Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro Do Hd


Cassiano BH

Posts recomendados

  • Membro VIP

B) Eu tinha visto um documentario mas não lembro se foi na TV ou na net :huh: mostrando o HD em funcionamento mas aberto, fera ve ele movendo os cabeçote bem rápido :ahh: .

Alguem conhece algum site que mostre algum video do HD em funcionamento :eiei: .

abraço :joia:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@19 ago 2004, 16:03

Vejam este link com vários artigos sobre a estrutura de um HD, achei por acaso pois estou usando o motor de hd velho para fazer um supercooler, muito bom!

Nossa fera, faz um tempao que to atrás dum hd quebrado para faze um cooler com seu motor.

Ja to com a helice aqui, só falta o motor mesmo.

Me diga uma coisa, o motor dele é de corrente continua 12v?Numa simples ligaçao mesmo ou precisa de um controlador de motor de, aahnn, esqueci o nome, estilo motor de cd-rom.?

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nossa fera, faz um tempao que to atrás dum hd quebrado para faze um cooler com seu motor.

Ja to com a helice aqui, só falta o motor mesmo.

Me diga uma coisa, o motor dele é de corrente continua 12v?Numa simples ligaçao mesmo ou precisa de um controlador de motor de, aahnn, esqueci o nome, estilo motor de cd-rom.?

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 ago 2004, 18:02

HD queimado é o que você mais acha, eu tenho três motores. O complicado é fazê-lo girar, mas já peguei a manha. Os que tenho chegam a 5400rpm.

imagina como fica um cooler com motor de 7200 rpm...huhuhu... perigoso o PC sair voando :palmas:.... e ja que pegaste a manha num rola um mine tutorial aí não??? :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São mesmo excelentes os artigos do PC-Guide. Inclusive, todo o conteúdo sobre HDs é exatamente o mesmo do Storage Review, pois o autor é o mesmo: Charles M. Kozierok.

Mas o PC-Guide é bem mais abrangente, não é apenas sobre HDs (vale uma "pesquisada" no site inteiro, tem muita coisa legal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello+19 ago 2004, 18:51QUOTE (mar_tchello @ 19 ago 2004, 18:51) Cassiano BH@19 ago 2004, 16:03

Vejam este link com vários artigos sobre a estrutura de um HD, achei por acaso pois estou usando o motor de hd velho para fazer um supercooler, muito bom!

Nossa fera, faz um tempao que to atrás dum hd quebrado para faze um cooler com seu motor.

Ja to com a helice aqui, só falta o motor mesmo.

Me diga uma coisa, o motor dele é de corrente continua 12v?Numa simples ligaçao mesmo ou precisa de um controlador de motor de, aahnn, esqueci o nome, estilo motor de cd-rom.?

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MysticPower+23 ago 2004, 11:16QUOTE (MysticPower @ 23 ago 2004, 11:16)
Postado Originalmente por mar_tchello@19 ago 2004, 18:51

Cassiano BH@19 ago 2004, 16:03

estou usando o motor de hd velho para fazer um supercooler

faz um tempao que to atrás dum hd quebrado para faze um cooler com seu motor
acho essa ideia do super cooler meio perigosa... digamos que a pá está a 5000 rpm e se desprende e faz um "roçada" em algum componente...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Clemente Silva+23 ago 2004, 11:45QUOTE (Clemente Silva @ 23 ago 2004, 11:45)
Postado Originalmente por MysticPower@23 ago 2004, 11:16

Postado Originalmente por mar_tchello@19 ago 2004, 18:51

Cassiano BH@19 ago 2004, 16:03

estou usando o motor de hd velho para fazer um supercooler

faz um tempao que to atrás dum hd quebrado para faze um cooler com seu motor
acho essa ideia do super cooler meio perigosa... digamos que a pá está a 5000 rpm e se desprende e faz um "roçada" em algum componente...

Exato. Acho que o problema dessa adaptação está na resistência do material (plástico) das pás da hélice e mesmo da peça inteira.

Pode ver que esses coolers comuns ficam entre 2500 e 3500 rpm. Daí à jogar mais 2000 rpm em cima disso, não sei se aguenta todo esse atrito. Teoricamente, não aguentaria muito tempo. Tem que considerar também como a hélice vai ser fixada ao motor do HD, pois se fixar torto, frouxo, etc. é desastre na certa.

Acho que até vale como "experiência", só para ver como funciona, mas para uso comum eu já compraria um cooler "de marca".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cassiano BH@23 ago 2004, 12:30

É perigoso mesmo, por isso que não recomwndo ainda. O problema maior é adaptar a hélice, até agora só testei o motor.

B) Mas o motor funcinou como você fez para ele funcinar só ligo o cabo de alimentação :huh:

Abraço :joia::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é um motor de passo onde você tem que alimentar cada bobina em uma sequência. Cada vez que você alimenta uma bobina ele roda apenas um passo( ângulo) igual ao motor da impressora, porém ele é construído para atingir altas velocidades. No caso do motor dos HDs mais antigos eles usam uma bobina com derivação tipo o secundário do transformador. Só que, para fazer ele girar você vai ter que alimentar apenas uma derivação da bobina e inverter a polaridade dele para ele dar o próximo passo. Complicado né, não sei se consegui tirar sua dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@23 ago 2004, 19:29

Ele é um motor de passo onde você tem que alimentar cada bobina em uma sequência. Cada vez que você alimenta uma bobina ele roda apenas um passo( ângulo) igual ao motor da impressora, porém ele é construído para atingir altas velocidades. No caso do motor dos HDs mais antigos eles usam uma bobina com derivação tipo o secundário do transformador. Só que, para fazer ele girar você vai ter que alimentar apenas uma derivação da bobina e inverter a polaridade dele para ele dar o próximo passo. Complicado né, não sei se consegui tirar sua dúvida...

mais ou menos.

Entendo o que é um motor de passo, creio que eu tenha um aqui desmontado(daqueles disquetes de 3 1/4, alguma coisa assim, é bem grande e gira de ângulo em ângulo).

Mas como faria para alimentar cada bobina na sequência correta?

É necessária a criaçao de algum circuito impresso?tudo corrente contínua né(desculpe a pergunta tonta),afinal, entendi o seu funcionamento, mas como coloca-lo em prática???

valeu!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello+23 ago 2004, 21:49QUOTE (mar_tchello @ 23 ago 2004, 21:49) Cassiano BH@23 ago 2004, 19:29

Ele é um motor de passo onde você tem que alimentar cada bobina em uma sequência. Cada vez que você alimenta uma bobina ele roda apenas um passo( ângulo) igual ao motor da impressora, porém ele é construído para atingir altas velocidades. No caso do motor dos HDs mais antigos eles usam uma bobina com derivação tipo o secundário do transformador. Só que, para fazer ele girar você vai ter que alimentar apenas uma derivação da bobina e inverter a polaridade dele para ele dar o próximo passo. Complicado né, não sei se consegui tirar sua dúvida...

mais ou menos.

Entendo o que é um motor de passo, creio que eu tenha um aqui desmontado(daqueles disquetes de 3 1/4, alguma coisa assim, é bem grande e gira de ângulo em ângulo).

Mas como faria para alimentar cada bobina na sequência correta?

É necessária a criaçao de algum circuito impresso?tudo corrente contínua né(desculpe a pergunta tonta),afinal, entendi o seu funcionamento, mas como coloca-lo em prática???

valeu!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!