Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Faz 1 ano que abri um tópico pedindo ajuda pra decidir qual upgrade fazer no meu PC. Acabei comprando uma GTX 960 4GB e arriscando ela numa Thermaltake 450W de mais de 5 anos de uso. Acabou que 1 ano depois está tudo rodando sem nenhum problema. :)

Configuração atual:

Processador: Intel(R) Core(TM) i5-3330 CPU @ 3.00GHz.

Placa-mãe:  ASUS  P8H61-M LE/BR.

RAM: 2x Kingston 4GB DDR3.

Placa de Vídeo: NVIDIA GTX 960 4GB.

Fonte atual: Thermaltake 450W Model PP-450NL1NC.

A fonte já está fazendo 6 anos de uso (rodando tudo no limite dela), o kit placa-mãe + processador + memória já vai fazer uns 3/4 anos e gostaria de fazer mudanças pensando em prolongar a vida do meu PC e até mesmo, quem sabe, tentar um overclock.

Eu vim pedir ajuda de vocês pra tirar algumas dúvidas.

1 - Meu PC está sempre ligado, 24/7. E mais, sempre usando ~50% da CPU por causa de alguns programas que eu preciso que fiquem abertos o tempo todo. Isso pode afetar a vida útil do meu pc? E o que eu posso fazer pra melhorar?

2 - As temperaturas do processador sempre estão por volta de 65-70ºC devido ao seu uso constante de 50-60%. Deveria investir em mais coolers ou quem sabe até mesmo trocar o fan stock da intel? O que sugerem? Vale a pena?

3 - Pensando em tudo isso, qual seria a fonte ideal pra o meu PC? Visando custo-benefício e pensando em futuros upgrades (+ coolers, SSD, memoria). Ah, e vale a pena comprar fonte usada? 

Obrigado desde já!

Postado

1 - Meu PC também fica ligado 24 horas, e é um FX 8350 com um cooler que preciso realizar a troca de forma urgente. A fonte tem vida útil baseada em horas, processador queimar por uso é MUITO difícil, tenho um servidor de arquivos rodando um Q6600 24 horas onde só precisei trocar fontes de HDs até hoje.

2 - @Contiusa Manja muito nessa área.

3 - Qualquer uma das fontes abaixo seria um ótimo investimento.

1. XFX 400W
  2. CoolerMaster GX Storm 450
  3. EVGA 450B
  4. Corsair CX 430
  5. PCYES 400W    
  • Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Ian Ramos disse:

1 - Meu PC está sempre ligado, 24/7. E mais, sempre usando ~50% da CPU por causa de alguns programas que eu preciso que fiquem abertos o tempo todo. Isso pode afetar a vida útil do meu pc? E o que eu posso fazer pra melhorar?

Sinceramente... usar o PC o tempo todo não reduz a vida útil. Ao em vez de durar, digamos, 50 anos, vai durar só 40, mas isso não faz a menor diferença sendo que com 15 o negócio já vai ficar tão obsoleto que você vai jogar fora de qualquer maneira.

2 - As temperaturas do processador sempre estão por volta de 65-70ºC devido ao seu uso constante de 50-60%. Deveria investir em mais coolers ou quem sabe até mesmo trocar o fan stock da intel? O que sugerem? Vale a pena?

Isso aí já é meio preocupante. Fossem 70C em uma Load AVX de 100%, beleza. Agora, se com 50% já bate nos 70C, então você está com um sério problema. Você precisa de um cooler novo, e precisa com uma certa urgência... já que vai comprar a fonte, aproveite e pegue um.

Quanto a qual, depende um pouco do seu gabinete. A princípio, sugiro um Hyper T4, pois oferece um bom balanço entre preço, tamanho e potência.

3 - Pensando em tudo isso, qual seria a fonte ideal pra o meu PC? Visando custo-benefício e pensando em futuros upgrades (+ coolers, SSD, memoria). Ah, e vale a pena comprar fonte usada?

Olha.. o ideal era uma fonte como essa RMX550w. 80+ gold e pico de eficiência entre os 200~250w é exatamente o que você precisa para um PC que fica ligado 24/7. Além disso, tem um projeto moderno, vai durar vários e vários anos. Se possível, é ela que você deve pegar, pensando a longo prazo.

Ah, e última coisa: já que seu PC já fica ligado o tempo todo, que tal doar o que sobra de poder computacional para ajudar com pesquisas científicas, como por exemplo para Ebola, Zika, Câncer, desenvolvimento de células solares, etc? É um desperdício um PC ligado direto e só 50% de uso, sendo que existem vários pesquisadores no mundo todo precisando de mais poder computacional.

Quando tiver um tempinho, dá uma olhada no World Community Grid. O time do Brasil agradece.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, Imakuni disse:

Ah, e última coisa: já que seu PC já fica ligado o tempo todo, que tal doar o que sobra de poder computacional para ajudar com pesquisas científicas, como por exemplo para Ebola, Zika, Câncer, desenvolvimento de células solares, etc? É um desperdício um PC ligado direto e só 50% de uso, sendo que existem vários pesquisadores no mundo todo precisando de mais poder computacional

Off Topic : já vi isso algumas vezes na sua assinatura e dei uma olhada, mas não entendi, como eu poderia "doar poder computacional" pra ajudar em pesquisas? Estressam o meu PC e, de alguma forma, transferência "poder computacional?" Como isso funciona? E como ajudaria?

Postado

@SagaGemini - Obrigado pelas sugestões! Mas alguma coisa me diz que deveria investir em fontes de 500W ou mais, pensando em futuros upgrades e pra uso de sobra. Mas como o dinheiro tá curto, tá valendo tudo.

@Imakuni - Realmente as temperaturas me preocupam. Meu gabinete é grande, um Phantom 410 NZXT, a placa-mãe ocupa metade do tamanho dele. Mas o cooler principal dele tá lento, travando. As vezes nem roda, tenho q ir com a mão e dar aquele empurrãozinho rsrs. Esse fan ai chamou muita atenção, realmente ta na lista de prioridade. Mas em relação a fonte: achei perfeita com exceção do preço. Tô curto na grana e tava querendo gastar até uns 500 reais já com os coolers.

O que recomenda? Minhas opções seriam: 1 - comprar logo o cooler pro processador (já que é prioridade) e depois juntar mais e pegar uma fonte como essa. 2 - comprar uma fonte mais barata de uns 350 reais + o cooler, opção mais em conta mas eficiente. O que acha?

Ah, muito interessante esse projeto, vou procurar saber mais sobre isso!

Obrigado!

Postado

Uma outra opção é pegar essa SF450 aqui para baratear... também te atende bem, MAS, ela não é do formato padrão, então não vai dar para parafusar no gabinete. Dito isso, dá para deixar ela jogada no fundo dele mesmo sem problema algum; se não se importar com esse detalhe, pode ir nela.

• Curtir 2
Postado

@Imakuni A tendência não é que as VGAs consumam mais.

Há menos que você coloque 180 fans multi coloridos no gabinete, uma fonte das citadas dá e sobra.

adicionado 0 minutos depois
38 minutos atrás, Ian Ramos disse:

@SagaGemini - Obrigado pelas sugestões! Mas alguma coisa me diz que deveria investir em fontes de 500W ou mais, pensando em futuros upgrades e pra uso de sobra. Mas como o dinheiro tá curto, tá valendo tudo.

@Imakuni - Realmente as temperaturas me preocupam. Meu gabinete é grande, um Phantom 410 NZXT, a placa-mãe ocupa metade do tamanho dele. Mas o cooler principal dele tá lento, travando. As vezes nem roda, tenho q ir com a mão e dar aquele empurrãozinho rsrs. Esse fan ai chamou muita atenção, realmente ta na lista de prioridade. Mas em relação a fonte: achei perfeita com exceção do preço. Tô curto na grana e tava querendo gastar até uns 500 reais já com os coolers.

O que recomenda? Minhas opções seriam: 1 - comprar logo o cooler pro processador (já que é prioridade) e depois juntar mais e pegar uma fonte como essa. 2 - comprar uma fonte mais barata de uns 350 reais + o cooler, opção mais em conta mas eficiente. O que acha?

Ah, muito interessante esse projeto, vou procurar saber mais sobre isso!

Obrigado!

A XFX você acha por R$230 em média, ontem a EVGA 450b estava R$179 na Kabum

• Curtir 1
Postado

@Imakuni - Entendi, o importante é 80 plus gold, correto? Desculpe a pergunta, mas o que isso interfere exatamente? Como isso pode afetar os componentes, perfomance, vida-útil?

Por exemplo, qual a diferença de comprar uma Corsair CW500, ou uma das fontes citadas por @SagaGemini que custam praticamente a metade do preço? Realmente vale a pena o custo-benefício das fontes 80+ gold?

@Bruno Custodio - Temperatura afeta consideravelmente a performance? Se sim, realmente preciso de um cooler pro processador urgentemente ^^

Obrigado mais um vez!

Postado
2 horas atrás, SagaGemini disse:

@Imakuni A tendência não é que as VGAs consumam mais.

Há menos que você coloque 180 fans multi coloridos no gabinete, uma fonte das citadas dá e sobra.

adicionado 0 minutos depois

A XFX você acha por R$230 em média, ontem a EVGA 450b estava R$179 na Kabum

Não é questão de dar / sobrar / atender. É questão de minimizar o consumo de energia por vias de pegar a fonte mais eficiente possível, visto que ele vai deixar o PC ligado o tempo todo.

1 hora atrás, Ian Ramos disse:

@Imakuni - Entendi, o importante é 80 plus gold, correto? Desculpe a pergunta, mas o que isso interfere exatamente? Como isso pode afetar os componentes, perfomance, vida-útil?

Por exemplo, qual a diferença de comprar uma Corsair CW500, ou uma das fontes citadas por @SagaGemini que custam praticamente a metade do preço? Realmente vale a pena o custo-benefício das fontes 80+ gold?

Vide acima.

1 hora atrás, Ian Ramos disse:

@Bruno Custodio - Temperatura afeta consideravelmente a performance? Se sim, realmente preciso de um cooler pro processador urgentemente ^^

Temperatura excessiva (na casa dos 100C) causa perda de desempenho, pois o processador se segura para não morrer. Não é o seu caso, mas pode vir a ser, considerando que em 50% de load já está em 70C.

• Curtir 1
Postado

@Ian Ramos

Pra mim não vale a pena.

Servidores passam 24/7/365 ligados e as fontes mais comuns são fontes da Seasonic com selo 80% Bronze.

O selo em si não quer dizer nada, leia os reviews de cada fonte.

E por mais eficiente que a fonte seja, pra custar o dobro do preço pode ter certeza que terá bons anos a fio pra ela se pagar na ponta do lápis e no débito bancário.

• Curtir 1
Postado

Entendi. Vou investir um valor menor mesmo então, já que tô apertado. E aproveitar e pegar tudo de vez!

O que acham dessa EVGA 450B? O preço dela tá muito bom! Guenta tudo com sobra? É muito melhor que a minha thermaltake purepower atual? porque se for pra trocar uma de 450W por outra de 450W, vale mesmo?

E esse cooler Blizzard T2 aqui

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=33609

é muito inferior ao Hyper t4?  

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!