Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistência ligada em corrente contínua


Posts recomendados

A energia seria proveniente de placas fotovoltaicas e para economizar eu não instalaria um inversor.

 

Meu receio é que por ser corrente contínua a resistência se esforce mais do que na corrente alternada e acabe tendo sua vida útil reduzida...

 

Será que isso não vai acontecer?

 

Estou dizendo isso imaginando que na corrente alternada a resistência é "ligada e desligada" a cada 1/60 segundo (60 hertz) e já na corrente contínua ela ficaria "ligada" continuamente, resultando num rendimento melhor, mas também num esforço maior da resistência.

 

Estou correto neste pensamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, seu pensamento está correto. 

Mas tem outra coisa aí, em CA aqueles 120VAC tem um pico de 170V, a resistência fica ligada nessa tensão por tempo bem pequeno. 

Se vai ligar em 120VDC, a tensão é sempre a mesma coisa, mas não tem esse pico o que acaba dando quase na mesma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que você vai ler a seguir é óbvio d+ e off topic mas me deu vontade registrar...

Estou com dificuldade de encaixar o termo 'economia' neste conexto...Aquecer água com energia de painel solar é  ineficiente e muito caro. Penso que vale a pena aquecer a água diretamente com o sol: um aquecedor solar e usar a energia do painel num inversor grid tie p.ex. ou se estiver no meio do nada, um sistema com baterias. Mas nunca pra aquecimento de água

. de vista

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, seu pensamento está correto. 

Mas tem outra coisa aí, em CA aqueles 120VAC tem um pico de 170V, a resistência fica ligada nessa tensão por tempo bem pequeno. 

Se vai ligar em 120VDC, a tensão é sempre a mesma coisa, mas não tem esse pico o que acaba dando quase na mesma. 

Pro resistor isso não faz diferença.

 

O que vale é a tensão RMS final. 

adicionado 1 minuto depois
6 horas atrás, NetoLimeira disse:

A energia seria proveniente de placas fotovoltaicas e para economizar eu não instalaria um inversor.

 

Meu receio é que por ser corrente contínua a resistência se esforce mais do que na corrente alternada e acabe tendo sua vida útil reduzida...

 

Será que isso não vai acontecer?

 

Estou dizendo isso imaginando que na corrente alternada a resistência é "ligada e desligada" a cada 1/60 segundo (60 hertz) e já na corrente contínua ela ficaria "ligada" continuamente, resultando num rendimento melhor, mas também num esforço maior da resistência.

 

Estou correto neste pensamento?

 

O que ocorre é que a falta de alternância da corrente elétrica fará um desgaste eletrolítico maior no resistor.

Sugiro que use resistor blindado. 

Assim funcionará de forma perfeita, já que a eletricidade não terá contato com a água. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!