Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Boa noite.

Em um manual técnico de uma terminada marca de baterias estacionárias, cita que a vida útil foi projetada para 4 anos.

Depois mostra um gráfico de ciclagem e vida útil: 

http://www.logik.com.br/download/ManualTecnicoBateriasFreedom.pdf

18386783_1213576615436976_1497866945_n.p

Dá para ver claramente que se sofrerem  ciclos de descargas todos os dias, só atingiria os 4 anos se as descargas forem de no máximo 20%.

Aí é que está a pergunta. Como contabilizar estes 20%?

A tensão final de 10.5V já representam os referidos 20% de descarga??

E no caso desta tensão final de 10.5% representar os referidos 20% de descargas, vejo que se usarmos uma carga de alto consumo, tal como uns 500W, a bateria alcançará 10.5V mais rápido que se usamos alguma carga de baixo consumo, tal como uns 50W, dando a entender que se usarmos carga de baixo consono estaremos descarregando muito mais a bateria antes dela chegar em 10.5V.

Quero dizer que se pegamos uma bateria cuja tensão final já havia atingido 10.5V em carga de 500W, ainda poderemos usá-lá por horas numa carga de baixo consumo. 

Como contabilizar os 20% de descarga então?  

Será que se for descarregada até atingir 10.5V com uma carga de 1W por exemplo, estaríamos descarregando a bateria em apenas 20%? 

18361272_1213615795433058_1325453832_n.p

Postado

Olá. Pelos gráficos o ideal é você ficar em 11,5 como mínimo. Depois disso as curvas nos outros gráficos no manual caem drasticamente e podem levar a problemas na bateria.

no manual fornecido:

"

4.13 Baterias completamente descarregadas

- Baterias com tensão abaixo de 11Volts levam algum

tempo para mostrar que estão aceitando

recarga.

- A baixa tensão inicial pode não ativar os carrega

dores com proteção contra recarga invertida,

apesar de as ligações estarem corretas. Veja as ins

truções do fabricante do carregador para

ativar o circuito nessa situação.

- Após recarregar, teste a bateria."

Desse item dá para se depreender que baterias abaixo de 11V estão completamente descarregadas e podem ter problemas na hora de carregar novamente. Então realmente o recomendável é 11,5V de tensão...

Não sou o carinha mais confiável da comunidade, mas acho que é isso huauhahuahuahuahua (olha a confiança colocada aqui ) ^^

Postado
6 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Desse item dá para se depreender que baterias abaixo de 11V estão completamente descarregadas e podem ter problemas na hora de carregar novamente. Então realmente o recomendável é 11,5V de tensão...

Era o que eu ia comentar antes de ler seu post.

Apesar de não ter lido o manual dessa bateria, já é sabido por literatura especializada dessa margem de descarga.

Mas como eu disse antes: não li esse manual em especifico.

Postado
10 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Não sou o carinha mais confiável da comunidade, mas acho que é isso huauhahuahuahuahua (olha a confiança colocada aqui ) ^^

Podemos até deduzir que a tensão de 11.5V indique 20% de descarga na bateria. 

Mas a medição da tensão seria feita com a carga consumindo da bateria, ou sem nenhuma carga consumindo da bateria? 

Pois medir com carga e sem carga dá uma diferença bem grande.

E outra. No segundo gráfico, o de descarga, é mostrado que a descarga inicia com a bateria em 13V. 

Se os 20% de descarga for mesmo determinados pela tensão, então 13V menos 20% = 10.4V.

Descarga de 13V para 10.4V dá exatos 20%.

10.4V é a tensão final do gráfico de descarga.

Vocês me entenderam?

Como contabilizar isso de acordo com cálculos matemáticos, com engenharia? 

Pois se for por watts hora, aí eu coloco um wattímetro na bateria e um sistema para desligar quando for usado 20%.

Mas pela tensão de 11.5V fica meio confuso, pois com carga pesada, chegará num momento que alcançará os 11.5V. Indicando que é hora de parar de usar. Mas ao retirar a carga, a tensão subirá novamente para próximo a 12V.

Daí se for usada para alimentar um carregador de celular por exemplo, a bateria ainda poderá ser usada por longas horas, pois irá demorar para alcançar os 11.5V. 

Por isso, determinar isso através da tensão me parece meio vago. 

São só questionamentos

08162928573734.jpg?w=1040 

adicionado 19 minutos depois

Na verdade eu queria ver uma forma de contabilizar isso de forma mais segura, para por num sistema de energia solar.

Medir através da tensão não dá muito certo, já que o resultado final vai depender da potência da carga. 

Daí não é uma medição de confiança.

O que fazer? Desligar a carga para medir a bateria e depois religar novamente para continuar usando? 

Não me parece muito prático. 

Postado

Cheguei a conclusão de que são parâmetros de fabricante, e esse parâmetro especifico é somente de referencia e "não deve ser usado na prática" (Reparem nas aspas por favor)

Um exemplo para usar de analogia seria os MAXIMUM RATINGS dos datasheets que são garantidos somente com o componente a uma temperatura de 25°.

"Galantia PMPO né!?... hehehe"

Realmente ficaria muito difícil estimar com precisão o consumo de 20% que no caso é critico para a situação, para medir a potencia consumida que tem levar em consideração a carga conectada e ainda consumindo, e o carregador conectado, ainda carregando, teria que desconectar tudo e esperar uns minutos/ segundos para estabilização da tensão e isso é uma coisa impensável na maioria das aplicações.

Postado

Depende do teu equipamento também... se ele funciona corretamente a essa tensão. Repare que cada curva do último gráfico são as correntes da bateria sendo sugada constantemente a uma temperatura do fabricante... Então se você quiser manter 11.5v (ou mais alto) vai vai ter que gastar menos corrente se você quiser permanecer nessa tensão mais tempo. Por exemplo, na curva verde você mantém mais do que essa tensão por 212,5 min (3horas e 32 min e 30 segundos) antes dele baixar a tensão para valores menores. Ai já é caso de quanto teu sistema gasta em corrente (consumindo 35A*)... se a bateria é  sugada igual a um todinho em mão de adolescente ai complica... Tem que ver se não tem problema teu sistema ser abastecido com 10v e também tem que ver se você está abusando da bateria vai ter desgaste mais rápido, acredito que essa seja a lógica.

Se você consumir mais ... tua tensão* vai baixar mesmo até níveis preocupantes quanto a tensão* final/atual. Se você quer tensões mais altas você vai ter que consumir menos corrente ^^ Acho que ficou simples essa ideia. Por isso não se faz necessário desligar , pode poderia tanto diminuir a tua carga como acrescentar bateria em paralelo para a outra divida essa carga de corrente no meio e evitar esse massacre consumido pelo teu sistema.

adicionado 9 minutos depois

Se você usar um carregador de celular na bateria vai durar horas pois o consumo da bateria é de 1~2A... é uma curva diferente e mais comprida do que essas ai de cima que usam altas correntes de 35A ou mais...

adicionado 47 minutos depois

Adicionando de novo

quando você tirar a bateria do consumo ela sobe de tensão, mas se você colocar ela de novo para funcionar na corrente que você quer ela vai baixar imediatamente de tensão (voltando a seguir o gráfico de consumo).

Mas como você viu se você colocar um sistema que consome menos corrente tua tensão vai descer menos* e pode manter o teu sistema por mais tempo, como disse justamente por causa da curva ser mais longa.

Postado

Acumular energia de dia para usar a noite só vale a pena para quem está no meio do mato. Bateria é cara e dura pouco quando usada dessa forma. Para quem está no meio urbano o bom é vender a energia de dia e comprar de noite (sistema off grid, creio eu).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!