Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou estudando eletrônica aqui para fazer este circuito:

591b28babf94c_Gen7v1.2-BR2-Esquematico-Copia.png.dc47e7d064a06d19ae470be598557b67.png

É da placa gen7br, a parte que aquece a mesa da impressora 3d.

Mas montei um circuito usando apenas um transistor bc337 para ativar o mosfet. Tem alguma coisa de errada com o circuito que eu montei? Pois não entendo o porque de usar 2 bc337.

Untitled-1.png.8a0faa09203e77dfe9f21c6064ed2ea0.png

Pela simulação do software funciona...

Postado

Só usar o mesmo simulador para ver o que ele faz. No caso quando tiver 0 volts no Pout vai passar corrente no sistema e quanto tiver 5V no Pout ele vai passar corrente para o outro lado... Só uma simulação, não coloquei resistores adequados no led ou igual aos seus ... só para test X)

591b2fabdfc2e_1desvio.PNG.cb19bdcbd57a688a7efb73853a2cf23b.PNG

591b2fad8fce2_2desvio.PNG.701a59dac7c46747fedc8efdc2f683f1.PNG

adicionado 22 minutos depois

adicionando:

parece um DARLINGTON.

adicionado 46 minutos depois

Só parece uhauhahuahua

aqui um tópico sobre leia com calma X)

Postado

A diferença é a seguinte:

No circuito com dois BC337 ao aplicar apenas 0,7V no primeiro transistor,  no mosfet você já tem a tensão total da fonte. Se trata de um amplificador de tensão.

No segundo circuito esse que você fez, aplicando toda a tensão da fonte na base do transistor no gate do mosfet se tem a tensão total menos 0,7V. Se aplicar menos tensão, a tensão do emissor também diminui. Esse circuito é um amplificador de corrente. 

O problema do segundo circuito é que se o mosfet trabalhar com 12V por exemplo e você aplicar 5V de um micro controlador na base do transistor, terá somente 4,3V no emissor, dependendo do mosfet ele não entra em condução. 

Nesse caso o transistor está mais atrapalhando do que ajudando. 

Com o primeiro circuito isso não ocorre, ao aplicar 5V na base do primeiro transistor teremos 12V no gate do mosfet. 

Postado

O outro detalhe (importantíssimo) é que no circuito original há DUAS inversões de sinal chegando no mosfet (além da tensão de 12v).

Com duas inversões, o '1' lógico viram 12v e o '0' lógico vira 0v.

Com apenas uma inversão, o '1' lógico vira 0v no gate mosfet, enquanto o '0' lógico entrega tensão diferente de zero e provavelmente faz conduzir o mosfet.

Não é à toa que o gate do mosfet é acionado com 12v. Provavelmente é necessária esta tensão.

MOR_AL

Postado

Valeu, muito obrigado mesmo, eletrônica é terreno novo pra mim. Fica claro que eu tenho que fazer o circuito com dois BC337.

A controladora da minha impressora queimou o mosfet e resolvi fazer uma plaquinha com o irf1404 separada da eletrônica principal usando apenas o sinal que vinha de onde ficava o gate. Outra coisa é que terei de ligar o resistor de 4.7k no 12v ao invés do vcc (não tenho acesso a ele diretamente na placa).P_20170406_225656.thumb.jpg.d0aa24012cd85e2230076fb113518ed9.jpgcirc.png.940dd7d2f1d3c94d5c0eeacb503610c2.png

Acima a minha placa quando queimou e o que vou tentar montar.

Postado
2 horas atrás, MOR disse:

Não é à toa que o gate do mosfet é acionado com 12v. Provavelmente é necessária esta tensão.

Sim, esses Mosfets de potência precisam de uma tensão entre 10 e 20V pra entrar em condução.

2 horas atrás, I-niciusv disse:

A controladora da minha impressora queimou o mosfet e resolvi fazer uma plaquinha com o irf1404 separada da eletrônica principal usando apenas o sinal que vinha de onde ficava o gate. Outra coisa é que terei de ligar o resistor de 4.7k no 12v ao invés do vcc (não tenho acesso a ele diretamente na placa).

Você pode retirar o que sobrou do Mosfet queimado, soldar fios lá e colocar um IRF1404 por fora.

Os mais importantes são os terminais do Gate e do Source, o Dreno não precisa já liga a carga direto nele.

Postado

São 2 as questões: a primeira já mostrada pelo MOR_AL em que o primeiro transistor inverte o sinal. Até aí, poderíamos simplesmente eliminar esse transistor, acionar o mosfet diretamente pelo arduino e economizar 2 transistores. Ocorre que mesmo os mosfets que aceitam sinal lógico no gate (0 - 5V) apresentam menor Rds quando polarizados com 10V ou mais e aquecem menos. Fora isso, achar mosfet de 20V com vários amperes e entrada lógica não é tão difícil, mas fica um pouco mais chato.

Postado

Eita da viagem que vocês fizeram aqui O.o hahuauha

Gostei ^^

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!