Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Guys, é o seguinte..

Eu tenho um 6700k @4.2Mhz e um WaterCooler Nepton240M, realizei um teste no Prime95 por volta de 10 minutos, ele chegou a 78º~80º, rodando nos seus 100%.

Isso posso considerar normal? Ou é muito elevado já?

Pois estou pensando em trocar a pasta térmica para ver se melhora um pouco essa temperatura.

 CPU_OPT = 3000 RPM em 100% / Fan1 e Fan2 2300 RPM

 

OBS: Criei outro tópico em Processadores, vou fechá-lo e manter esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Google Do Bing @zopek

Fui sugerido a fazer o teste em outra versão do Prime, não a última, porque podia estar causando superaquecimento.

Eis os resultados:

 

Prime 95 - 0.26

Inicio 30ºC
Término 63ºC
Média 62ºC
Máxima 71ºC 

 

IDPT (Diganóstico Intel)

Inicio 30ºC
Termino 45ºC
Media 46ºC
Maxima 71ºC

 

Agora acho que ficaram melhores, será que era a versão mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro qual é a temperatura ambiente da sua casa?

 

Qual é o seu gabinete?

 

Onde o water cooler está instalado?

 

Qual é a frequência da memória?

 

Ainda acho 71ºC muita coisa. O CPU OPT é a bomba que está rodando a 3000rpm?

 

Se quiser dar uma comparada com uns testes que eu fiz, instale o OCCT com o setup abaixo e veja como fica no HWmonitor. 13 ou 15 minutos é mais do que suficiente. Se puder tirar um print depois seria legal. Repare que a aba do OCCT é CPU, não Limpack.

 

 

OCCT2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Vou baixar esse programa e fazer um teste.

 

1- A temperatura fica entre 24 a 28 graus no meu quarto.

2- O meu gabinete é o Noctis 450 - NZXT

3- O watercooler está instalado no painel superior.

4- DDDR4 3200mhz mas estou deixando em 2133mhz sem profile XMP.

5- Isso o que está a 3000RPM é a bomba. É baixo essa quantidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro não, a bomba é assim mesmo, por isso que eu quis confirmar. A Cooler Master não fornece a especificação, mas todos esses water coolers mais fortes são de 3000rpm. Tem alguns mais fortes, mas não é comum.

 

Instala aí o OCCT e tira um print que vai dar para comparar com o meu i7-3770K overclocado.

 

Você também podia abrir o CPU-Z e prestar atenção no clock, porque no teste de estresse o seu não deve passar de 4Ghz. Ele só bate nos 4.2Ghz com um ou dois núcleos sendo usados. Quando são os quatro, ele costuma ficar mais baixo.

adicionado 1 minuto depois

 

Ah, esqueci. Muito importante. Veja como fica o core voltage (Vcore) no OCCT. Pode ver pelo CPU-Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  Ah entendi.. Perguntei porque nunca tive então fico sismado com tudo!

Terminei o teste, vou postar as prints, fiz 3, não sabia se ao finalizar daria tempo.

Até baixei o CPUZ também, tentei deixar tudo na tela para tirar a maior quantidade de informação possivel.

A única coisa que reparei e achei estranho foi um fan está mais lento que o outro, quase 200 RPM.

 

 

inicio.png

finalizando.png

final.png

adicionado 0 minutos depois

Se precisar, posso mostar aquelas que ele gera e salva automática numa pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro bom, antes de tudo você deve estar com a opção de energia do Windows em "Desempenho". Ele não pode ficar em repouso a 4.2Ghz. Repare que essa opção de desempenho do Windows é um hoax para desktop. Hoax, embuste mesmo. Só esquenta a CPU e não dá ganho nenhum. Se a CPU precisar, ela sobe o clock naturalmente, não precisa deixar colado.

 

Ou então você está fazendo overclock.

 

A outra coisa é que o seu Vcore está muito alto. Nesses 4.2Ghz que está batendo em teste de estresse, dá para manter com 1.150V. No máximo 1.200V. Se a sua placa-mãe permitir, tente baixar para 1.150V e veja se passa no OCCT. Pelo menos 1.180V deve dar. Só nisso vai cair mais de 10ºC. Outro dia alguém fez isso e caiu quase 15ºC.

adicionado 2 minutos depois

 

Ah, é 76ºC de média no OCCT é muita coisa. Se a média ambiente aí estiver em 26ºC, era para estar por volta de 55ºC a 65ºC no máximo. Não 76ºC. No verão você vai ter problemas sérios assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Nos planos de energia, devo tirar de Alta Perfomance e colocar em Balanceado? Ou isso que me disse é dentro das configurações de energia?

 

O único overclock que fiz foi de 4.0 para 4.2, mudei o Multiplier ou algo assim de 40x para 42x mas fora isso não alterei a parte de energia, mantive na que veio da fábrica mesmo, até mesmo por não entender muito nessa parte preferia não ficar mexendo.

 

Vou dar uma olhada se consigo alterar isso na BIOS mas qual a diferenç em fazer isso? Consumo? Desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro sim, agora está legal, mas volte o multiplicador para 4Ghz e refaça o teste do OCCT para ver como fica o Vcore e a temperatura.

 

Se quiser fazer overclock, faça apenas manual pelo BIOS com Vcore fixo. O over automático do BIOS é muito perigoso. Se você colocar em 4.4Ghz, provavelmente vai passar de 1.4V. Você pode até fritar o chip com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro joia, vê aí. Outro lance, você disse que o CPU_OPT estava em 3000rpm. Essa foto esta mostrando a 2265.

 

Ele está variando? Porque não pode variar. Ele precisa ficar setado no full o tempo todo. Bombas de water cooler só podem receber 12V completos. Caso contrário ela pode falhar em poucos meses ou semanas. Vê no BIOS a opção para colocar em full. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Estranho.. Tentei resetar a bios mas não consegui.. Até consegui mas ele fica em 4.2 GHz ainda! Fiz tanto manualmente como usando o botão de clear CMOS que tem na placa-mãe... Diz que foi resetada mas fica nos 4.2 GHz ainda.

 

Fala que tem dual bios a placa, nunca mexi nisso mas não consegui acessar essa "outra" bios.

 

A bomba tem que estar sempre em 3000 RPM mesmo quando o PC está parado? Porque normalmente deixo manualmente quando fico no youtube ou vejo alguma série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

EDIT:

 

Estou na dúvida se é padrão isso ou pode ser algum problema. Achei que não estava conseguindo resetar a BIOS porém reparei o que o reset funcionava, ai comecei a pesquisar e vi que tinha 1 core que tinha com multiplier 42 no AUTO.

Ai ajustei manualmente para 40, para ficar com 4.0GHz padrão.

 

Outra coisa é, tem atualização de BIOS mas não sei se posso fazer porque pulou um número muito grande. Deixei a imagem abaixo.

1 Core automatico.png

BIOS.png

 

Acho que fui editar mas acabei respondendo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro ela precisa rodar no máximo o tempo todo. Você vai quebrar a sua bomba desse jeito. Coloque no BIOS em full speed ou disable, não sei qual é a opção.

 

Sobre o BIOS, não tem problema se pulou um número grande. Só não instale a versão beta porque pode vir com bugs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Não tinha ideia sobre isso da Bomba, ***** *****, deveria ter pesquisado isso bem antes.

Vou atualizar então.. Viu que no ultimo item da atualização da BIOS teve um ajuste de Vcore? 

 

Fiz um teste dando um load default na BIOS, só alterando o Multiplier para 40, ou seja, tirei o turbo boost de certa forma.

Olha os resultados.

 

Será que é interssante fixar o Vcore na BIOS ou deixar no Auto? Não lembro onde vi que não é legal deixar auto que baseado no over ele vai subir ou algo assim para pode acompanhar.

Começo Segundo Teste.png

Fim Segundo Teste.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro sim, o core voltage abaixou bastante, mas se é para comprar e fazer o downclock, melhor ter comprado o i7-6700. 

 

Eu deixaria no default e resolveria o problema do core voltage (que ainda está muuuuuito alto para 4Ghz) e veria a instalação do water cooler se não resolver.

 

Mas se quiser deixar assim, tudo bem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!