Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente boa noite!

Este não é o meu primeiro tópico e também acho que não será o meu último em relação à dúvidas que eu tenho pra montar meu primeiro PC "gamer" (o GAMER em parenteses será explicado mais pra frente.

A minha situação é a seguinte:

Atualmente uso um notebook que completará 3 anos de vida no final do ano. Inicialmente eu comecei a pesquisar outros notebooks para substituí-lo, porém comecei a pensar bem e resolvi partir para o DESKTOP. Então comecei a me interessar em buscar sobre. Antes disso eu me considerava um total amador no assunto. Agora, tenho entrado basicamente todos os dias aqui e tenho aprendido bastante a respeito das arquiteturas AMD e INTEL. Além disso tenho feito contas. Eu tenho muito controle com o meu dinheiro e, exatamente por isso, não comprarei/montarei o PC a curto prazo. Quero juntar a grana antes e quero gastar por volta de R$ 2.500,00 inicialmente. Desta forma me surgiram 2 cenários:

CENÁRIO 1:

Montagem de um computador INTEL, com o Pentium G4560, pensando, com certeza em um up futuro para um i7 6ª ou 7ª geração. Pelas opiniões daqui do fórum, este é o melhor caminho a se tomar ao partir para Intel.

Montando o carrinho de compras na pichau/terabyteshop gastaria (se comprasse hoje) R$ 2.432,67. Ótimo valor para o que eu quero gastar!

CENÁRIO 2:

Montagem de um computador AMD, com o Ryzen 5 1400, pensando em futuros upgrades talvez seja a melhor opção, uma vez que a concorrente vai mudar sua arquitetura. Montando o carrinho de compras, também na pichau/terabyteshop gastaria (se comprasse hoje) por volta de R$ 3.200,00 (variando de acordo com a GPU escolhida). Este cenário, desta forma, foi eliminado das opções pelo preço. Não quero gastar isso no momento e não quero esperar um pouco mais para conseguir montá-lo.

Porém, pensei em algo temporário: montar essa build com uma GPU temporária, apenas para eu conseguir fazer o que já venho fazendo no notebook (gastando o mínimo possível): Filmes/Séries, internet, programação, edição básica e Football Manager 2017. Portanto, o cenário 2 se tornou este: R$ 2.199,49 + GPU temporária.

É aqui que eu quero a ajuda de vocês: QUAL ESCOLHER?

Para aqueles que vão opinar, peço que levem em consideração o seguinte: Não vou gastar R$ 3.000,00 agora e também não vou esperar um pouco mais para juntar essa quantia.

Eu estou pendendo mais para o cenário 2, pois:

• o foco em multitarefas é importante para mim, e os RYZEN tem vantagem nisso;
  • Tenho mais garantias de upgrade por mais tempo e gastando menos com a AMD;

Sei que por esse tempo que eu estiver utilizando uma GPU simples, ficarei bastante limitado em relação a jogos. Tirando isso, existe algum ponto negativo?

Caso eu decida pelo cenário 2, qual gpu vocês me recomendariam? Criei um tópico com essa dúvida no fórum das GPUs e me recomendaram esta: Pichau - Gigabyte GT1030 Low Profile 2GB

Eu não quero pagar mais do que isso em uma GPU temporária.

Desculpe pelo textão!
Obrigado pela ajuda!

• Moderador
Postado

@vitor.vmos Olá, de acordo com suas preferências, o Ryzen 1400 é mesmo a melhor opção. Terá melhor desempenho em Multi-tarefas como você mesmo mencionou.

Acredito que a GT1030 seja a melhor opção para sua situação, ou então uma RX460, mas esta um pouco mais cara.

Já escolheu a fonte?

Postado

@vitor.vmos Eu ficaria com a 2 opção entretanto, já que a placa é "quebra-galho", procure por uma R5 230 que não custa mais que R$150, não vai rodar os games mas se o objeto é "ver a tela", é bem mais em conta, ou até mesmo, 9800GT que não custa nem R$90 usada.  Essas placas já são suficientes para rodarem aplicações "comuns" e vídeos em 1080p, além da R5 já ter suporte a DX12.

Comprar uma placa de entrada e trocar logo de cara, é perder uma grana sem necessidade, desvaloriza muito rápido.

Postado

Amigo a longo prazo, se você preza pelo multitarefa. Pegue um Ryzen R5 1600. Ele tem 6 cores, um cooler box bom que da OC. R5 1400 tem 4 cores e um cooler ruim.

O Pentium G4560 é um bom processador, mas como voce mesmo disse preza pelo multitarefa;

Postado

Obrigado pelas sugestões! 

@zopek, estou com isso em mente... Quero mesmo gastar o mínimo possível na gpu, mas buscando pelo menos a qualidade que eu tenho hj com o notebook. 

@Ian Cabral, realmente este cpu é muito bom, mas como disse, o $$ tá pesando na escolha. Porém pretendo sim fazer um up de processador no futuro. 

Postado

@vitor.vmos Lendo o seu post inicial você pode resumir a sua escolha em:

1 - Foco em jogos: Intel.

2 - Foco em edição: AMD.

Simples assim.

No geral a linha Ryzen da AMD têm muito potencial e promessas, mas em jogo o i7 ainda bate em todos os R5 e R7 (quem dirá os R3 que nem sairam ainda...). Então pense no que é prioritário pra você. Se trabalha com edição, vá de AMD, se a edição é algo mais casual mas também gosta de jogar com qualidade vá de Intel pensando em pegar um i7 futuramente.

Postado

@zopek Nvidia GE force 710

@Gabriel Merlo Ferreira

Hoje, basicamente uso mais o PC para tarefas comuns + básico de photoshop + voltar a programar

Quero montar o PC com a possibilidade de poder jogar também, mas sem o objetivo de obter o melhor resultado possível. Acho q conseguiria isso com o RYZEN

Postado

@vitor.vmos Entendi, então vai de Ryzen mesmo.

Inclusive, só reforçando o que é importante e ignorado quase sempre, você escolheu uma ótima fonte.

Em relação à placa de vídeo, a GTX 1030 é a mais de entrada possível das placas atuais. Se você não pretende jogar nada pesado e nem faz questão de gráficos no ultra, full hd e 60 fps, pode ir nela. Senão seria mais indicado pegar um RX 470 ou GTX 1060 de 3gb.

Postado

Muito obrigado mesmo a todos que auxiliaram. A minha maior dúvida estava na questão da placa de vídeo... Ainda não estou 100% decidido, mas acho q vou de 1030. Com ela também terei um tempinho a mais sem ter que trocar, comparando com outra placa que eu pegaria só pra mostrar a tela. 

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Bom dia, galera. Após um tempo sumido do tópico, algumas coisas mudaram. Estou praticamente decidido em buscar a configuração que está na imagem anexada. Manterei a ideia de inicialmente comprar a GPU 1030, tanto pelo fato de o mercado de GPUs estar inflacionado no momento, quanto por eu conseguir com ela melhor desempenho do que eu tenho hoje com o notebook. Além disso, se tudo der certo, meu irmão está afim de vender o video-game dele e me ajudar a comprar uma GPU mais pra frente.

Também decidi por um processador melhor do que o inicialmente pensado.

O que acham?

Essa configuração de kit dá pra fazer overclock de boa né? Falando nisso, alguém conseguiria me recomendar algum tópico daqui (ou vídeo no youtube) bacana ensinando a fazer?

Os valores foram pesquisados ontem nos sites pichau e terabyte.

Setup.PNG

Postado
2 minutos atrás, Atretador disse:

Eu pegaria uma mobo B350 melhorzinha, VRMs dessa é meia boca, se der para encaixar, as MSI são excelentes.

Sim sim, tem essa da MSI que eu darei prioridade, principalmente esteticamente (não encontrei nenhuma que me agradasse mais), além de querer montar algo com os detalhes em vermelho. Vou dar uma forçada para encaixar ela.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...