Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar fans e watercooler


Posts recomendados

Boa tarde guys!

 

Eu tenho uma placa-mãe com 3 SysFan + CPU_OPT e CPU_FAN - Todos de 4 pinos (Acho que são essas as siglas).

 

O Gabinete vem com uma controladora HUB de Fan para 8 FANs. Que já está sendo usado 4 fans que vem no gabinete, 3 frontal e 1 traseiro. Ele vem um cabo escrito Conector PWM algo assim, faz diferença?

 

Minha dúvida é:

 

Instalo o watercooler no CPU_OPT que é o recomendado pela placa-mãe. E os 2 fans do watercooler é melhor ligar no SysFan ou no HUB?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro o seu water cooler deve ter vindo com um cabo "Y" para plugar os dois fans no mesmo CPU_FAN, correto? Ou não? Qual é o modelo?

 

O ideal é colocar os dois fans no mesmo CPU_FAN e plugar a bomba / bloco em um SYS_FAN, CHA_FAN ou qualquer um disponível. Mas você precisa ir depois no BIOS e setar o conector da bomba para 12V (máximo). Ela não pode variar, e alguns conectores vêm no default a 7V, que é o caso da minha placa-mãe, que tem um conector rodando a 7V no default.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa O problema que não veio mesmo.. Um que ligue os dois.. Por isso a pergunta do sysfan.. 

É o Nepton 240M, não sei se conhece. 

 

Na placa-mãe recomenda ligar nesse OPT, não é a mesma coisa? Pelo menos para ligar a bomba?

Não lembro de ter visto isso na BIOS mas preciso procurar depois.. Não sei se daria problema ligar em lugares diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro a bomba pode ligar no OPT, mas se certifique depois de colocar ele no máximo. Costuma ser full speed, max ou disable. Assim ele vai rodar a 12V. Não gasta a bomba mais rápido, pelo contrário. Deixar abaixo de 12V faz com que ela funcione de forma errática e eventualmente até quebrar.

 

Pode ligar os fans em conectores diferentes ou até no cotrolador do gabinete, mas o ideal é ligar os dois juntos no CPU_FAN, pois o PWM do BIOS é bem confiável e funciona direito. Você pode comprar um adaptador. No Mercado Livre tem.

 

É só uma questão dos dois fans rodarem na mesma rotação. Isso pode influenciar no barulho e no desempenho, mas não incorre em nenhum problema de falha ou quebra. Só seria meio que obrigatório em water coolers com push pull, como o H75 e o H80i, pois os dois fans precisam obrigatoriamente rodar na mesma rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Saquei! Seria interessante conseguir esse cabo então! Eu lembro que havia comentado comigo no outro tópico da rotação estar mesmo sempre no máximo, pelo menos para a bomba.

 

O que seria esse PWM? Dei uma pesquisada mas não consegui achar algo direto no ponto. É só para controlar os fan? Para ligar? 

 

Tem alguma cabo de alguma marca que recomende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro o PWM é um algorítimo do BIOS que controla a rotação dos fans com uma curva de temperatura. Tem um cabo da Akasa que é muito bom (eu tenho). Pode ver também se no ML o frete é mais barato.

 

Tente ver se o OPT_FAN tem alarme quando o fan para. Isso é bom para avisar caso a bomba falhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!