Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou desesperada, comprei uma fonte da corsair da serie cx600W , mas estou com um pouco de medo em liga-la. Vi em vários comentários em videos e até aqui no mesmo no Forum, de que deve ligar a fonte direto na tomada ou em um filtro de linha, mas fui em uma loja de Hardware e perguntei se tenho que usar um filtro de linha, ligar no estabilizador ou na tomada.

Ele me disse que o filtro de linha só serve para filtrar a corrente , e que o certo mesmo seria eu ligar a fonte em um estabilizador de pelo menos 700W. 

Sou leiga nesse assunto de Hardware, mas vi na etiqueta da fonte que ela e bi-volt e as tensões dela são 100v~240v  , mas no site da Corsair vi sobre as especificações da minha fonte e vi que a tensão dela e de 110v~264v.

Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida, pois quero ligar a fonte mas estou com medo pois é a minha primeira fonte gamer, e nunca tive experiencia com fontes de potência alta e real.

Postado

Recomendar estabilizador deveria ser considerado crime.

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/razoes-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc.254007/

Pode ligar direto à tomada. Se quiser mais proteção compre um protetor contra surtos da Clamper ou Upsai. Não é obrigatório ter, mas muito aconselhável. Filtro de linha é um nome genérico que muitas extensões simples de 20 reais levam.

http://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=Clamper

Cair a energia não danifica componentes, pois as fontes, placas-mãe etc. têm proteções - o problema é o surto que geralmente acompanha o retorno da energia. Mais um motivo p/ comprar um DPS.

• Curtir 4
Postado

@Sara007 Estou na minha 2ª CX600, nenhuma das duas queimaram, sempre liguei na tomada. Algumas pessoas recomendam filtro de linha, mas não acho necessário, a menos que queira ter certeza que nada de ruim acontecerá.

Dificilmente essa fonte queima, a minha anterior só foi embora porque vendi o computador junto e aqui algumas vezes a luz caiu e nada aconteceu nela, fique tranquila. Raro alguém falar que uma CX queimou, eu mesmo nunca vi.

• Curtir 2
Postado

Razzee então posso liga-la direto sem medo algum, mas se a energia acaba de repente e volta levando apenas 3 segundos a fonte corre risco?

Nas especificações diz que ela tem PFC ATIVO.

Postado

Muito obrigado, vou agora mesmo fazer a instalação dela :thumbsup:.

Mas minha ultima duvida, percebi que dentro da minha fonte tem um plastico acho que é de  acrilico em baixo do cooler e entre alguns componentes, tem algum risco de derreter e danificar? Ou é melhor eu abrir a fonte e retirar?

OBS: A fonte chegou ontem na minha casa e estava tudo ok, lacrada e com toda a segurança na embalagem.

Postado
10 minutos atrás, Sara007 disse:

Razzee então posso liga-la direto sem medo algum, mas se a energia acaba de repente e volta levando apenas 3 segundos a fonte corre risco?

Sim, o risco existe. Como a energia cai e volta muito rápido você não tem chance de tirar os aparelhos da tomada. Agora a fonte do seu monitor, home theater ou seja mais o que estiver ligado ao PC não vai segurar o surto de energia e pode levar à queima da placa-mãe pelo HDMI. Linha telefônica também é uma ameaça. 

Único plástico que você deve tirar é o que vem em cima do logo da Corsair na ventoinha da fonte. Não sei para que serve a chapa de acrílico embaixo da ventoinha, mas não deve ser removida, porque alguma finalidade ela tem. A temperatura interna da fonte é nada comparada ao ponto de fusão do material.

• Curtir 1
Postado

Entendi, então se eu ligar somente a fonte na tomada e os demais acessórios como monitor, impressora,modem etc., vou liga-los no estabilizador, posso fazer isso deixando somente a fonte direto na tomada?

Postado

Estabilizador até chega a ser útil com fontes genéricas com seletor de tensão ou usado como transformador, mas proteção não oferece. Esses seus aparelhos devem ter fonte bivolt e a cada "tec-tec" do estabilizador é uma correção a mais que elas fazem, além de aumentar o consumo. Sugiro que leia o tópico do @faller.

Por enquanto pode ligar os aparelhos direto à tomada. Ter algum aparelho danificado a curto prazo é improvável que aconteça.

http://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-010872

Sai bem mais barato que comprar qualquer outro aparelho que você tem aí novo. Se paga sozinho com o tempo.

• Coordenador
Postado

@Sara007 Seja bem-vinda ao Clube do Hardware. :)

Estabilizadores NUNCA devem ser usados, independentemente do tipo de fonte ou equipamento. Essas tranqueiras são perigosas e podem danificar qualquer equipamento eletrônico:

Leve o estabilizador a algum local de reciclagem de lixo eletrônico. Ou então use como peso de porta, como muito bem sugerido pelo colega @Telmo Chaise

Sua fonte não é bivolt, é full range. Opera dentro de uma faixa de tensões, como você encontrou no site da Corsair.

E não sei em qual loja de hardware você foi, mas recomendo que não volte lá. Procure algum lugar com pessoas que saibam do que estão falando, e não com amadores capazes de fazer a insanidade de recomendar o uso de estabilizador. ;)

PpDjVKr.jpg?1

Você pode perfeitamente ligar a fonte direto na tomada, mas o ideal seria providenciar um bom anti-surge (incorretamente chamado de filtro de linha no Brasil). Recomendo os da marca Clamper.

45 minutos atrás, Sara007 disse:

Oi, mas tipo se a luz acabar e voltar dentro de uns 2segundos pode danifica-la?

Vai e volta de energia não provoca queima de equipamentos. Surtos associados podem provocar. E daí entra o "filtro de linha" como proteção.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Entendi muito obrigada pelas dicas, e agora ela já esta direto na tomada.:thumbsup:

O

Em 01/04/2017 às 21:21, Foxwalt disse:

anti-surge

já estou providenciando.:D

• Membro VIP
Postado
Em 01/04/2017 às 20:36, Sara007 disse:

Faça você mesmo a experiência.. Puxe a tomada da sua fonte, da parede, conte rápido até 2 e reinsira a mesma. Vais notar que seu PC não vai ligar. Como queimaria alguma coisa se nem ligar sozinho ele liga, no retorno da energia??????? Pense... Pense um pouco..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...