Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar Fita Led


Posts recomendados

Olá galera, 

Eu quero ligar uma fita led 12v de 35cm na porta USB do PS4, como entendo quase nada de eletrônica ta complicado fazer esse projeto kkkkkkkk, então preciso entender pelo que pesquisei notei que precisaria de um resistor?, e tambem procurei a informação a respeito da alimentação da porta usb do PS4 não encontrei a informação se é 12v ou 5v, bastante dúvida :( 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Carlos Zanon disse:

Normalmente as portas usb são da ordem dos 5v...

 

Você sabe a corrente ou a potência dessa fita? Talvez você tenha que fazer um circuitinho step-up 5v -> 12v pra resolver isso, mas antes precisa saber a corrente que sua fita consome...

A potencia da fita que encontrei no pais são 12v 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ali ele diz 4.8W o metro... neste rolo são 5 metros então...

 

Citação

 

P = 4.8w * 5

P = 24w

 

 

Dai temos... P (potência) = U (tensão) . i (corrente)
 

Citação

 

24 = 12 * i

i = 24/12

i = 2A

 

 

Se usar os 5 metros mesmo, vai ter por volta de 2 amperes na fita toda... isso descartando as perdas...

Um conversor 5v ~ 12v 2a deve resolver...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830652660-conversor-usb-5v-para-12v-regulador-tenso-step-up-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos Zanon disse:

Ali ele diz 4.8W o metro... neste rolo são 5 metros então...

 

 

Dai temos... P (potência) = U (tensão) . i (corrente)
 

 

Se usar os 5 metros mesmo, vai ter por volta de 2 amperes na fita toda... isso descartando as perdas...

Um conversor 5v ~ 12v 2a deve resolver...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830652660-conversor-usb-5v-para-12v-regulador-tenso-step-up-_JM


A ideia é usar 35cm desses 5 metros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Wyler disse:


A ideia é usar 35cm desses 5 metros

 

Nem me atentei ali, mas de qualquer forma, vai precisar do step-up...

 

Refazendo as continhas...

 

P = 4.8 * (35/100)
P = 1.68w

Dai temos...

1.68 = 12 x i
i = 1.68/12
i = 0.14 ou 140mA

Vai precisar elevar a tensão de 5v pra 12v e fornecendo uma ordem de pelo menos 140mA :)

Acredito que este circuito que postei do ML deva funcionar tranquilamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos Zanon disse:

 

Nem me atentei ali, mas de qualquer forma, vai precisar do step-up...

 

Refazendo as continhas...

 


P = 4.8 * (35/100)
P = 1.68w

Dai temos...


1.68 = 12 x i
i = 1.68/12
i = 0.14 ou 140mA

Vai precisar elevar a tensão de 5v pra 12v e fornecendo uma ordem de pelo menos 140mA :)

Acredito que este circuito que postei do ML deva funcionar tranquilamente...

 

Muito bem farei isto, muito obrigado por ajudar

Ultima pergunta,
a única forma é esta? não há alguma forma mais barata? 37,90 esse regulador :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Daniel Wyler disse:

 

Muito bem farei isto, muito obrigado por ajudar

Ultima pergunta,
a única forma é esta? não há alguma forma mais barata? 37,90 esse regulador :( 

 

Se estiveres pensando na porta USB do PS4 acredito eu, que sim...

Mas uma outra alternativa é ligar esta fita a uma fonte de 12v (com pelo menos 140mA, claro).

Quando digo fonte, pode ser qualquer coisa que olhe forneça 12v, pilhas e etc...

 

Eu acredito que se queres usar a USB do PS4, deves usar o step-up/boost, porém deixo aberto para alguém do fórum sugerir algo que resolva seu problema talvez de outra forma...

 

Você poderia medir a tensão de saída na USB do PS4 pra ter certeza se esta fornece apenas os 5v, caso forneça os 12v... acredito ser possível ligar a fita nela, mas acho improvável que seja 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

 

Se estiveres pensando na porta USB do PS4 acredito eu, que sim...

Mas uma outra alternativa é ligar esta fita a uma fonte de 12v (com pelo menos 140mA, claro).

Quando digo fonte, pode ser qualquer coisa que olhe forneça 12v, pilhas e etc...

 

Eu acredito que se queres usar a USB do PS4, deves usar o step-up/boost, porém deixo aberto para alguém do fórum sugerir algo que resolva seu problema talvez de outra forma...

 

Você poderia medir a tensão de saída na USB do PS4 pra ter certeza se esta fornece apenas os 5v, caso forneça os 12v... acredito ser possível ligar a fita nela


se encontra-se o a fita de led de 5v, resolvia toda questão :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Wyler  de uma olhada nesses tópicos meus,  eu fiz esse esquema 

Uma fonte 12v pra fita, a porta usb chavea um transistor  e pronto, e barato e funcional.

 

No segundo link é para acionar mais de uma fita fazendo uso de portas logicas, também acionado por porta usb mas a parte final do circuito é igual.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Daniel Wyler  de uma olhada nesses tópicos meus,  eu fiz esse esquema 

Uma fonte 12v pra fita, a porta usb chavea um transistor  e pronto, e barato e funcional.

 

No segundo link é para acionar mais de uma fita fazendo uso de portas logicas, também acionado por porta usb mas a parte final do circuito é igual.

 

 

 


Vou da uma olhada, na verdade eu estou criando um produto pra comercializar e não pode ficar com cara de gambiarra, o ideal é utilizar na entrada usb do PS4, o uso de fontes está fora de cogitação

adicionado 0 minutos depois

@Carlos Zanon Se eu usar um resistor resolvo a questão?

adicionado 4 minutos depois

@Jaime Francisco da Silva Se eu usar um resistor resolvo a questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Daniel Wyler disse:


Vou da uma olhada, na verdade eu estou criando um produto pra comercializar e não pode ficar com cara de gambiarra, o ideal é utilizar na entrada usb do PS4, o uso de fontes está fora de cogitação

adicionado 0 minutos depois

@Carlos Zanon Se eu usar um resistor resolvo a questão?

adicionado 4 minutos depois

@Jaime Francisco da Silva Se eu usar um resistor resolvo a questão?

 

Não... o resistor vai agir como limitador de corrente... só vai piorar a questão kkkk

 

Se você não pode dispor de uma segunda fonte, recomendo você procurar a saber mais e possivelmente montar o circuito step-up/boost você mesmo :)

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!