Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de iniciante com Código VisualG


Posts recomendados

Bom, comecei a usar o VisualG ontem, portanto sou novo em programação. Meu objetivo nesse código é que o aluno pudesse informar 2 ou mais notas e fazer a média, porém ele deve ter a opção de querer calcular a média com apenas 2 notas ou com mais, porém quando eu executo o código, mesmo que quando pergunte se eu quero fazer com apenas 2 notas e eu escreva n(não) ele continua me dando a média, alguém poderia me explicar como arrumar? Agradeço pela colaboração.

Algoritmo "media"
Var
// Seção de Declarações das variáveis 
nota1, nota2, nota3, nota4, nota5, nota6, nota7, nota8, nota9, nota10, media:real
aluno:caracter
opcao: logico
Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... 
escreval("Favor informar o nome do aluno:")
leia(aluno)
escreval("Bom dia ",aluno,", informe a primeira nota:")
leia(nota1)
escreval("Informe a segunda nota:")
leia(nota2)
escreval("Você gostaria de calcular a média apenas dessas notas?(s/n)")
leia(opcao)
se opcao -> "s" então
media <- (nota1 + nota2)/2
      se media >= 7 então
      escreval("O aluno ",aluno," teve média ",media," e portanto foi aprovado.")
      senao
      escreval("O aluno ",aluno," teve média ",media," e portanto foi reprovado.")
      fimse
senao
escreval("Informe a terceira nota:")
leia(nota3)
escreval("Você gostaria de calcular a média apenas dessas notas?(s/n)")
leia(opcao)
           se opcao -> "s" então
           media <- (nota1 + nota2 + nota3)/3
      se media >= 7 então
      escreval("O aluno ",aluno," teve média ",media," e portanto foi aprovado.")
      senao
      escreval("O aluno ",aluno," teve média ",media," e portanto foi reprovado.")
      fimse

fimse
Fimalgoritmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Paulo Rubens de M. Leme Jr. Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

1) INDENTAÇÃO DE CÓDIGO