Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola amigos do forum, recentemente comprei uma fonte chaveada no mercado livre para utilizar no som do meu carro, o mesmo conta com 2600w rms totais, 

sei que a fonte de 30a é pouca para o set, tenho uma bateria aux de 65ah, a fonte funciona muito bem como um carregador, mas esquenta muito se deixar ela ligada junto ao som, 

resolvi abrir ela, e conforme vi alguns videos no youtube, acho que peguei um gato por lebre. 

gostaria de saber se é possivel modificar algo para aumentar sua potencia. futuramente vou tentar fazer uma fonte de +100amp , se tiver algo que de para aproveitar dessa pra esse projeto ela vira doadora rsrs

agradeço desde ja pela atenção

nas placas dissipadoras estão um ssh10n90   e um j22n 30100 localizado na foto a esquerda e em baixo respectivamente

20170622_213105.thumb.jpg.d747826732ffafc45bf8077da70f2f7e.jpg

Postado

pra complementar, o que esta mais esquentando é o j22n 30100, pelo que procurei, ele é um diodo retificador correto? poderia trocar ele por algum outro modelo?

Postado

Se quiser substituir o Diodo este modelo de 40A deve servir: F40U60DN

Pode tentar adaptar um cooler aí pra ver se resfria um pouco melhor, geralmente estes equipamentos só entregam a potência prometida se trabalharem fritando, melhor comprar com potência sobrando.

• Coordenador
Postado

Sim, ele é um diodo de 30A e 100V então não adiantará trocar ele por um mais forte pois certamente o trafo não ira fornecer uma corrente maior!

O problema é a potência desse som seu! Ela é extremamente exagerada! Você precisaria colocar ai não uma bateria de 65Ah teria que ser uma de 250Ah!...

Postado

agradeço as respostas. bcpetronizio que modificação eu poderia fazer no trafo para ela suportar a troca do diodo e consequentemente aumentar a potencia? existe alguma modificação que possa tentar fazer?

sobre a bateria, ainda nao coloquei uma maior por falta de dinheiro, uma bateria de 150a aqui esta uns 900reais e com o carro andando, alem do alternador de 150amp tem a bateria da frente de 75a que fica ligada. meu problema maior é com o carro parado. 

estou olhando outro modelo de fonte no ml, uma chaveada de 50a, sera que ela realmente fornece 50a? poderia associar duas delas em paralelo para fornecer 100a? segue o link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716065993-fonte-chaveada-50a-12v-600w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM

outra duvida, seria possivel talvez transformar uma maquina inversora de solda de 150a para fonte? falo isso pois a mesma acho por cerca de 350 reais, enquanto uma fonte automotiva de mesma corrente esta na faixa de 600 reais.

abraços

• Coordenador
Postado

Modificar uma fonte chaveada não é uma tarefa simples, seria mais viável você vender ela e adquirir uma mais forte mesmo.

Sobre fazer associação em paralelo, pode ser feito sim, desde que as carcaças delas não se encostem e seja colocado um diodo em série com cada uma delas, no fio positivo. O diodo seria para impedir que uma fonte consuma corrente da outra...

Postado

@Bcpetronzio Certo, nao vou mexer nessa fonte então. sobre a maquina de solda, seria inviavel o projeto tb? se sim

vou tentar comprar duas dessa de 50a e ligar em paralelo*.

agradeço a atenção

• Coordenador
Postado

Sobre a máquina de solda também é o mesmo caso, a diferença é que a máquina de solda fornece alguns poucos volts na saída, só a corrente que é bem alta...

• Coordenador
Postado

@New Nerd Desculpe-me pela informação errada!, eu me confundi aqui!, as carcaças não podem encostar é na associação em série das fontes!

Em paralelo, os terras são todos comuns mesmo!...

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Sobre a máquina de solda também é o mesmo caso, a diferença é que a máquina de solda fornece alguns poucos volts na saída, só a corrente que é bem alta...

Essas máquinas de solda que vendem por aí fornecem tensões mais altas de 30, 40 ou até 50V (já tomei vários "choquinhos" na minha). 

Não dá pra ligar o seu som nela e fica inviável fazer um circuito para abaixar a tensão já que a corrente é muito alta. 

Talvez seria possível cortando um pedaço do enrolamento do transformador, acho meio arriscado comprar uma máquina dessa pra fazer isso. 

Sem contar que ainda vai precisar de 4 diodos de alta corrente e um banco de capacitores para transformar a corrente alternada em corrente continua. Esses componentes não são baratos. 

Postado

então@Mestre88 , geralmente essas maquinas inversoras ja sao corrente continua, como você disse a tensão de trabalho dela que é entre 25v e 50v, por isso cogitei a modificação, pois os capacitores e outras peças ja seriam sobredimensionados para a tensão desejada, o problema seria somente conseguir abaixar a tensão dela para os 14v. a questao é saber se é viavel financeiramente.

agradeço a todos pelas respostas 

Postado

Ah, pensei que  falava daquelas que usam transformador comum de 60Hz. 

Essas do tipo inversora eu não conheço, mas suponho que seja algo semelhante a sua fonte. 

De qualquer forma deve ter algum tipo de transformador, aí também teria que tirar parte do enrolamento para abaixar a tensão. 

Em fontes chaveadas eu já fiz isso com um carregador de celular onde aumentei o enrolamento para fornecer 12V ao invés de 5V, claro que coloquei um fio mais fino para limitar a corrente. 

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!