Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou há algumas horas travando uma batalha contra um Mikrotik.

Indo direto ao ponto, estou tendo o seguinte problema com a conexão:

1) se apenas meu computador estiver conectado a porta LAN do Mikrotik, funciona normalmente, carrega todos os sites;

2) o problema é que quando eu conecto meu roteador a porta LAN também, ocorre que a grande maioria dos sites não carregam;

3) o problema só ocorre quando conecto o roteador. Mesmo em LAN os sites não carregam. Os dispositivos conectados pelo roteador também não carregam os sites. Porém se eu remover o roteador, os sites voltam a carregar;

4) a maioria dos sites não carregam, assim como Wapp e Face (não sei se pode citar nomes de empresas);

5) o YTube funciona normalmente;

7) as vezes, se eu colocar o site desejado para carregar junto do YTube, ele carrega. Mas só algumas vezes.

Agradeço muito se alguém puder me ajudar.

Desde já, obrigado!

Informações adicionais

Preciso do Mikrotik para gerenciar a rede de uma escola, fazer controle de MAC, controle de banda, etc.

Mikrotik -> 192.168.0.1

Roteador 1 -> 192.168.0.2

Roteador 2 -> 192.168.0.3

• Membro VIP
Postado

O controle de banda é feito para cada roteador ou para os hosts que são conectados a estes dois roteadores? Caso seja para a primeira opção, a conexão não poderia ser por porta WAN ao invés de LAN?

• Curtir 1
Postado

Olá! Peço desculpas pela demora, e agradeço a ajuda.

Em 23/06/2017 às 15:13, ciro-mota disse:

O controle de banda é feito para cada roteador ou para os hosts que são conectados a estes dois roteadores? Caso seja para a primeira opção, a conexão não poderia ser por porta WAN ao invés de LAN?

Olá ciro-mota.

O controle de banda é feito para cada host através do Mikrotik, onde os host's se conectam através dos roteadores.

A conexão necessita ser pela porta LAN devido à necessidade de realizar o controle e de se ter uma rede em modo "bridge". Se for possível realizar um controle (dos host's) conectando através da porta WAN, por favor, me digam como.

Em 26/06/2017 às 10:51, Cadu Campos disse:

Bom dia, tudo bem?

Os roteadores estão com o dhcp desativado? Na router board está com servidor de dhcp? 

Att; 

Olá Cadu, estou bem, obrigado!

Sim, os roteadores estão com o DHCP desativado para que haja um controle por IP através do Mikrotik, cujo este está com o DHCP desativado devido a ser IP ESTÁTICO para realizar o controle de banda. Já tentei ativar o DHCP e não realizar controle algum, deixando apenas a routerboard repassando a conexão, nada feito!

Em 27/06/2017 às 09:20, GutoJ80 disse:

@Diogo Ricardo Passe mais detalhes para nós, Diogo.

Olá GutoJ80!
Novamente me desculpe pela demora à responder.

O que pretendo, é realizar um controle dos clientes através do Mikrotik.

Antes de utilizar o Mikrotik, eu usava os seguintes parâmetros:

Internet -> Roteador 0;

Roteador 0 = 192.168.0.1, porta WAN, conexão pppoe, DHCP ativado.

Roteador 0 -> Roteador 1;

Roteador 1 = 192.168.1.1, porta WAN, conexão com IP DINÂMICO, DHCP ativado.

Até então, funcionava. O problema é que se trata de uma rede de internet escolar. Alguns "clientes" faziam mau uso, afetando o uso de outros clientes. Abria todos os sites normalmente.

Em seguida, na tentativa de melhorar a situação, adquiri uma routerboard e montei um sistema a partir dela. Confesso que não domino muito sobre redes, mas garanto que segui os passos recomendados por diversos profissionais da área e não obtive sucesso.

A configuração "principal" ficou assim:

Switch -> Mikrotik;

Mikrotik = 192.168.0.1, conexão pppoe, DHCP desativado, adicionei os clientes por MAC e por IP no Mikrotik, fiz a regra de firewall, adicionei as queues tudo certinho.

Mikrotik -> Roteador 0:

Roteador 0 = 192.168.0.2, LAN, DHCP desativado;

Roteador 0 -> Roteador 1;

Roteador 1 = 192.168.0.3, LAN, DHCP desativado.

Tenho certeza de que fiz tudo certo. Se eu conectar qualquer computador à porta LAN do Mikrotik, funciona normalmente. Quando conecto o Roteador 0 ao Mikrotik, no mesmo momento as páginas param de abrir, tanto se estiver conectado através da routerboard (LAN) ou do roteador (LAN ou WLAN). O mais intrigante, é que alguns poucos sites abrem, como o G**gle, o Ytube, entre outros, mas a grande maioria, os mais importantes para a escola, não abrem. Outro problema que ocorre é que muitos não conseguem se conectar, outros se conectam e não acessam nada, outros acessam alguma coisa. Mas o principal problema é o de não abrir sites quando conecto o Roteador 0 à porta LAN da routerboard. Se eu apenas remover o Roteador 0, volta a funcionar normalmente!
Vamos aos problemas!

Não posso mudar os roteadores. O primeiro é um roteador que comporta mais pessoas, mais potente, é para o uso pesado, digamos. Já o segundo, é para uso mais leve. O primeiro é um TP-Link TL-WR941ND, e o segundo é um Multilaser RE170. Antes, sem o Mikrotik, eu usava os roteadores como descrito àcima, e realizava os controles via MAC ADRESS. O problema é que o TP-Link pode cadastrar até 32 clientes, e o Multilaser apenas 16.

O Roteador 0 fica à 40m do Mikrotik, e o Roteador 1 à 40m do Roteador 0.

Gostaria muito de poder resolver o problema sem adquirir novos equipamentos. É fácil substituir os equipamentos, quando digo fácil, digo em relação a contornar o problema, porém a internet que temos somos nós mesmos que pagamos, porque estamos no Brasil afinal de contas. É necessário preencher diários, e tudo o que o G*verno nos fornece é uma internet via satélite de 512k, para aproximadamente 16 professores. Quer dizer, eles querem que faça, mas não querem saber como, né! Desculpe o desabafo.

Ah sim, a internet que possuímos é de 1mb/4mb up/down.

Postaria as conf. em .txt da routerboard, mas acabei apagando e estou usando o sistema antigo.
E então, o que eu faço?

Obrigado!

@ciro-mota @Cadu Campos @GutoJ80

• Membro VIP
Postado

Mude os IPs dos roteadores para o padrão antigo:

Roteador 1: 192.168.1.1

Roteador 2: 192.168.2.1

Habilite o DHCP Server no Mikrotik e faça novos testes.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!