Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por mais esquisito que isso possa parecer, tenho um termômetro infravermelho daquele "xing ling", laranja com preto (posto a foto). Ele simplesmente não mede temperatura de metais! Quando coloco o dedômetro no dissipador, chega queimar, mas ao medir com o termômetro IR aparece a temperatura ambiente. Com o termopar do hm2090 mede normal, cerca de 65 graus.

Isso é normal desses termômetros? Aparentemente ele mede certo em qualquer outra superfície, madeira, plástico, o gelo do congelador, mas e só apontar para metal passa a não fazer sentido.

adicionado 1 minuto depois

14965874460531826920306.jpg

1496587476457-788035029.jpg

Postado

Parece que sim. Deve refletir. Tem que ver como ele funciona. 

Certa vez fui visitar uma fábrica que equipamentos de energia, inversores IGBTs estas coisas. 

E lá os caras davam preferência aos termômetros de termopar dos multímetros do que destes aí. Pois estes não funcionavam bem para dissipadores. 

Isso a muitos anos já. 

adicionado 6 minutos depois

Achei a explicação:

A faixa IV localiza-se entre a porção visível do espectro e as ondas de rádio. Os comprimentos de onda IV são comumente expressos em micrômetros (10-6m ou µm). O espectro IV estende-se de 0,7 a 1000 micrômetros. Somente a banda de 0,7 a 14 micrômetros é usada para a medição de temperatura. Usando-se avançados sistemas ópticos e detectores, os termômetros IV sem contato podem operar em quase qualquer porção da banda de 0,7 a 14 micrômetros. Pelo fato de qualquer objeto (com exceção dos corpos negros) emitir uma quantidade ótima de energia em um ponto específico da banda IV, cada processo pode requerer modelos de sensores com ópticas e tipos de detectores específicos. Por exemplo, um sensor com uma resposta espectral de 3,43 micrômetros é otimizado para medir a temperatura superficial de polietileno e derivados. Um sensor de 5 micrômetros é usado para medir a superfície do vidro e um sensor de 1 micrômetro, para metais e lâminas metálicas. As faixas espectrais mais amplas são usadas para medir temperaturas superficiais mais baixas de diversos tipos de superfícies.

Fonte: http://guias.oxigenio.com/como-funciona-um-termometro-infravermelho

O seu equipamento está restrito a uma faixa do espectro que não abrange as que os metais emitem. 

Postado
4 horas atrás, albert_emule disse:

O seu equipamento está restrito a uma faixa do espectro que não abrange as que os metais emitem. 

Agora sim fez sentido. Será que tem alguma maneira de alterar?

Postado
33 minutos atrás, lithium_ion disse:

Agora sim fez sentido. Será que tem alguma maneira de alterar?

Pelo que entendi só trocando o tal sensor, mas aí não compensa já que outro sensor pode descalibrar o aparelho. 

Postado

Olhar para o funcionamento desse tipo de termômetro não é fácil. Entre os conceitos está o do ponto negro. Faça o seguinte teste: faça uma bollinha preta com uma hidrocor qualquer no metal, veja o resultado e poste aqui. Lápis não serve, o grafite reflete demais.

Postado
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Olhar para o funcionamento desse tipo de termômetro não é fácil. Entre os conceitos está o do ponto negro. Faça o seguinte teste: faça uma bollinha preta com uma hidrocor qualquer no metal, veja o resultado e poste aqui. Lápis não serve, o grafite reflete demais.

Eu testei isso, muda um pouco, antes media 28 graus, com a bolinha passa a medir 40, quando na verdade tem 60.

Postado

A medição por infravermelho baseia-se na refletividade do material e uns outros conceitos que agora não me recordo bem. Inclusive esse tipo de medidor possui um ajuste que deve ser observado e callibrado de acordo com o material a ser medido. Pesquise um pouco sobre o funcionamento desse tipo de medidor, a coisa é meio louca. Como viste, a cor influencia. Pergunta: usou a cor preta?

adicionado 10 minutos depois

@albert_emule, sabe dizer se mirando nos CIs e transistores essa coisa consegue ler? Andava pensando em comprar um treco desses para eletrônica, mas o post do @lithium_ion jogou um balde de água fria.

@lithium_ion, já que está com a mão na massa, por favor, nos informe se isso daí consegue ler legal a temperatura dos transistores e CIs.

Postado
19 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

A medição por infravermelho baseia-se na refletividade do material e uns outros conceitos que agora não me recordo bem. Inclusive esse tipo de medidor possui um ajuste que deve ser observado e callibrado de acordo com o material a ser medido. Pesquise um pouco sobre o funcionamento desse tipo de medidor, a coisa é meio louca. Como viste, a cor influencia. Pergunta: usou a cor preta?

@albert_emule, sabe dizer se mirando nos CIs e transistores essa coisa consegue ler? Andava pensando em comprar um treco desses para eletrônica, mas o post do @lithium_ion jogou um balde de água fria.

@lithium_ion, já que está com a mão na massa, por favor, nos informe se isso daí consegue ler legal a temperatura dos transistores e CIs.

Compre uma câmera térmica. É bem melhor.

Só que é bem caro rsrsrs....

Se não for aplicação profissional, sugiro ficar com o simples termopar, medindo com um pouco de pasta térmica  

termopar_hk-p01_aberto2.jpg

adicionado 0 minutos depois

O termopar é barato e seguro. 

Não vai dar a temperatura errada 

Postado
55 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule, acabo de pesquisar o preço da camera térmica. A Flir E6 tá uns 10 paus. É muita areia pro meu caminhão. O jeito é continuar melecando de branco a placa e ir usando termopar com multiteste.

Veja estas análises com câmera térmica. últimas 3 fotos no final. 

http://quan-diy.com/misc/inverters/tbe.htm#2000

Postado
Em 2017-6-4 às 20:40, Sérgio Lembo disse:

É o que eu faço para ler, meço no encapsulamento do ci. Até o motor do aeromodelo a combustão ele não mede, chega a 147 graus com o termopar, e 60 com o IR. Gostei de medir temperatura das lâmpadas LED daqui de casa, descobri que esquentam bastantr hehehe. Me decepcionou não medir metais. 

adicionado 1 minuto depois

Me lembrei que existe um termômetro IR lara modelismo, exatamente para medir a temperatura do cabeçote dos motores. Acredito que deve ser caro.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!