farois, em ambos os casos o consumo é bem maior que um LED comum + resistor...

 

O indicador precisa mesmo ser LEDs luminosos? como o @cesardelta1 ja disse, a baixa velocidade os LEDs não iriam acender, um indicador mais preciso seria um galvanômetro de ponteiro, tipo esses que eram usados em VU meters em aparelhos de som antigos, e multímetros analógicos, com o resistor certo ele indicaria mesmo tensões minimas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, F4b10 disse:

LEDs de 12V geralmente são fitas LEDs ou então lampadas LEDs de potencia destinadas a farois, em ambos os casos o consumo é bem maior que um LED comum + resistor...

Sinceramente não conheço, obrigado por explicar.

Deixo com você então Fabio, para ajudar o colega aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wutsachi2017 disse:

Podem ser outros tipos de lâmpada. Se os leds não iluminam proporcionalmente à velocidade, então a gente poderia usar incandescentes se for o caso. Daquelas pequenas.

 

Se voce faz questão de um indicador luminoso para a velocidade do vento, um circuito pronto que faz exatamente isso, seria um VU meter:

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/8076-vu-meter-bargraph-com-o-lm339-art1440

 

No ML tem kits prontos com 5 a 100 LEDs:

 

http://eletronicos.mercadolivre.com.br/kit-vu-meter_OrderId_PRICE

 

Um VU Meter com LEDs basicamente é um circuito os LEDs vão acendendo conforme o nivel de tensão do sinal sobe, o sinal nesse caso poderia ser gerado por uma pequena ventoinha modificada e exposta ao vento, ou ate uma hélice em um motor de DVD; mas pra obter linearidade, o circuito do VU meter precisaria ser alimentado por uma fonte externa estabilizada, um regulador LM7809 ligado a bateria do carro serviria.

 

Para alimentar o circuito só com o vento seriam necessário 2 "cataventos", um seria usado para recarregar uma pequena bateria de chumbo, ou mesmo pilhas recarregáveis, que alimentariam o circuito, e a outra forneceria o sinal variável para acender os LEDs, se tentar ligar tudo em uma único gerador, a própria bateria descarregada pode agir como carga e alterar a tensão no gerador.

 

No caso do uso de lampadas, elas apenas acenderiam e aumentariam o brilho conforme a tensão aumenta, não dando o efeito esperado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu projeto penso ser puramente didático pois vento nesta velocidade deve estragar seu dia. E se seu carro nesta velocidade pode estragar vários dias. E claro, uso em carro pra carregar gadgets é extremamente ineficiente se comparado com carregador xing ling de acendedor de cigarro. A não ser que queira impressionar alguma gatinha kk

 

Virtualmente qualquer motorzinho dc com ímãs pode ser gerador. Estes de cooler também mas tem que desmontar e achar os fios pois o circuito deve atrapalhar.

Destaco também motor de passo de impressora p.ex. Ele tende a ser até melhor pois é "brushless". Ele gera ac, portanto deve usar diodos ou leds em antiparalelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Esse VU meter é legal, mas a minha ideia era diferente, acho que não consegui explicar direito.

 

Seria uma iluminação difusa no interior do carro, que ia ficando mais forte de acordo com a velocidade do carro. Todas as lâmpadas devem acender ao mesmo tempo.

Sei que isso poderia ser feito ligado na bateria, com luminosidade proporcional ao rpm do carro. Mas queria algo independente da bateria, daí tive a ideia do motor eólico.led.jpg.e572674fb1a28dcb36af0e6aca699308.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!