Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD morrendo?


Posts recomendados

@Azarack Complementando o problema...O pc fica travando a cada minuto, umas congeladas de 3,4segundos, tanto em jogos quanto em programas,windows explorer. A luz do led do HD fica acesa quase que constantemente. Tambem ouço um barulho constante a cada 5 segundos parece que do HD como se a pinça estivesse batendo. Engraçado que há 1 mes atras, quando comecei a notar o problema, no HD Tune mostrou bad block logo na primeira linha, de cara arranquei ele e botei em outra maquina para usar o HDD Regenerator para isolar o bloco, porém o Regenerator nao detectou nada. Fiz de novo scan no HD Tune e nao havia mais o tal bad block, como se fosse um falso positivo. Hoje resolvi olhar no HD Tune novamente e me deparei com todos esses erros aí na imagem, apesar de tantos erros, nao vi bad blocks no Error Scan(pelo menos nas primeiras linhas). Ja fiquei com um pé atras mesmo, acho que esta indo pro pau mesmo. Irei verificar e posto aqui depois.

adicionado 4 minutos depois

@Rinku Obrigado pela ajuda parceiro! Acho que vou começar o backup já.

adicionado 12 minutos depois
39 minutos atrás, Azarack disse:

Verifique com o Crystal Disk Info para corroborar, mas tudo indica que esse disco vai pifar a qualquer momento. Se tiver dados importantes ali, faça o backup o quanto antes.

 

Sem título2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lionlucas

 

Tenta usar o HDAT2 ou o MHDD que são gratuitos para realocar esses setores pendentes que estão te atrapalhando o uso do Windows.

 

Esses dois programinhas tem no CD de ferramentas do Hiren's Boot CD e são gratuitos.

 

Teu HD aparentemente não deve parar de funcionar pelo que mostra o SMART.

 

@Rinku

 

Teu HD também não está ruim ( apenas alguns auto-ajustes nas engrenagens dele pelo que parece ).

 

Inclusive o atributo não é crítico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, o HDTA2 eu usei faz umas semanas pra ver se resolvia, mas assim como o HDD Regenerator ele nao detectou nenhum defeito. Tentei usar esse MHDD agora ha pouco, porém é todo em DOS e nao sabia quais comandos usar, dei um SCAN mas nao deixei  terminar pois ia levar a tarde toda, mas logo no inicio tirei uma foto do que acho que possa ser um indicador de problemas. Não entendo nada deste programa, se souber algo e puder ajudar, agradeço. 

WP_20170429_001.jpg

adicionado 1 minuto depois

@Henrique - RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lionlucas

 

Estive ocupado até agora.

 

Esses programinhas não repararam porque não consideram esses setores pendentes acusados no SMART como bad blocks pelo que parece.

 

Usa o MHDD de novo e tenta usar o comando " Make bad " e ajusta para > 150 ms e faz o scan. O programinha deverá marcar os setores acima de 150 milissegundos para depois em outro scan você usar o " remap ON ". Esses procedimentos deverão eliminar esses setores pendentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito esse negócio de cada programa obter um resultado não é privilégio dos antivurus...eu acho que essa situação é causada por desconhecimento de como utilizar o programa a fundo, tiro por mim, muitos uso por intuição, isso se deve pelo idioma também, nesses casos, que envolvem perda de dados, eu prefiro trocar o hd ao começar a dar sintomas de problemas para não ficar nesse dilema de qual programa está certo?

Além do mais, se voce tem um hd que está dando problemas, ele perdeu a confiança em continuar usando, a não ser para algum propósito que não seja a guarda de arquivos, fora isso é troca na certa para não se lamentar depois, principalmente para quem não tem back up.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ cara, li antes sobre esse makebad, acho arriscado demais, nao tenho conhecimento avançado nessa area, posso destruir ainda mais o hd eu acho. alem do mais, ja usei varios programas, e nenhum detecta nada. Vou salvar tudo que tenho e tentar um zero-fill pra ver o que acontece.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ mas esse makebad vai criar bad blocks correto? o problema nao sao bad blocks como você mesmo falou. nao estou entendendo como poderia resolver algo. tem algum tutorial pra fazer esse makebad? é todo em dos, nao achei nada sobre os >150ms, nao sei nem por onde começar, pede pra digitar numeração dos setores e tal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lionlucas

 

Olha eu nunca usei esse comando no MHDD e me baseio apenas no que leio em fóruns especializados. Tenho um HD aqui que posso futuramente testar pra ver o que ele faz com o setor ruim e assim poder orientar melhor. Se ele está te pedindo os setores então é só anotar eles no primeiro escaneamento quando aparecem " Warning " e mandar executar.

 

Um que já usei bastante foi o SpinRite 6 que veio na versão 8 antiga do Hiren's. Com ele já tentei reativar setores de HD em um pequeno grupo de setores onde estava o defeituoso. Esse programa lê e grava os bits várias vezes para tentar recuperar caso estejam com alguma dificuldade de leitura/gravação.

 

Esse tipo de trabalho consome muito tempo e ainda pra mais em HDs de grande capacidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ mas acho que sao milhares de setores, nao tem como fazer manualmente isso. como os amigos acima disseram, acho que é um caso perdido. nao vale a pena o tempo perdido pra tentar amenizar o problema, sendo que daqui alguns meses deve morrer de vez. acho que vou deixar assim, preparar o bolso pra um hd novo mesmo. Mas grato pela ajuda ate então. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lionlucas

 

Acho que o que o MHDD deve te pedir, no caso do comando makebad, é um intervalo de setores em que ele irá trabalhar tipo do setor número x ao setor número y ou então a partir de que tempo em milissegundos.

 

Outro HD que você compre pode dar problema também e esse teu atual não está condenado, apenas apresentou esse probleminha.

 

Tem que se ter paciência e trabalhar o problema para corrigir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ respeito tua opiniao, mas como o amigo Rinku disse, deve ser questao de tempo pra morrer mesmo. Só que a paciencia é pra quem é hardcore nesses assuntos. Eu sou mero apertador de botao "check and repair", nao disponho de tanto conhecimento para consertar esse tipo de problema, se é que é consertavel. kkk

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lionlucas

 

Isso que você fez deveria ter remapeado os setores pendentes o que parece que o firmware desse HD está considerando setores ruins os que não estão realmente ( estão apenas com um delay maior mas que não chegam a ser bad blocks pois ainda gravam e são lidos ).

 

Acho que deva ignorar isso e continuar usando o disco rígido normalmente.

 

Já era de se esperar que o comando " erase " não desse em nada pois no escaneamento com o MHDD só teve um bloco que apresentou um delay acima de 500 milissegundos e que portanto nem chega a ser bad block.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ pois é. Mas é o que estou fazendo por enquanto, usando normalmente, porém ja fiz todo backup caso ocorra um problema grave. Mas o problema real é que o PC fica travando em jogos, e esse é o proposito principal do pc. Como estou tentando vender ele, quero entregar sem defeito nenhum. Usando no windows normal tambem da umas travadinhas , mas nada que seja irritante quanto nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lionlucas

 

Cara, com o MHDD e o comando "makebad" dá pra marcar esses setores dentro de um intervalo como "uncorrectables" ( UNC ) e depois tentar trocar eles em um remap.

 

Você tem que primeiro escanear como já fez antes. Depois, sem sair do Hiren's, navegar até o arquivo de log do MHDD e anotar onde começam os setores avariados e onde terminam e carregar o MHDD de novo para executar o "makebad" colocando o primeiro bloco e depois o último. Em seguida usa o escaneamento com opção remap ativada e pronto serviço feito.

 

É um serviço técnico trabalhoso e demorado mas dá pra fazer e tentar se livrar desses travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...