Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, vocês acham que um i5 2400s da conta de jogos atuais? Estou com uma oportunidade de adquirir um kit com memoria e placa-mãe por 500 reais, acham que é um bom investimento? Ou e melhor partir para uma plataforma mais nova? Em conjunto com uma boa placa de vídeo e claro.

Postado

Cara vou falar minha experiencia com um i5 2320, que é muito parecido com esse que você disse. Usava o core i5 2320 com uma gtx 960 2gb até 2015 de boa até jogar o GTA V, aí senti o processador sofrer um pouco. Não que fosse injogavel, mas tinha que diminuir consideravelmente algumas configurações gráficas como textura e outras coisas para que não tivesse engasgos. Isso era com uma gtx 960, se vai pegar uma placa desse calibre pra melhor o gargalo deverá ser ainda maior. Mas vai depender do que você pretende jogar e da qualidade gráfica que você pretende atingir. Se sua pretenção são os mobas ou fifa, acho que não terá problemas mesmo se colocar uma gtx 1060 ou rx 480. Veja se tem testes no youtube desse processador rodando com a placa de vídeo que você pretende adquirir.  

Por 500 reais fica realmente difícil conseguir um kit processador + placa-mãe + memória ram da nova geração.  Mas veja se não encontra algo da 4ª geração para que possa passar mais tempo sem precisar trocar de hardware. Ou se puder gastar ainda mais veja algo da nova geração, só que aí teria que ver um processador bem de entrada como o Pentium G4560 ou i3 6100 ou 7100, fazendo essa ultima escolha você terá um hardware todo novo precisando futuramente trocar só o processador por um melhor. 

Se for para o que tem de mais novo, pode ver tb a linha Ryzen da AMD, o Ryzen 5 1400 ou 1600, pois dizem que essa linha você poderá passar mais tempo com sua placa-mãe, pois a AMD não faz troca de soquete tão rápidamente como a intel. 

Postado
6 minutos atrás, felipepif disse:

Cara vou falar minha experiencia com um i5 2320, que é muito parecido com esse que você disse. Usava o core i5 2320 com uma gtx 960 2gb até 2015 de boa até jogar o GTA V, aí senti o processador sofrer um pouco. Não que fosse injogavel, mas tinha que diminuir consideravelmente algumas configurações gráficas como textura e outras coisas para que não tivesse engasgos. Isso era com uma gtx 960, se vai pegar uma placa desse calibre pra melhor o gargalo deverá ser ainda maior. Mas vai depender do que você pretende jogar e da qualidade gráfica que você pretende atingir. Se sua pretenção são os mobas ou fifa, acho que não terá problemas mesmo se colocar uma gtx 1060 ou rx 480. Veja se tem testes no youtube desse processador rodando com a placa de vídeo que você pretende adquirir.  

Por 500 reais fica realmente difícil conseguir um kit processador + placa-mãe + memória ram da nova geração.  Mas veja se não encontra algo da 4ª geração para que possa passar mais tempo sem precisar trocar de hardware. Ou se puder gastar ainda mais veja algo da nova geração, só que aí teria que ver um processador bem de entrada como o Pentium G4560 ou i3 6100 ou 7100, fazendo essa ultima escolha você terá um hardware todo novo precisando futuramente trocar só o processador por um melhor. 

Se for para o que tem de mais novo, pode ver tb a linha Ryzen da AMD, o Ryzen 5 1400 ou 1600, pois dizem que essa linha você poderá passar mais tempo com sua placa-mãe, pois a AMD não faz troca de soquete tão rápidamente como a intel. 

A diferença foi muito brusca em relação a seu i5 6500 da assinatura? Você sabe me dizer se esse G4560 ele e melhor que o i5 2400s?

Postado

@Danilo Padua Cara eu vendi o meu kit com esse meu processador i5 2320 e comprei tudo novo da geração 6ª (skylake) e ainda troquei a vga pela rx 470 4gb. Depois da troca senti uma diferença considerável. Antes jogava os jogos mais pesados, como GTA V e Rise of the Tomb Raider por exemplo com quase tudo no médio uma ou outra coisinha no alto. Depois passei a jogar qualquer jogo na pior das hipóteses no alto, alguns jogos até no muito alto se abdicar dos fps um pouco. Pois alguns jogos 50 fps já tá de boa pra mim. Mas colocando no alto terei 60 fps em todos os jogos.

Até da 3ª geração daria pra agora diminuindo algumas coisas pra retirar o gargalo. Mas se você montando do zero eu lhe recomendo pegar o mais recente que puder, mesmo gastando a mais. Pois você terá um desempenho aceitável por mais tempo. Se for de 2ª geração, agora ele já tá no limite do limite com as novas vga´s, imagine daqui a algum tempo, já tera que trocar de novo todo o kit. 

Postado

@Danilo Padua Respondendo:

18 minutos atrás, Danilo Padua disse:

A diferença foi muito brusca em relação a seu i5 6500 da assinatura? Você sabe me dizer se esse G4560 ele e melhor que o i5 2400s?

Mudar para um G4560 ou i3 6100\7100 é um downgrade.

19 minutos atrás, Danilo Padua disse:

A diferença foi muito brusca em relação a seu i5 6500 da assinatura?

Mudar da 2ª para 6ª é muita pouca diferença, o ganho maior é justamente "estar" dentro do padrão (DDR4, principalmente).

Mudar de i5, não vai solucionar o problema de threads cheios que ele sofre. A evolução maior conseguida pelo @felipepif foi mudar da GTX960 para RX470, é quase um ganho de 50% mais desempenho.

• Curtir 1
Postado

Há muito tempo que eu tenho processador da Intel, por isso falo mais dele. Mas veja sobre o Ryzen, o pouco que eu vi sobre ele é que  em jogos eles chegam bem próximos dos Kaby Lake da Intel e são até superiores no caso de fazer Streaming.

adicionado 3 minutos depois

@zopek Isso mesmo. Em jogos, a diferença mesmo quem faz é a placa de vídeo. Recomendo ele ir num processador mais recente por que enfim está montando do zero. Se fosse pra trocar de i5 2ª geração para qualquer outra, não recomendaria tal troca antes de trocar de vga.

Postado

@zopek Então o i5 2400s ainda pode ser um bom negócio? Tendo em vista que vou ficar preso ao socket 1155, pretendo ficar ao menos 2 anos com um desempenho minimamente aceitavél.

adicionado 1 minuto depois

@felipepif Mais o problema é o custo, pois pretendo comprar um computador do zero praticamente.

Postado

@Danilo Padua Apesar de já estar no seu 100% daria um 1 ano a mais para ele. Não estou dizendo que não vale a pena fazer o upgrade, mas em questão de custo e ganho, fica um péssimo custo/benefício. Só teria sentido migrar para um Ryzen 5 1600/1600X ou i7.

Postado

Vou falar por mim, claro kkk... mas é que as pessoas costumam depreciar algumas opiniões, então friso bem é uma mera opinião de alguém que não é dono da verdade. kkk.

Por maior limite de orçamento que eu tivesse eu iria num pentium G4560 ou core i3 + Gtx 1050ti ou Rx 470 ou num Ryzen 1400 ou 1600 + alguma dessas placas supracitadas do que ir num processador de gerações passadas. Porque assim estaria dentro de todas as novas gerações, processador e memória ram ddr4. Assim mais para frente só precisaria trocar o processador por um i5, e ai veria até um usado, já que processador costuma ter vida longa sem dar problema. Teria um desempenho aceitável e futuramente não precisaria refazer todo o pc novamente. 

Postado

@felipepif Não tenho algo em mente... Mais algo em torno de 1600 reais, pois o meu computador atual já está no seu limite. E pelo valor que está acho que está um bom preço, tendo em vista que terei que trocar em pouco tempo ainda acho que seria algo a se pensar. Pois um kit novo já se vai todo o valor que estou disposto a gastar.

Ps: Vou reaproveitar HD e  fonte.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Danilo Padua disse:

@felipepif Não tenho algo em mente... Mais algo em torno de 1600 reais, pois o meu computador atual já está no seu limite. E pelo valor que está acho que está um bom preço, tendo em vista que terei que trocar em pouco tempo ainda acho que seria algo a se pensar. Pois um kit novo já se vai todo o valor que estou disposto a gastar.

Ps: Vou reaproveitar HD e  fonte.

É você quem sabe. O preço desse kit tá interessante mas aí daqui a 1 ou no máximo 2 anos, você terá que gastar muito mais e trocar todo o pc. Pensando nos valores de hj um pc razoável custa uns 2 mil reais. Eu preferiria mais gastar esse valor agora, e futuramente comprar só um processador. 

Outra opção é você comprar esse kit e daqui a 1ou 2 anos comprar um de 4ª ou 6ª geração ou um kit ryzen usado tb e ir levando sempre assim. Ao meu ver seria uma boa saída tb, apesar de como eu dise, preferir a de ter tudo mais recente, se possível novo, agora e depois ir trocando pontualmente cada componente. Comprando usado, só teria o risco de não ter garantia e teria que sempre ter muito critério ao comprar, pois peças usadas nunca se sabem como foram usadas até então. 

adicionado 2 minutos depois

Faca-me entender. você tem 1.600 reais em mãos e ainda tem um pc antigo é isso? Se sim, qual o pc que você tem ai agora?

Postado

@felipepif Estou com 1200 em mãos mais vou inteirar mais 400/500 reais mês que vem.

O computador que tenho agora é um:

Core 2 duo e7200

placa-mãe g41

4gb ddr2 

Gtx 550ti gigabyte

Corsair cx 430

Hd 500gb 

Até pensei em trocar so placa-mãe processador e memória e ficar com a VGA atual e mais pra frente pegar uma mais parruda mais o problema e a gtx 550ti não está dando conta dos jogos atuais nem no minimo em alguns casos.

Postado

Com 1500$ você pega um Kit com Ryzen 5+ mobo B350+8Gb DDR4, vai ficar tranquilo para pegar uma GPU excelente depois.

Ou pode optar por um kit com G4560+RX460 ou GTX1050

adicionado 0 minutos depois

--eu recomendaria pegar o kit com Ryzen e trocar a placa de video depois---

• Curtir 1
Postado

Aproveitando o HD, o gabinete e a fonte, com mais 1600 reais, se esperar promoções e procurar com calma, dá pra comprar um pc com essas configurações a seguir. Coloquei somente a opção de intel que é a que to mais familiarizado. Pode ver com os ryzen tb. 

Processador core i5 7400 - 728,90 na Pichau

placa-mãe H110 - 308,99 na Pichau

Memória ram 8gb ddr4 285,00 no mercado livre

Placa de vídeo Rx 470 4gb - 700,00 Tá escassa nas lojas, mas você acha no mercado livre ou olx

Isso sairia por 2.023 reais. Seria o que considero o kit ideal para posteriormente trocar só a vga. Se pegar os 1.200 + 400 (do mês que vem) + 400 (das vendas do resto do seu pc), com muito esforço chegaria nesse valor. Tendo calma e esperando por promoções ou comprando até mesmo alguns componestes usados dá pra chegar nessa configuração. 

Mas sendo mais pé no chão, daria tb pra ao invés de ir co core i5 ir no core i3 7100 que na pichau tá de 469. Assim sairia por 1.755 reais. 

Postado

@Atretador Eis a questão, i5 7400 ou os Ryzen? Vou utilizar aplicativos que utilizam muito cpu mais os Intel parece ter uma boa performance em jogos em relação aos Ryzen, mais acho que um Ryzen seria melhor custo x beneficio a longo prazo, algo entre 3 anos rodando tudo com tranquilidade, e depois pegar uma gtx 1060/1070.

Postado

i5 não é um bom negocio hoje em dia, é só uma forma de limitar o computador.

Comparação direta com analise de frametimes:

adicionado 1 minuto depois

De uma linda no link que esta na minha assinatura, uma forma de resumir porque não recomendo os i5 atualmente quando da para pegar algo melhor.

Postado

@Danilo Padua Isso mesmo. Os ryzen podem ser uma boa opção tb, até porque você disse que quer usar outras coisas, não apenas jogos que usem da cpu. Para "streamar" por exemplo os ryzem são melhores. Os da intel atualmente levam vantagem somente em games e ainda assim uma vantagem pouca. 

Isso é pra você ver que com o que você tem disponível, mesmo tendo que fazer malabarismo, não precisa pegar algo tão desatualizado assim. 

Veja os equivalentes ao i5 da linha ryzen da amd e e um modelo da placa-mãe de entrada para esse processador. Coloque na ponta do lápis e veja o que você consegue. 

adicionado 6 minutos depois

Eu mesmo montei o meu pc fazendo muito malabarismo. Vendi meu i5 2320 + placa-mãe + mem ram 8gb ddr3 +vga gtx 960 e com o apurado comprei tudo mais recente. Tudo na calma, demorei mais de 1 mês pra comprar tudo, pois esperei promoções e oportunidades de usados tb, meu processador 6500 por exemplo, comprei usado num ótimo negocio. O resto foi novo mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Danilo Padua@Atretador @zopek
Por acaso agora tava vendo uns testes comparativos entre os Ryzen 5 e os Core i5 e fiquei meio cabrero com a diferença de desempenho em jogos entre eles. Vi testes da Chipart e do Adrenaline e o que se vê em ambos os testes são os core i5 dando um pau nos Ryzen 5, diferença de na pior das hipóteses de 10 fps, em alguns jogos muito mais que isso . A diferença em gameplay é tanta que sei não se compensa ir de Ryzen mesmo ele tendo melhor desempenho em multi-tarefas e renderização de vídeos. Pois acredito que antes de renderizar os vídeos é mais importante ter fluidez no gameplay.  

adicionado 0 minutos depois

adicionado 16 minutos depois

Pensando em full hd e 60 fps ambos vão dar conta. Mas pensando no futuro, mesmo a intel lançando novas gerações a toda hora, pra games, não seria o i5 kabylake bem melhor que o ryzen 5? Já que por ser superior passaria mais tempo com ele até se ter algum gargalo em jogos?

adicionado 18 minutos depois

Fquei encucado por causa da diferença nos fps, 10 fps foi o minimo visto, mas em determinados jogos vi diferença de incríveis 30 fps kkk. 

• Curtir 1
Postado

Testes com metodologia apropriada e analise de frametimes com uma quantidade consideravelmente maior de testes:

Teste da ChipArt de planilha de excel não vou nem comentar, não da nem para recomendar eles como loja -muito menos como reviewer.

Adranalina normalmente faz testes com 2~3 jogos e normalmente apenas 1x rodada, ideal é ter uma variedade maior de jogos e coletar resultado de varias rodadas de testes.

adicionado 4 minutos depois

Levando em consideração o 100% de uso, stuttering e frametimes ruins, não, o i5 não vai durar mais por ter uma media levemente mais alta que os Ryzen, especialmente com eles ja perdendo em jogos que receberam otimização e por jogos se tornarem cada vez melhores em utilizar varias threads, tem jogo hoje em dia que escala facilmente para 16 threads, agora é só questão de otimizar para a arquitetura. Levando em consideração que os Ryzen estão tendo desempenho excelente mesmo em titulos antigos e não otimizado para eles e com as poucas otimizações feitas em alguns jogos recentes, imagina nos próximos anos

Postado

@Atretador de boa. Cada qual com sua opinião. Acho os caras da Chipart bem *****, mas costumam falar boas verdades, pelo menos ao meu ver.

@Danilo Padua não é querendo botar mais dúvidas na sua cabeça. Mas sim tentar lhe passar o máximo de informação possível pra que você possa tomar uma decisão melhor embasada. 

O fato é que testes por testes cada um pode fazer parecer o que quiser. Pra saber o que de fato acontece só fazendo você mesmo e isso não dá pra fazer antes de comprar o componente desejado. O jeito é ver o quanto puder e por simples achismo ver quem você acha que está sendo mais real.

Como disse ambos vão chegar aos 60 fps full hd, com uma rx 470 conseguirá isso no preset alto. Veja com calma o que acha melhor.  

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!