Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenas, Como ligar um aquecedor de água, o famoso "rabo quente", na energia 220v, de modo que aqueça sem romper o filamento? como calcular os resistores a serem usados? teria que utilizar algum outro componente? abraço a todos, grato pela atenção.

Postado

Teoricamente este resistor deve ter a mesma resistência e potência do aquecedor para que a tensão de 220V se divida em duas partes de 110V, uma para cada resistor.

O resistor ligado em série vai esquentar tanto quanto o tal aquecedor. Em outras palavras é como ligar dois "rabo-quente" 110V para formar um 220V.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Um aquecedor 220V não custa mais que 22 Reais!

http://www.americanas.com.br/produto/11112681/aquecedor-portatil-de-agua-eletrico-220v?DCSext.recom=RR_item_page.history-ViewedPurchasedPercent&condition=NEW&nm_origem=rec_item_page.history-ViewedPurchasedPercent&nm_ranking_rec=3

Dependendo da potência dele, os componentes para fazer um "Dimmer" para abaixar a tensão para o seu de 110V, pode ficar mais caro que comprar um na tensão que você precisa (220V)!

Lembre-se, toda conversão de tensão (para cima ou para baixo), sempre terá perda de energia!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Uma alternativa ao dimmer é um simples diodo (que suporte a corrente e tensão reversa) em série. Na teoria, será entregue metade da potência pro rabo quente. Na prática, há um pouco mais de 50% de chance de não queimar...

• Curtir 1
Postado

Obrigado a todos pelas informações e analisando-as vejo que meu conhecimento em eletrônica é mínimo (hehe), na realidade estou cogitando a hipótese de fazer uma resistência para minha minha pistola de cola quente, uma nova custa 55 conto!!! muito caro por algo que é muito frágil, o pior é que já é a segunda que queima a resistência, tentei reparar mas não deu. a resistência da pistola é diferente.

adicionado 32 minutos depois

Encontrei o tópico com a mesma dúvida que a minha. obrigado a todos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!