Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do Processador Intel Core i7 7700K + Water cooler H60


Posts recomendados

@Contiusa acho que lá em casa deve ter. Mas vou ver se na hora que eu tiver indo pra la encontro em alguma loja no caminho, porque depois eu chego lá e não tem complica. Tenho quase certeza que é folga, ta demais da conta.

12 horas atrás, Contiusa disse:

ê sentir uma diferença coloque duas

Duas ? Do jeito que tá vai um monte pra arrumar isso, mas ai chega no nível da arruela, coisa que você disse ser fora de cogitação pois estragará o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamLima a arruela é arriscado. Especialmente para quem não está acostumado a mexer em micro. Melhor fazer com um ou dois quadrados de acetato e ver se melhora. Se melhorar, é porque tem folga, aí você pode encontrar o limite. 

 

Mas antes de usar os espaçadores, faça um teste de 15 minutos no AIDA64 com CPU e FPU marcado, anote a média das máximas depois de 150 minutos. Aí você coloca os espaçadores e refaça o teste para ver se melhorou.

 

Se tiver um termômetro de cabeceira, melhor ainda. Despertadores digitais costumam ter termômetro. Aí você pode anotar a temperatura ambiente no início, meio e final do teste e tirar uma média. Depois subtraia a máxima média da CPU com a temperatura ambiente média para encontrar o valor "delta". Esse valor é mais preciso do que apenas a média da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não consegui arrumar o plástico ainda. Mesmo assim removi o water cooler pra ver se tinha espalhado a pasta térmica da última vez, da gota. O engraçado que mesmo eu montando cuidadosamente sem deixar nada bambo ele não tinha pegado a parte superior esquerda de novo, isso é folga mesmo. Dei uma ajeitada na pasta porque não vi a necessidade de trocar, só um retoque e removi a que estava no water cooler, após isso encaixei novamente apertei bem, mudou muita coisa não, coisa de 1, 2 graus. O Vcore que não estava passando de 1200 em estresse foi pra 1216, normal ficava em 0.688, agora ta indo 0.672, 0.704, 0.720, 0.736. Cara to quase largando isso pra la.

6 horas atrás, Contiusa disse:

Se tiver um termômetro de cabeceira, melhor ainda. Despertadores digitais costumam ter termômetro. Aí você pode anotar a temperatura ambiente no início, meio e final do teste e tirar uma média

Eu não tenho isso aqui em casa pra piorar a situação. Ta desgastante já. Será que alguma configuração, ajuste, controlaria isso não ? Agora se no final de tudo isso ainda não tiver dado certo, como fica ? Complicado. Só para ter uma ideia, a temperatura era pra estar na casa de quantos graus mais ou menos ? Aqui em São João nessas últimas semanas não tem passado de 23º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamLima vê aí mais para trás do tópico que eu falei sobre a temperatura que deveria estar.

 

Eu reparei na parte superior esquerda também, mas achei que tivesse sido na hora que você puxou o bloco e deixou aquela marca. Mas se não estiver pegando, é folga mesmo.

 

Cara, vou dar um conselho - mexer em computador precisa estar bem zen / estado meditativo :P isso é hobby, não dá para esquentar com isso. O water cooler está segurando mais ou menos. Então teste com os acetatos (eu colocaria dois) para ver se melhora. Muita gente têm esse problema, só que as pessoas não sabem que ele existe ou não sabem mexer no backplate. 

 

Vê aí. Se você der jeito na folga (se tiver), esse H60 é muito bom mesmo. O melhor water cooler de 120mm padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É folga mesmo. Hoje mais cedo quando tirei o water cooler reparei que não tava pegando no mesmo lugar de novo. Montei de novo sem muita mudança igual comentei.

25 minutos atrás, Contiusa disse:

Cara, vou dar um conselho - mexer em computador precisa estar bem zen / estado meditativo :P isso é hobby, não dá para esquentar com isso.

Cara, não tem coisa que eu ame mais que computador, eu que sempre montei os meus, os dos meus amigos, o do meu Pai. É o melhor calmante que existe hahahaha. Eu custei demais, coisa de uns 4 anos pra comprar essas peças que tenho agora, ta meio frustante o tanto de problema que ta dando, mas sigo na luta tentando resolver, lógico com sua assistência que está ajudando bastante, muito obrigado amigo. Amanhã vou dar um jeito de arrumar esse acetato pra prosseguir com os testes. Essas fotos abaixo são com pasta pre aplicada.

1.jpg

2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamLima é, cara, está estranho essa parte levantada. Acho que com duas camadas de acetato dá para fechar o espaço. Se fechar legal, você deve sentir uma diferença na temperatura.

 

Abaixo está a foto dos espaçadores que eu fiz -- com o furo quadrado no meio. Se você tiver um furador de papel, talvez dê para fazer redondo.

 

 

spacer.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

@SamLima é, cara, está estranho essa parte levantada. Acho que com duas camadas de acetato dá para fechar o espaço. Se fechar legal, você deve sentir uma diferença na temperatura.

 

Abaixo está a foto dos espaçadores que eu fiz -- com o furo quadrado no meio. Se você tiver um furador de papel, talvez dê para fazer redondo.

 

 

spacer.jpg

Ótimo, já ia comentar isso contigo, se você teria um modelo pra me mostrar hahaha. Por favor, qual a medida do espaçador ..x.. ? Amanhã mesmo darei um jeito nisso. Acho que aquela caixinha de plástico que veio minha HyperX Fury deve dar, diz meu Pai que é acetato. Ela é comprida e há a possibilidade de fazer os 4 espaçadores. Creio que tenho guardada na caixa do H60, não sou de desfazer das coisas assim. O furo central será quadrado mesmo. Tenho furador, mas só no meu trabalho e entrei de férias segunda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamLima haha, eu imaginei que você podia não saber como eu fiz o furo :D (estilete).

 

A medida eu não sei, mas deve ser tudo parecido. 0.5mm, 0.6mm. Eu não usaria a embalagem da memória, pois você pode querer vender ela depois. Mas tem uma porção de coisas que vêm em embalagem de acetato. Dá uma procurada aí. Às vezes nas caixas da placa-mãe, do WC, essas coisas. Fone de ouvido vem em blister, ferramentas, uma porção de coisas.

 

Se for comprar em loja, pode até comprar um de 1mm. Se for de pilha ou essas coisas, pode até usar dois espaçadores em cada pino do backplate. Porque mesmo com a arruela que eu coloquei e o acetato ele fica frouxo (mas aí é para ser assim mesmo). Então às vezes a folga é coisa de 1mm, 1.5mm, não mais do que isso. Mas só vendo aí. Mas você não pode encher de espaçador até ele não ter folga, pois você certamente vai afundar a CPU. É coisa pouca mesmo. O backplate da Asetek (H55, H75) também tem folga na instalação, mas ele aperta direito e a pasta espalha. Eu cheguei a testar com a arruela e não deu diferença. Então essa folga é normal. No caso do H60 que ela é muito grande em algumas placas-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes. Arrumei o plástico, agora amanhã comprarei um estilete pra cortar, preciso dele pra outras coisas aqui também de qualquer forma já iria comprar mesmo. Tenho uma ideia de como farei os espaçadores, quanto a isso agora ta tudo certo. Aquela folga que fica quando coloca o backplate na placa-mãe e parafusa ta igual a essa do seu vídeo que por acaso encontrei, por isso que eu comentei que teria que ser um monte hahahaha. Acho que seria mesma coisa de nada somente 2 espaçadores, nem ia fazer diferença nessa folga. https://www.youtube.com/watch?v=8ivDUcf7PHQ


Vi um comentário de um cara com o mesmo problema. O que ele fez foi fazer 4 arruelas de borrachinha que cortou de um mousepad velho que tinha, dai pronto problema resolvido. O processador dele de 3.3 à 4.5 ghz fica em 25º graus "parado", o que o meu também tem ficado e em "full load" não passa de 55 graus, ja o meu tem passado, 68, 71, 75. Depois farei mais testes pra ver a real temperatura que ele ta chegando constantemente.

 

Por fim, você não me perguntou disso, mas eu não mexi em nada, tudo padrão.

1 hora atrás, Contiusa disse:

@SamLima não me lembro se eu perguntei, mas você não está usando a opção "Desempenho" do Gerenciador do Windows, não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, SamLima disse:

O que ele fez foi fazer 4 arruelas de borrachinha

 

A questão é que você não pode acabar com a folga totalmente. Ela existe em todos os outros water coolers que eu testei e não afeta a temperatura. O bloco só precisa encostar corretamente no processador. 

 

Se você eliminar a folga do backplate completamente, você corre o sério risco de quebrar o soquete / afundar a CPU na hora de aparafusar o bloco.

 

Eu faria com dois acetatos primeiro. Vai dar mais de 1mm. A fixação vai melhorar bastante. Se você sentir diferença de temperatura e sentir que ao aparafusar o bloco não ficou muito apertado, você pode até fazer como eu fiz, colocar o acetato e uma arruela. 

 

Mas tome cuidado. Não pense que a folga é de todo errada. Por algum motivo tem que ter uma sobra. Você só precisa deixar mais firme. Como eu disse, o H75 tem folga e estava montando direito. Eu coloquei a arruela com o acetato e não mudou nem meio grau. O que importa é o bloco ter contato com o processador. Se o backplate vai ficar um pouco frouxo antes de aparafusar é irrelevante.

adicionado 3 minutos depois

 

@SamLima mas não esquece de testar antes sem o acetato / arruela para pode comparar depois. Senão você não vai saber se mudou alguma coisa ou se foi significante ou não. 15min no AIDA64 basta.

 

E conta como está indo, porque eu fiquei curioso. Os casos de folga no backplate afetar a temperatura não são comuns, mas muita gente usa com defeito sem saber. Então é sempre bom a gente ver como está no computador dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

Se você eliminar a folga do backplate completamente, você corre o sério risco de quebrar o soquete / afundar a CPU na hora de aparafusar o bloco.

É pensei nisso também, se a folga está ali é porque tem uma razão, mas achei estranho mesmo foi o exagero dela, mas como eu disse amanhã eu vou comprar o estilete, pretendo pela manhã mesmo já começar a mexer. O engraçado é que a última vez que eu desmontei para ver se a gota da Céramique 2 tinha espalhado mesmo, o bloco ficou grudado no processador. Tirei os parafusos e ele nem mexeu, fui puxar não soltava, com muito cuidado consegui tirar. A pasta tava até parecendo cola que isso ta doido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

Quando for assim, você tem que tirar de lado. Ou soltar girando de lado. Não pode puxar porque pode danificar o soquete.

Foi exatamente o que eu fiz. Ficar puxando não só danifica o soquete, como pode correr o risco de rachar a placa-mãe, ai ja era. Só a título de curiosidade, se eu pegar a pasta e ao invés de colocar a gota eu passasse ela no processador todo e depois colocasse o bloco limpo, daria algo diferente ? porque vai que a pasta não espalhe por completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Hm, então tá, só curiosidade mesmo hahahaha. Será que essa Asus Prime B250M Plus (micro atx) minha ta aguentando segurar esse i7 ? Lembro na época que eu comprei o Quad, o técnico montou numa placa fraquinha da Gigabyte, quando ele ligou, ela queimou na hora segundo ele, dai então mudou para uma top da Intel e não tive mais problemas. Há algum tempo depois peguei outra da Asus, melhor com as memórias ddr3 e desde então vem funcionando perfeitamente, pois agora é do meu Pai. O que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dando um feedback, removi o water cooler, troquei de novo a pasta daquela última vez que eu dei uma "ajeitada", coloquei uma gota centralizada, como fui instruído por você @Contiusa e tornei a montar. Bom, eu acho que ta sem folga, porque eu dei uma leve forçada verificando se tinha algo meio frouxo, parece estar tudo ok em relação a montagem, isso ao meu ver. Não coloquei nada além das peças que veio. Refiz o teste no AIDA64, tirei print. Dê uma olhada na rotação tmb, o CPU_FAN está com o cooler do H60 e o CHAN_FAN1 está com o bloco. O que me diz ?

1.jpg

2.jpg

adicionado 16 minutos depois

Agora eu fiz outro teste, só que dessa vez eu marquei FPU também, mas esse eu deixei pouco tempo. Seguem os prints.

1.jpg

2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamLima é, cara, acho que está na margem. Eu fiz o mesmo teste com o meu a 4.4Ghz, no AIDA com CPU e FPU marcado e deu 46ºC de delta (mas eu fiz por 20 minutos). Some a temperatura da sua casa. Mas eu fiz com o gabinete aberto e deitado e com as memórias a 1333Mhz. Se bem que as suas memórias são de baixa tensão.

 

Se em jogos não passar de 60ºC, pode ser que no verão ele aguente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

deu 46ºC de delta (mas eu fiz por 20 minutos)

Manjo de fazer isso não, mesmo você tendo explicado, meu forte sempre foi a área do português, cálculos jamais. Temperatura aqui de casa é embaçado de saber também, mas vou pensar num jeito sei la. Eu fiz com o gabinete em pé e fechado. Essa lenha esquenta demais que isso, mesmo assim eu to praticamente na frente da janela. É isso então ? Mais nada a ser feito ?

pc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SamLima eu gosto desse gabinete. Ele tem várias aberturas, especialmente em cima. Ele é meio apertado, mas usando direito, acho que dá para usar ele por anos.

 

Eu acho que é isso aí. Se quiser depois testar com dois quadrados de acetato você vai tirar a prova dos nove. Pode ser que desça a temperatura, pode ser que não mude nada. 

 

A questão é monitorar no verão. Se começar a passar de 70ºC, ameaçar subir de 75ºC, aí você precisa se preocupar.

 

Você também pode colocar o H60 como eu disse, montado atrás e soprando para dentro e com um fan no teto soprando para fora. Vai fazer uma grande diferença no verão, especialmente com a placa de vídeo rodando em carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!