Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Davi Miguel

Computador aumenta desempenho somente quando reiniciado

Recommended Posts

Olá pessoal, venho aqui tirar uma dúvida que pode ser até doideira minha, é o seguinte, eu já notei que se eu simplesmente desligar o computador, da próxima vez que liga-lo tenho muita queda de desempenho em jogos (que é onde mais noto), mas se eu desliga-lo, liga-lo e em seguida reinicia-lo volta um ótimo desempenho como se eu tivesse acabado de comprar o pc, e se eu tiver com ele ligado travando, assim que reiniciar ele volta, mas se eu desligar e ligar de novo continua com um péssimo desempenho e pela lógica era para ser o contrário certo?

Nos últimos meses venho desligando em uma noite, ligando no dia seguinte e reiniciando, para que eu possa obter desempenho,pois se eu simplesmente desligar volta cada vez mais travado

Coloquei no fórum de energia e fontes pois não sei se tem ligação com o estabilizador ou sei lá

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, Davi Miguel disse:

Coloquei no fórum de energia e fontes pois não sei se tem ligação com o estabilizador ou sei lá

Você ainda usa essa porcaria de estabilizador, isso só serve para estragar equipamentos, não é recomendado estabilizador.

Passe a sua configuração completa com marca e modelo da fonte para caso precise.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Elder Nauvirth Eu tenho medo da minha fonte explodir, ela não é uma das melhores kjkj, mas tem alguma influência?

RAM: 2x4GB

placa-mãe: Asrock fm2a55m-hd+

Placa de vídeo: APU do processador (8470D)

Processador: A4 7300

HD: SEAGATE ATA ST3500641AS

Fonte: POWER SUPPLY 500W ATX Lite series

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel A melhor opção é economizar e trocar de fonte.

Sim estabilizador influencia, faz a fonte trabalhar em dobro, fora que corre mais risco da fonte estragar com o estabilizador do que sem ele, sua fonte pelo que eu pesquisei é de projeito antigo com chave seletora de tensão, seria melhor trocar a fonte e jogar fora esse estabilizador e não terá problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Elder Nauvirth No fim do ano já estava pretendendo comprar uma placa de vídeo e trocaria para uma Corsair e nunca mais usar estabilizador, você teria alguma maneira de explicar a lógica em desligar/reiniciar em relação ao desempenho? Eu queria muito aumentar meu conhecimento em relação a isso

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Tire o estabilizador, faça um teste para ver se seu problema de desempenho melhora, sua fonte está trabalhando em dobro, não irá entregar um bom potencial dela.

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Não precisa ter medo, só verifique a tensão da rede elétrica e veja a fonte se tem alguma chave seletora de tensão mesmo.

Se sua rede for 110V a fonte deve estar em 115V se for 220V então a fonte fica em 225V.

Se não souber como verificar, pode usar um multímetro ou perguntar a alguém

Deveria ter medo de ligar o pc em estabilizador isso sim.

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Se a rede elétrica ai da sua região é apenas 110V então mantenha a fonte em 115V mesmo.

Para 110V tem as variações, mas são a mesma coisa, ou seja, existe 110V, 115V e 127V, mas tudo é 110V mesmo.

Basta ligar o pc na tomada e ligar normalmente, só que sem o estabilizador.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Elder Nauvirth Meu trauma é que uma vez, sem estabilizador o fio explodiu (o estranho é que o do monitor explodiu junto,e estavam em tomadas diferentes), aparentemente não interferiu nada no PC mas depois do estabilizador,e a troca de fonte ( que antes era uma muito pior) nunca mais ocorreu

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Pode ser algo da ligação elétrica ou a fonte era ruim.

Mas se livrar do estabilizador é melhor que ficar com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Estou com o @Elder Nauvirth , se livra do estabilizador e seja feliz.

No caso da sua fonte, como ela tem seletor de tensão, provavelmente ela não tem PFC ativo, então o estabilizador não vai te ferrar muito, mas ele com certeza não irá te ajudar.

Outro ponto, mesmo que sua fonte possa lidar com o estabilizador por não ser PFC ativo, seu estabilizador muito provavelmente não é maior que 350w, se você tiver ligado nele seu monitor e seu computador, você já está devendo energia para seu equipamento todo, e isso ajuda e muito na perda de estabilidade do sistema, se sua fonte nova, ai você estaria em apuros...

A palavra estabilizador é quase heresia aqui no forum, mas algo que influencia muito ele bagunçar o PC, é a energia que ele entrega, raro são os casos que um estabilizador tem capacidade maior do que a de um PC.

Sobre seu PC ficar lento as vezes reiniciando etc... verifique o gerenciador de tarefas do windows, anote a quantidade de recursos utilizado, memoria ocupada, uso da CPU, rede etc... e compare, isso pode ser um malware, virus ou até mesmo um software chato que trabalha no plano de fundo.

Outra coisa, baixe o openhardware ou algum software de monitoramento completo e verifique como estão as tensões, em especial observe a de 12v, se tiver 11. e alguma coisa, seu PC está "passando fome". Digo para olhar a de 12v porque ela é sempre estável, as outras mudam de acordo com o uso.

Sobre o fio ter explodido, o fio derreteu ou a tomada explodiu? O fio sempre tem que ser dimensionado para a tensão, se ele passou a tensão pode ter derretido, e mesmo em tomadas diferentes, o curto acontece até o disjuntor, então o que estiver nele vai sofrer, dependendo da qualidade do disjuntor ele demora mais ou menos para cair, e esses milesegundos são suficiente para um grande estrago, e esse é mais um exemplo que você não precisa de estabilizador, seu PC ficou bem e a fonte segurou a onda.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Rolf William Gewers Então cara, vírus com certeza não é ,  eu sempre estou com o gerenciador aberto, raramente as coisas passam de 50%,o que é muito estranho mesmo é que se eu desligar fica com um baixo desempenho e se eu reiniciar fica com um ótimo desempenho...Ao meu ver isso não tem lógica nenhuma, mas é o que acontece, tem alguma explicação? Um exemplo é que se eu ligar o PC (no dia anterior só desligado) vou ter 18 fps em jogos, mas se eu reiniciar logo em seguida e voltar, ja vou estar com o jogo liso.Meu estabilizador é um Side Way que na caixa diz "700VA monovolt 115V-127V 4 tomadas" e eu ligo o monitor e o pc nele, to lascado kk.Quando os fios explodiram abriu um buraco saindo fumaça, acho que derreteu sim pois abriu a borracha :v (ambos foram bem próximos de onde era plugado no pc/monitor), mas isso ja faz 1 ano

adicionado 0 minutos depois

@Davi Miguel vou baixar esse programa, como é? É tipo uma aba falando tudo que deve ter 12v, ou eu tenho que saber o que merece 12v, se eu tiver que saber, me diz o que precisa pois não sei

adicionado 12 minutos depois

@Rolf William Gewers deu isso

.....png

avida.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Acabei de ver aqui no meu, o openhardware não indica o 12v... Se no seu não indicar você vai ter que usar outro, você pode ver na BIOS, mas na BIOS não é muito legal porque o PC não estará em uso, você pode tentar também o HWMonitor ou você pode ver se a ASRock tem algum software no site da sua placa.

Sobre o estabilizador, realmente, 700va seria uns 500w...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Rolf William Gewers

valores.png

valores2.png

adicionado 59 minutos depois

@Elder Nauvirth Cara, desliguei o PC, tirei o estabilizador, liguei o monitor e o pc diretamente, o computador continuou com um péssimo desempenho, então reinciei, aí ficou bom, desliguei e liguei, tava ruim de novo, reiniciei, ficou bom :/ continuo com a mesma coisa, isso não tem sentido e me incomoda tanto

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Davi Miguel disse:

@Elder Nauvirth Cara, desliguei o PC, tirei o estabilizador, liguei o monitor e o pc diretamente, o computador continuou com um péssimo desempenho, então reinciei, aí ficou bom, desliguei e liguei, tava ruim de novo, reiniciei, ficou bom :/ continuo com a mesma coisa, isso não tem sentido e me incomoda tanto

Bom já elimina de ser o estabilizador e já que tirou já deixe sem pra sempre.

Isso está estranho, não era pra dar baixo desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Sem querer parecer apelão, mas sendo, você já formatou a máquina?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Elder Nauvirth Uma vez eu fiz aquele recomeçar pelo windows defender (Win 10) faz menos de um mês na verdade, estava com preguiça de apagar tudo e mandei a tarefa pro windows kk Eu queria fazer uma formatação real mesmo, mas tenho medo de perder a licença do Win

Se não sabe do que estou falando, aqui fala sobre: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-update/aprenda-a-usar-o-recurso-recomeçar-windows-10/0f9af867-af0c-429b-879a-143c6e63344e

Eu acho que isso é alguma configuração da bios, sei lá :/. Falando nisso estava pensando em atualiza-la  até baixei aquele instalador pelo Windows, já nem sei mais o que fazer que já estou nesse rumo

Compartilhar este post

Link para o post

@Davi Miguel Formatar é uma boa opção.

Existe uma coisa que acontece e alguns usuários deixam isso passar despercebido e eu vou lhe explicar, pois sei que isso funciona.

Você pega uma iso do windows 10 para formatar, só que antes de já instalar o 10, você coloca o 8.1, ativa o 8.1 mesmo, depois com a iso do 10 você atualiza para 10 e ficará com uma licença grátis do 10, depois é só formatar e instalar o 10 como instalação limpa e sempre que quiser formatar o mesmo pc pode usar a mesma iso do 10 apenas, sem ter que colocar novamente o 8.1, eu já fiz isso e nunca tive problema.

A licença irá ficar salva no e-mail, então assim que entrar com e-mail da microsoft o windows 10 fica ativado, mas não esqueça de colocar o e-mail a partir do 8.1, pois ele será uma porta de entrada para a ativação digital do windows 10.

Outra alternativa é comprar a licença do windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais