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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Emerson Chou

Seria possivel resolver pra min

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Gostaria de pedir um favor se poderia mudar os codigo do C++ para C que eu nao estou conseguindo do jogo .... obrigadoo! 

 

                                  -- Observações --

 * O uso do loop do while mantém uma estética lógica mais firme ao código, um exemplo disto
 é o fato de que o void embaralha, responsável pela indexação dos valores às cartas, é executado
 antes mesmo da construção visual do tabuleiro;

 * Até hoje (25/04) o item a) do TDE -- onde requisitava que fosse possível o usuário entrar
 com o tamanho do tabuleiro e este ser gerado de maneira dinâmica -- não consta no trabalho,
 será apresentado ao professor Alceu e requisitado seu auxílio para o desenvolvimento de tal
 funcionalidade. */
 

using namespace std;
int main()
{
    char virgula, resp = 'y'; // char vírgula é um fix
    int r1, c1, r2, c2, cartas[4][4], i(0); // r e c correspondem as linhas e colunas, coordenadas das cartas
    bool selecionadacarta[4][4];  // A escolha do vetor como bool mantém um padrão, o selecionadacarta define se a carta foi encontrada ou não
    bool gameover = false; // enquanto for true, jogo continua, quando for false, termina
    int jogadas; // contador
    do
    {

        void embaralha(int[][4]);

        jogadas = 0; // Reseta o contador de jogadas
        embaralha(cartas);     // Chama o método de embaralhar cartas

        // Início do design do indicador de colunas //
        cout << "    1 2 3 4\n"; // Imprime a numeração das colunas
        cout << "  "; // Ajuste na separação da numeração
        for (int i = 0; i <= 8; i++)
        {
            cout << "-"; // Design da divisória
        }
        cout << endl; // endl insere nova linha

        // Fim do design do indicador de colunas //

        // Início do design do indicador de linhas //
        for (int r = 0; r<4; r++)
        {
            cout << r + 1 << " | "; // Imprime a numeração das linhas
            for (int c = 0; c<4; c++)
            {
                cout << "* "; // Imprime as cartas não reveladas
                selecionadacarta[r][c] = false; // Já prepara um outro array com cada posição do tabuleiro
            }
            cout << endl;
        }
        // Fim do design do indicador de linhas //

        cout << endl;

        do
        {
            do
            {
                cout << "Insira a linha,coluna da primeira carta desejada. \n";
                cin >> r1 >> virgula >> c1;
                if (selecionadacarta[r1 - 1][c1 - 1] == true) // Verifica se a carta está virada
                {
                    cout << "Esta carta ja esta virada! Selecione outra! \n";
                }
            } while (selecionadacarta[r1 - 1][c1 - 1] != false);
            do
            {
                cout << "Insira a lina,coluna da segunda carta desejada. \n";
                cin >> r2 >> virgula >> c2;
                if (selecionadacarta[r2 - 1][c2 - 1] == true)
                {
                    cout << "Esta carta ja esta virada! Selecione outra! \n";
                }
                if ((r1 == r2) && (c1 == c2))
                {
                    cout << "voce nao pode virar a mesma carta novamente!";
                    continue;
                }
            } while (selecionadacarta[r2 - 1][c2 - 1] != false);
            
            r1--;
            c1--;
            r2--;
            c2--;

            // Início da repetição do design com a(s) carta(s) encontrada(s) //
            cout << "    1 2 3 4\n";
            cout << "  ";
            for (int i = 0; i <= 8; i++)
            {
                cout << "-";
            }
            cout << endl;

            for (int r = 0; r<4; r++)
            {
                cout << r + 1 << " | ";
                for (int c = 0; c<4; c++)
                {
                    if ((r == r1) && (c == c1))
                    {
                        cout << cartas[r][c] << " "; // Se encontrou, imprime a primeira
                    }
                    else if ((r == r2) && (c == c2))
                    {
                        cout << cartas[r][c] << " "; // Se encontrou, imprime a segunda
                    }
                    else if (selecionadacarta[r][c] == true)
                    {
                        cout << cartas[r][c] << " ";
                    }
                    else
                    {
                        cout << "* "; // Nada? Mantém igual
                    }
                }
                cout << endl;
            }
            // Fim da repetição do design com a(s) carta(s) encontrada(s)//

            //Faz a verificação se o par foi encontrado ou não
            if (cartas[r1][c1] == cartas[r2][c2])
            {
                cout << "Par Encontrado! Pressione ENTER" << endl;

                selecionadacarta[r1][c1] = true; //Carta 1 do par
                selecionadacarta[r2][c2] = true; //Carta 2 do par
            }else{
                cout << "Nao forma um par! Tente novamente";
            }
            cin.get();
    
            //Finaliza a primeira tentativa
            
            // Da um espaço de 5 linhas
            for (int i = 0; i<5; i++){
                cout << endl;
            }
            
    
            // Início da repetição do design //
            cout << "    1 2 3 4\n";
            cout << endl;
            for (int r = 0; r<4; r++)
            {
                cout << r + 1 << " | ";
                for (int c = 0; c<4; c++)
                {
                    if (selecionadacarta[r][c] == true)
                    {
                        cout << cartas[r][c] << " ";
                    }
                    else
                    {
                        cout << "* ";
                    }
                }
                cout << endl;
            }
            // Fim da repetição do design //
            
            gameover = true; // Mantém o jogo rodando, quando for false o jogo termina
            
            // Faz a verificação se todas as 16 cartas foram descobertas
            for (int r = 0; r<4; r++)
            {
                for (int c = 0; c<4; c++)
                {
                    if (selecionadacarta[r][c] == false)
                    {
                        gameover = false; // Termina o jogo
                        break;
                    }
                }
                if (gameover == false)
                {
                    break;
                }
            }
            
            jogadas++; // Contador de jogadas
            
             // DAQUI PRA FRENTE, REPETE //
             
        } while (gameover != true); // Aqui define-se o loop até que o jogo acabe
        cout << "voce ganhou!!!" << endl;
        cout << jogadas << " jogadas ate a vitoria." << endl << endl;
        cout << "Jogar novamente? (s=Sim/n=Nao) : ";
        resp = cin.get();
    } while (resp == 's' || resp == 'S'); // Verifica se o jogador quer jogar novamente
    cin.get();
    return 0;
}
void embaralha(int carta[][4]) // Embaralha as cartas, atribuindo valores ao tabuleiro de forma aleatória, mas mantendo pores.
{
    int start[16] = { 1,2,3,4,5,6,7,8,1,2,3,4,5,6,7,8 }; // Montagem do array fixo do tabuleiro
    for (int s = 0; s <= 20; s++) // Loop pelos possíveis pares
    {
        for (int x = 0; x<16; x++)
        {
            srand((unsigned)time(NULL));
            int i = rand() % 15 + 1; // Define i aleatório
            int temp = start[x]; 
            start[x] = start; // troca
            start = temp; // segura o valor da carta em si
        }
    }
    int i = 0;
    for (int r = 0; r<4; r++) // Este loop define o valor para a carta
    {
        for (int c = 0; c<4; c++)
        {
            carta[r][c] = start; // 
            //cout << cards[r][c]; <-- Tirar o comentário para imprimir todas as cartas do tabuleiro antes do tabuleiro em si!
            i = i + 1;
        }
        cout << endl;
    }
}

 

Obrigado >_<

Editado por Simon Viegas
Ao postar um código, antes pressione o botão "<>" na barra de ferramentas
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Olá @Emerson Chou, por favor, edite sua postagem, remova esse código, e insira o código original dentro da tag CODE (clique no botão <>, e na caixa que irá abrir, cola o código).

 

 

Então, eu não entendi muito bem as observações... em qual parte não está conseguindo traduzir de uma linguagem para outra e em qual contexto seria essa tradução?

 

No aguardo.

Editado por Simon Viegas
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@Emerson Chou      esse código não está funcionando, nem no c e nem no c++

pois tem erro na linha 184 e 185 onde se faz referencia a um vetor sem especificar

a posição desse vetor.

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Quero mudar todos os codigo cout << (alguma coisa) para printf, porém eu nao estou compreendo quando por exemplo a linha 157 quando cout << cartas [r][c] << "  ";  ou a linha 66   cin >> r1 >> virgula >> c1; para passar em C ansi como deve ser colocado no lugar.

Editado por Emerson Chou
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@Emerson Chou     no lugar de   cout << cartas [r][c] << "  ";   você pode colocar

printf ( " %d ",cartas[r] [c] ) ;   note que tem um espaço depois do %d   .

e no lugar de     cin >> r1 >> virgula >> c1;   você pode colocar

scanf ( " % i % c % i " , r1 , virgula ,c1 ) ;   aqui os % i  e % c  e  % i  é deacordo

com  as variáveis se é int ou char .

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@Emerson Chou     para converter de c++ para c e continuar usando essas variáveis booleana é preciso colocar  esse trecho de código aqui no começo do programa logo depois dos includes :

/*// Criando a enumeração:*/
enum boolean {
    true = 1, false = 0
};
/*// Permitindo a sua declaração como um tipo qualquer:*/
typedef  enum boolean  bool;
/*// Agora podemos escrever e compilar os códigos usando bool*/

 

Editado por devair1010

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