Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tabelas no Excel


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui,

A minha dúvida é sobre tabelas no Excel. Gostaria de saber se existe algum jeito de criar uma tabela totalmente automática, que se adapte ao conteúdo que contém nela. No próprio Excel, se você põe um texto embaixo de uma tabela, ela automaticamente acrescenta uma linha, mas o problema é que, se o texto é excluído a linha continua. Queria saber se dá para reverter isso? Dá para criar uma tabela que acrescente e exclua linhas automaticamente?

 

Obs.: Tem que funcionar com fórmulas, não apenas textos.

 

E se alguém souber de um app para Android, muito bom para planilhas de Excel, que dê para habilitar e editar macros, que possa me indicar, me fale por favor.

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, HENRIQUE DINIZ disse:

Olá, sou novo aqui,

A minha dúvida é sobre tabelas no Excel. Gostaria de saber se existe algum jeito de criar uma tabela totalmente automática, que se adapte ao conteúdo que contém nela. No próprio Excel, se você põe um texto embaixo de uma tabela, ela automaticamente acrescenta uma linha, mas o problema é que, se o texto é excluído a linha continua. Queria saber se dá para reverter isso? Dá para criar uma tabela que acrescente e exclua linhas automaticamente?

 

Obs.: Tem que funcionar com fórmulas, não apenas textos.

 

E se alguém souber de um app para Android, muito bom para planilhas de Excel, que dê para habilitar e editar macros, que possa me indicar, me fale por favor.

 

Obrigado desde já!

EXCEL TABELA EXEMPLO (anexo)

Planilha1
A planilha que eu criei é um controle de treinamentos.

A tabela com borda azul tem os dados dos treinamentos, BR é o número pessoal de cada colaborador, EQUIPAMENTO estão os equipamentos que eles operam, PLANO é como se fosse um código que contém os itens dos treinamentos a serem aplicados, nesta tabela contém só os planos realizados, e MEDIA é a média do colaborador por plano.
Na tabela com borda azul escuro tem um fórmula  que filtra todos os planos realizados do colarorador (borda vermelha), é como se fosse uma espécie de PROCV que procura múltiplos valores ao invés de me trazer apenas um valor, criando uma lista com os equipamentos e planos realizados, mais a média por plano. Eu gostaria de aplicar a "tabela automática" aqui, pois a lista muda de tamanho.
Na tabela com borda verde me traz os equipamentos que o colaborador opera, mais a média por equipamento. A "tabela automática" irá ser usada aqui também.
(Ignorem a tabela na célula T5, ela só serve como um auxílio, pois não consigo fazer uma fórmula matricial, porque uso o Excel no android)

Planilha2
Na tabela com borda amarela tem todos os planos existentes por equipamento, além dos que os colaboradores realizaram, e traz também a média do colaborador, os planos não realizados a média  é igual a 1.
Na tabela com borda laranja serve de auxílio para um filtro avançado, ela tem os equipamentos que o colaborador opera. A "tabela automática" se aplicará aqui também.
Na tabela com borda roxa tem todos os planos existentes além dos que foram realizados pelo colaborador, só que filtrados pelos equipamentos  realizados por ele (filtro avançado). Também se aplicará a "tabela automática".
Na tabela com borda vermelha tem os planos que o colaborador precisa realizar, mais os que estão ok. E também precisará ser aplicada a tabela automática.

_______________
Este é um exemplo do porquê eu quero achar um jeito de deixar estas tabelas "automáticas". Eu precisava mais pelo filtro avançado, pois coloquei um botão com macro, e tenho que ficar dimensionando a tabela  auxiliar (laranja) manualmente toda vez que uso o filtro. Nem sei se vão conseguir habilitar a macro ou se vai dar erro. Desculpa escrever uma bíblia :D:D, mas é que eu queria deixar especificado, para poder pôr o anexo aqui.

 

Obs.: Eu uso o Excel 2010 no computador

TB.EXEMPLO.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patropi Isso, pois o criterio do filtro avançado esta em uma tabela, e como o conteudo da tabela muda de tamanho conforme eu faço a consulta das medias, o criterio tambem tem que mudar de tamanho, e eu tenho que ficar redimencionando a tabela manualmente. Tem como fazer isso automaticamente?

Para voce me entender melhor, e ver como a o conteudo da tabela muda de tamanho, voce pode fazer um teste, alterando o numero pessoal do colaborador na celula com borda vermelha. ex: altera "864616" para "864620".

 

O problema e que o conteudo da tabela muda de tamanho, ultrapassando ela, pois ela nao muda de tamanho junto com o conteudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite Henrique

 

A formatação das linhas da tabela eu consegui fazer, mas a borda vermelha, como não é por célula não consegui.

Confira na planilha e dê retorno (apliquei apenas na tabela das colunas I, J e K).

 

[]s

06_07_17_Formatar só linhas que contenham dados_Patropi.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia!

 

Para formatar as linhas conforme o número de dados, usei formatação Condicional.

Para você ver como eu fiz:

Com o cursor na célula I3 --> formatação Condicional --> Gerenciar Regras.

 

Para limpar a borda eu incluí um código na tua macro do botão Limpa.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HENRIQUE DINIZ, boa noite.

 

Em 04/07/2017 às 20:00, HENRIQUE DINIZ disse:

E se alguém souber de um app para Android, muito bom para planilhas de Excel, que dê para habilitar e editar macros, que possa me indicar, me fale por favor.

 

Infelizmente o VBA não tem e não terá versões que possam ser executadas em nuvem ou em apps para celulares, pelo menos essa é a posição oficial da MS até o momento e pelo jeito é definitiva. Ou seja, o Excel On-Line jamais rodará macros VBA.

 

Ela até insistiu em promover o Visual Stúdio a alguns anos atrás (o VSTO), mas não colou e portanto não decolou (até rimou!, hehehe).

 

E como tinha que evoluir à custa de aposentar o VBA, empoderou os Suplementos (Office Add-ins) de forma que possam rodar apps inclusive Cloud Applications e em sistemas operacionais de dispositivos móveis, embora sua programação ainda não seja tão poderosa quanto com o VBA, mas estão em expansão. Um desses add-ins é o Microsoft Script Labs, que roda no 2013 e 2016. Você pode acessá-lo na guia Inserir > Meus Suplementos > Loja > procurar o Script Lab.

 

Uma das más notícias é que você terá que aprender JavaScript, HTML, CSS para usar esse Add-in. Outra é que o ambiente de desenvolvimento, pelo menos na minha opinião, é muito ruim (o do VBA já é ultrapassadíssimo, mas acho esse pior ainda), apertado.

 

Veja o vídeo "Felipe Costa Gualberto - Microsoft Script Labs" que um de nossos MVP's brasileiros, o grande Felipe Costa Gualberto fez durante o ConaEXCEL (Congresso Nacional Excel) deste ano, onde ele fez uma retrospectiva histórica da evolução da parte de programação no Excel, desde as Excel Macros 4, passando pelo VBA, o VSTO e culminando com os Office Add-Ins em especial o Microsoft Script Labs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!