Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde  amigos,

Estou querendo fazer um carregador automático para carregar baterias de carro, e pesquisando na internet achei um que me interessou, gostaria da ajudas de vocês caso precise modificar o circuito, pois tenho pouco conhecimento de eletrônica.

No circuito que tenho utilizar um transformador de 15 + 15 de 1A  e o que eu tenho é de 15 + 15 de 3A, eu teria que substituir o LM317 por outro ou posso usar ele assim mesmo?

Espero que alguém posso ajudar com alguma dica.

O circuito é esta abaixo.

Circuit-Diagram-of-Automatic-Battery-Charger.jpg

Postado
2 horas atrás, faller disse:

Os substitutos, pino a pino, são:

LM350 Para até 3 Amperes....

LM338 Para até 5 Amperes....

Além de substituir o LM317 para um de 3 Amperes, teria que substituir o Bd139 para um de 3 Amperes também né ?

Qual seria um substituto para o Bd139 ?

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, welton.wan disse:

Além de substituir o LM317 para um de 3 Amperes, teria que substituir o Bd139 para um de 3 Amperes também né ?

Qual seria um substituto para o Bd139 ?

A corrente que vai passar pelo BD139 não vai alterar com o aumento da corrente de saída do circuito, pode manter ele tranquilamente.

Postado
Em 01/06/2017 às 15:32, welton.wan disse:

Boa tarde  amigos,

Estou querendo fazer um carregador automático para carregar baterias de carro, e pesquisando na internet achei um que me interessou, gostaria da ajudas de vocês caso precise modificar o circuito, pois tenho pouco conhecimento de eletrônica.

No circuito que tenho utilizar um transformador de 15 + 15 de 1A  e o que eu tenho é de 15 + 15 de 3A, eu teria que substituir o LM317 por outro ou posso usar ele assim mesmo?

Espero que alguém posso ajudar com alguma dica.

O circuito é esta abaixo.

Circuit-Diagram-of-Automatic-Battery-Charger.jpg

Tava vendo aqui esse circuito ele carregar muito lento, como faço para ele carregar mas rápido já que estou usando um trago de 3A?

Postado

Se o seu transformador fornece 15+15V x 3A, ligado dessa forma fornece 15V x 6A. Se é para usar o máximo do trafo, então vamos começar pelo dimensionamento dos componentes.

D1 e D2 tem que ter pelo menos 3A e D5 pelo menos 6A. O modelo 1N4007 é de 1A.

Abaixe o valor de C1 para 1uF. Com um valor alto ele vai te prejudicar mais do que te ajudar na carga pela acentuada queda do fator de potencia.

Estou estranhando o valor de 100Ohms para R5. Com esse valor só se for para bateria de celular. Tá alto demais, a tensão teria que assar de 100v na saida do regulador para se ter um mísero ampere.

Tem a seleção do CI, que já foi postada pelo@faller.

Estou achando o circuito muita coisa para se carregar uma bateria de chumbo ácido. Com o trafo acima mencionado, + 2 diodos de 3A + 1 resistor de fio 2Ohm x 50W já se faz um carregador simples e barato.

• Curtir 1
Postado

Eu sempre carreguei baterias de automóveis com um trafo de 11V/5A em onda completa e sem capacitor, ligo ele em um timer com tempo de 3 ou 4 horas e já é suficiente pra dar a partida.

O pico da onda fica em 14,6V quase o mesmo do alternador que é de 14,2V, por isso não deixo por mais do que 4 horas.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!