Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preocupações com placa-mãe e processador novos?


Posts recomendados

Gente resolvi fazer um up no meu computador, e comprei uma nova placa-mãe um novo processador e um pente de ram, o HD/fonte vão continuar os mesmos.
A dúvida é, eu preciso me preocupar com algum driver? ou eu posso simplesmente conectar tudo e depois eu baixo os drivers quando tudo tiver ligado?
A config é
 uma placa-mãe: H110m-h 1151

 um processador pentium G4560
 uma memória hyper x ddr4 de 4GB

Tava na dúvida se eu deixava ou não alguns drivers baixados já no meu HD.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

A princípio o Windows deve reconhecer os drivers e instala-los automaticamente. Caso isso não aconteça, ou melhor, independentemente disso, vá ao site do fabricante da placa-mãe pois lá os drivers estarão sempre atualizados, vou recomendar o contrário do que o nosso amigo @husardoRodrigues indicou: não utilize o CD-ROM que vem com a placa pois os drivers alí contidos são da época em que a peça foi fabricada, ou seja, muito provavelmente estão defasados. 

 

Em tempo: minha experiência que tive com esse tipo de operação (mudar placa-mãe sem formatar) é de que o Windows fica mais lento devido à alguma incompatibilidade de drivers (novos drivers versus drivers antigos que não foram 100% removidos). Claro que isso não é regra, de certo nem deveria acontecer como pode ou não acontecer. Aconteceu comigo algumas vezes e se acontecer com você já sabe o que pode ser. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, P. Sousa disse:

o Windows fica mais lento devido à alguma incompatibilidade de drivers

Lembro disso quando eu tava lendo uns foruns no Tom's. Teve casos que alguns recebiam BSOD, outros loading infinito e alguns funcionavam normalmente.

Sempre recomendam formatar mas né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Raul Melo disse:

Lembro disso quando eu tava lendo uns foruns no Tom's. Teve casos que alguns recebiam BSOD, outros loading infinito e alguns funcionavam normalmente.

Sempre recomendam formatar mas né

Isso!

 

Aconteceu comigo algumas vezes. Dá mais trabalho mas eu sempre prefiro formatar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Raul Melo disse:

 

@P. Sousa O que é interessante, porque por exemplo, o Windows automaticamente instala se, por exemplo, trocarmos a CPU.

 

Sim, mas CPU não é algo que precisa de driver. Ele simplesmente reconhece o novo componente, não precisa de software. No caso de uma placa-mãe são sim necessários alguns programas (rede, áudio, chipsets); nesse caso o que eu acho que ocorrre é um problema na troca dos drivers instalados. 

 

4 minutos atrás, Raul Melo disse:

 

E eu não lembro de existir um "driver de placa-mãe"

De fato, não existe. É como falei acima, são vários drivers para a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, husardoRodrigues disse:

Oh para vocês o Gabriel Torres neste artigo recomenda o Driver Booster.

Não se onde tiraram que é um programa não confiável...

 

 

Não "desrecomendei" o programa. Mas eu, particularmente, não utilizo. 

adicionado 0 minutos depois
agora, Raul Melo disse:

@P. Sousa E se entrarmos na BIOS e desabilitarmos?

 

Desculpe, não entendi... desabilitar o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BarryAllenz vai ter conflito, o melhor é formatar e reinstalar do zero no novo sistema. 

 

Tem uma ferramenta no windows 7 que "volta as configurações de fábrica" aí o windows desinstala todos os drivers e deixa como se fosse a primeira inicialização. Porém, não sei se o windows 10 possui tal função.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Raul Melo disse:

@P. Sousa Audio, usb's, video integrado

Ué, não faz sentido, desativando realmente não vai haver conflito mas você também não vai utilizar esses componentes, acho que você viajou aí nessa ideia rs

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

 

@BarryAllenz vai ter conflito, o melhor é formatar e reinstalar do zero no novo sistema. 

 

Tem uma ferramenta no windows 7 que "volta as configurações de fábrica" aí o windows desinstala todos os drivers e deixa como se fosse a primeira inicialização. Porém, não sei se o windows 10 possui tal função.

 

 

Mas dessa forma ele também perde os arquivos salvos no computador. Seria necessário fazer um backup de tudo do computador dele. Ou seja, praticamente uma formatação. Estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P. Sousa Não sei, fiz isso para uma amiga, pois ela n sabia formatar, e eu n podia ir na casa dela, assim, ela me deu o HD, cheguei em casa, instalei o windows, usei essa ferramente, ele desligou e quando ela iniciou lá, funcionou sem bugs e iniciou como se fosse a primeira vez.

 

é esse o comando Site do comando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@P. Sousa Não sei, fiz isso para uma amiga, pois ela n sabia formatar, e eu n podia ir na casa dela, assim, ela me deu o HD, cheguei em casa, instalei o windows, usei essa ferramente, ele desligou e quando ela iniciou lá, funcionou sem bugs e iniciou como se fosse a primeira vez.

 

é esse o comando Site do comando

Bem interessante, não conhecia. Resta saber se não vai zerar o HD pois parece a tela de instalação bootavel do  Windows. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, husardoRodrigues disse:

Se comprou novo, na caixa da placa-mãe já vem um CD com todos drivers, então não há nada pelo que se preocupar.


Complemente isto a uma formatação do zero que não terá nenhum problema.
Eu sempre formato quando troco alguma peça no PC para evitar qualquer eventual problema. Lembrando que formatar do zero apaga todos os arquivos da partição em questão, por isto é interessante deixar apenas aquela partição de 60~100GB apenas para o sistema e programas básicos do dia-a-dia.
Caso não tenha o disco de instalação que vem junto, basta utilizar os drivers que geralmente estão no site do fabricante.

Referente a estes programas como Driver Booster, só não uso porque você pede para baixar um driver de vídeo, e baixa um driver de audio de outro fabricante... Agora problemas problemas nunca tive, mas claro, é por conta e risco de cada um. Só acho dispensável uso destes programas caso a pessoa já sabe onde achar os drivers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixar drivers manualmente sempre será o mais confiável...

 

Porém estes programas como: Slim driver, Driver booster, etc, são uma mão na roda; porém, nem tudo é flor que se cheire. Pode ser que vocês tenhem sorte (no meu caso nunca consegui essa sorte) e estes programas baixem drivers errados e "buguem" os seus PCs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, P. Sousa disse:

você também não vai utilizar esses componentes

Aí você pode entrar no windows e desinstalar eles :3

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Sr. Coxinha disse:

programas baixem drivers errados

No meu caso, veio drivers desnecessários, instalções de Flash PLayer, instalaçôes de drivers de bluetooth que nem existem, e navegadores que eu disse que NÃO queria

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raul Melo disse:

Aí você pode entrar no windows e desinstalar eles :3

Eu entendi o que você quis dizer, na minha cabeça e na sua pode até fazer sentido, mas para resolver o problema do amigo que abriu o tópico isso pode ser complicado por demais, além de não ter 100% de eficiência. Afinal, nem eu nem você conhecemos a BIOS do cidadão a ponto de garantir que ele vai conseguir lidar com todos os eventuais problemas caso não consiga desativar tudo que precisa.


@BarryAllenz você já tem muitas opiniões, julgue o que achar mais cômodo pra você e boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!