Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 6600k Aquecendo muito rápido e uso muito alto por pouca coisa...


Posts recomendados

Olá, não sei se estou postando na seção certa do fórum, caso esteja errado peço por favor que algum ADM mova esse post para a certa.

Recentemente fiz um upgrade no meu PC, Atualmente estou usando:

placa-mãe: B150M Gaming 3 DDR4
Processador: i5 6600k (Sem overclock)
Memoria: 8gb HyperX 2133Mhz
Armazenamento: SSD Kingston Uv400 240gb
Placa de Video: HD6950 2GB Sapphire Dirt 3 Edition ( Falta um upgrade da GPU também....)
Fonte: Corsair TX750 Bronze
Continuando, Instalei o Windows 10 normalmente, e a questão é o seguinte, coisas simples como abrir um navegador causa um pico muito alto de uso da CPU, cerca de 50% (Creio que não seja normal...) 
Jogos que eu normalmente jogaria em High-Medium Com Temperaturas entre 55~~65 Graus estão chegando a 85~~99 rapidamente.... O ssd foi adquirido mais recentemente por isso a formatação, mas não creio que seja ele o problema... Também Já chequei com Anti vírus ( Malwarebytes, SpyBot ) e não encontrei nada...
A refrigeração no meu gabinete é boa ( 3 coolers jogando ar frio pra dentro do gabinete e 1 jogando ar quente pra fora... )
Já chequei o Cooler ( Fixado corretamente com a pasta térmica de fabrica da intel )
Não vou troca da placa de vídeo e nem fonte.
também não creio que seja a memoria..

Pesquisei em vários forums, não sei mais aonde procurar uma solução....
Alguém me traga uma luz por favor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antigamente, as versões do google Chrome ocupavam 70% do uso da CPU.

Na BIOS não use o modo LEGACY para formatar o SSD

Acessando o programa informações do sistema, verifique se o modo da BIOS é UEFI.

Veja se usa o Windows BOOT MANAGER (gerenciador de boot pelo Windows) na BIOS

Fora isso, não tem muito o que fazer, exceto desinstalar programas antivírus que não seja o Windows Defender e outros programas que "pegamos" na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o SSD está como UEFI,

E no programa Informações do Sistema o modo da BIOS está como ''Herdado'' não sei o que isso significa,

e não não usa o Boot Manager..

Posso até desinstalar os dois antivirus que instalei... mas fora isso só tenho o MSI Afterburner, CPU-Z.....

adicionado 0 minutos depois
13 minutos atrás, hb2016 disse:

Antigamente, as versões do google Chrome ocupavam 70% do uso da CPU.

Na BIOS não use o modo LEGACY para formatar o SSD

Acessando o programa informações do sistema, verifique se o modo da BIOS é UEFI.

Veja se usa o Windows BOOT MANAGER (gerenciador de boot pelo Windows) na BIOS

Fora isso, não tem muito o que fazer, exceto desinstalar programas antivírus que não seja o Windows Defender e outros programas que "pegamos" na internet.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara isso deve ser problema de placa-mãe mano porque eu tinha um athlon x2 245 chegava a 70 80 grauz e quando ela placa-mãe deu problema peguei uma outra e diminuiu bastante a temperatura do meu processador agr fica em 30 40 dificilmente em 50

 

adicionado 2 minutos depois

voce ja viu se o dissipador de calor ta encostando mesmo no processador talvez seja isso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Isack Gabriell Oliveira disse:

cara isso deve ser problema de placa-mãe mano porque eu tinha um athlon x2 245 chegava a 70 80 grauz e quando ela placa-mãe deu problema peguei uma outra e diminuiu bastante a temperatura do meu processador agr fica em 30 40 dificilmente em 50

 

adicionado 2 minutos depois

voce ja viu se o dissipador de calor ta encostando mesmo no processador talvez seja isso

 

Espero que não seja problema de mobo, Mobo novinha não tem nem 2 meses direito... e sim o Dissipador está encostado no processador chequei isso antes de vir procurar ajuda ;/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, hb2016 disse:

Sistema Herdado é o antigo modo Legacy, você precisa reformatar usando o modo UEFI na sua BIOS.

O Modo UEFI junto do Windows Boot Manager deve estar configurados antes da formatação e instalação do Windows. Terá que ser refeita a instalação do Windows

 Poderia me informar algum tutorial de confiança? Sou meio leigo...... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você terá que ter em mãos um CD ou PENDRIVE de instalação do Windows 10, porque ao entrar na BIOS e alterar o boot do disco rígido ou SSD não terá mais acesso a ele.
Então você fará o boot pelo CD ou pendrive e instalará o Windows seguindo os passos próprios. Apagando as partições e criando-as novamente.

 

O SSD não usa o modo SATA, usa o MODO AHCI, UEFI e Windows boot Manager.

 

Tem vários vídeos no Youtube, por exemplo, 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, hb2016 disse:

Você terá que ter em mãos um CD ou PENDRIVE de instalação do Windows 10, porque ao entrar na BIOS e alterar o boot do disco rígido ou SSD não terá mais acesso a ele.
Então você fará o boot pelo CD ou pendrive e instalará o Windows seguindo os passos próprios. Apagando as partições e criando-as novamente.

 

O SSD não usa o modo SATA, usa o MODO AHCI, UEFI e Windows boot Manager.

 

Tem vários vídeos no Youtube, por exemplo, 

 

 

Fiz exatamente como descrito... Mas continuo com o mesmo problema, e novamente a bios está como Herdado e não uefi....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, hb2016 disse:

Você teria de achar um tutorial que use o DISKPART antes de instalar o Windows, para zerar a partição

Na sua bios você achou onde colocar AHCI e Windows Boot Manager?

AHCI sim, na vdd o SSD já estava como AHCI, agora esse Windows boot manager não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, hb2016 disse:

O Windows Boot Manager precisa estar configurado na Bios. Pode estar escrito de outra maneira. Gerenciador de boot pelo Windows, na barra BOOT, precisa selecionar e gravar. Pode ser que tenha de formatar novamente.

 

Olá, Consegui formatar em UEFI finalmente, porém a questão é que ainda acontece um aquecimento acima do normal ( comparado a antes de instalar o SSD e formatar.... e também uma oscilação muito grande no load...... )

adicionado 8 minutos depois
6 horas atrás, hb2016 disse:

O Windows Boot Manager precisa estar configurado na Bios. Pode estar escrito de outra maneira. Gerenciador de boot pelo Windows, na barra BOOT, precisa selecionar e gravar. Pode ser que tenha de formatar novamente.

Antes em game a temperatura era entre 60~~70, Atualmente pegando 75~~85~~ Obs 1: De uma formatação pra outra eu nem toquei no cooler..... então por que essas temperaturas.... O SSD fazendo meu processador trabalhar mais mesmo o sistema estando em uefi?  Obs 2 : Essas temperaturas de 75~~85~~ Testadas num horário mais frio....Muito estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O normal é 60-70ºC ou menos. Olhou o gerenciador de tarefas para ver se tem algum programa trabalhando acima do normal? Se a instalação que você fez foi limpa, deveria estar no estado de fábrica, praticamente.

No meu, o gerenciamento do disco é praticamente 0%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, hb2016 disse:

O normal é 60-70ºC ou menos. Olhou o gerenciador de tarefas para ver se tem algum programa trabalhando acima do normal? Se a instalação que você fez foi limpa, deveria estar no estado de fábrica, praticamente.

No meu, o gerenciamento do disco é praticamente 0%

 

Parece que deu uma estabilizada... esse seria um bom padrão load/Temperatura?

18260938_1949148558648110_1633861018_o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-4-30 às 17:39, hb2016 disse:

Sim, acredito que esteja bom, não passa de 76ºC

Fiz os mesmos testes Hoje, 88 graus... provavelmente trocarei o cooler e ver no que dar, se continuar assim muito absurdo não sei o que fazer mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-4-30 às 17:39, hb2016 disse:

Sim, acredito que esteja bom, não passa de 76ºC

Talvez esse aquecimento venha ser por causa que minha VCore está em 1.190V? Li que em 1.2V da para fazer over de 4.0 ou até mais...... Por algum motivo o meu Vcore veio assim de stock...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Zannk disse:

Talvez esse aquecimento venha ser por causa que minha VCore está em 1.190V? Li que em 1.2V da para fazer over de 4.0 ou até mais...... Por algum motivo o meu Vcore veio assim de stock...

tensão mais baixa não causa aquecimento e sim o contrário, esfria.

 

Você pode testar o processador em outro computador, pode ser defeito de fábrica. Porém, antes veja a pasta térmica que conecta o processador no dissipador, precisa ser um ponto apenas de pasta, uma gota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zannk  o Vcore está um pouco alto (realmente daria para fazer um over de 4 / 4.2GHz dependendo do chip), mas mesmo que você ajuste para 1.1V não vai chegar nos 70ºC que é o ideal. 

 

Você reinstalou o cooler box ou fez uma instalação e não mexeu mais? Porque se tirar, o ideal é trocar a pasta térmica. Pode ser isso. 

 

Outra coisa é se as presilhas estão todas presas. Se o gabinete tiver abertura atrás da placa-mãe, confira se os pinos brancos estão na mesma altura das abas pretas. Quando ele encaixa correto, fica na mesma altura.

 

Qual é o gabinete? É o fan de trás que está jogando ar para fora? Quais são os fans?

 

Resolveu o problema de uso do processador? Porque em repouso ele tem que ficar perto de 0%. Se eu paro de escrever aqui, com Chrome aberto e tudo, me i7-3770K varia de 0% a 2 / 3%. Eu tenho antivírus e vários programas de background.

 

Está com a opção de gerenciamento de energia do Windows em "Desempenho". Se estiver, tem que voltar para "Equilibrado".

 

Se estiver tudo certo e o processador continuar batendo nos 90ºC, você precisa trocar esse cooler box por um cooler decente, até mesmo um TX3 ou Blizzard.

 

Se puder, tire um print do HWmonitor com o processador em repouso e depois em carga e poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, hb2016 disse:

Os 200 FPS que você consegue na foto é em qual jogo?

Acho que só CS:GO dá tanto FPS assim,

LoL no High E Obrigado pela a ajuda com o UEFI, atualmente pegando 65 graus no maximo em load.. Apenas fiz o teste com o OCCTPT mas ele parou antes de 90 e falhou então não sei bem, talvez seja o cooler..... Mas obrigado parece normal agora...

adicionado 3 minutos depois
6 horas atrás, Contiusa disse:

@Zannk  o Vcore está um pouco alto (realmente daria para fazer um over de 4 / 4.2GHz dependendo do chip), mas mesmo que você ajuste para 1.1V não vai chegar nos 70ºC que é o ideal. 

 

Você reinstalou o cooler box ou fez uma instalação e não mexeu mais? Porque se tirar, o ideal é trocar a pasta térmica. Pode ser isso. 

 

Outra coisa é se as presilhas estão todas presas. Se o gabinete tiver abertura atrás da placa-mãe, confira se os pinos brancos estão na mesma altura das abas pretas. Quando ele encaixa correto, fica na mesma altura.

 

Qual é o gabinete? É o fan de trás que está jogando ar para fora? Quais são os fans?

 

Resolveu o problema de uso do processador? Porque em repouso ele tem que ficar perto de 0%. Se eu paro de escrever aqui, com Chrome aberto e tudo, me i7-3770K varia de 0% a 2 / 3%. Eu tenho antivírus e vários programas de background.

 

Está com a opção de gerenciamento de energia do Windows em "Desempenho". Se estiver, tem que voltar para "Equilibrado".

 

Se estiver tudo certo e o processador continuar batendo nos 90ºC, você precisa trocar esse cooler box por um cooler decente, até mesmo um TX3 ou Blizzard.

 

Se puder, tire um print do HWmonitor com o processador em repouso e depois em carga e poste aqui.

 

Obrigado pela ajuda, Consegui com a ajuda do meu irmão ajustar bem a Vcore, Abaixei ela pra 1,050 e mais algumas coisas na BIOS que está funcionando normalmente, 0%~~2% de load com Antivirus aberto e digitando e tal, O cooler está preso sim, chequei duas vezes, E não, Não cheguei a quebrar a pasta termica, coloquei o cooler apenas uma vez e não tirei mais.

Meu Gabinete é um Corsair é um Air540 HighAirflow com 2 fans colocando as pra dentro e 1 atras jogando pra fora + 1 em cima jogando pra fora também, As fan são as fans que vem junto com o gabinete, muito boas e silenciosas por sinal, Estava procurando o tal do Hyper 212 evo, esses TX3 ou blizzard tem o desempenho parecido? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...