Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador aumenta desempenho somente quando reiniciado


Posts recomendados

Olá pessoal, venho aqui tirar uma dúvida que pode ser até doideira minha, é o seguinte, eu já notei que se eu simplesmente desligar o computador, da próxima vez que liga-lo tenho muita queda de desempenho em jogos (que é onde mais noto), mas se eu desliga-lo, liga-lo e em seguida reinicia-lo volta um ótimo desempenho como se eu tivesse acabado de comprar o pc, e se eu tiver com ele ligado travando, assim que reiniciar ele volta, mas se eu desligar e ligar de novo continua com um péssimo desempenho e pela lógica era para ser o contrário certo?

Nos últimos meses venho desligando em uma noite, ligando no dia seguinte e reiniciando, para que eu possa obter desempenho,pois se eu simplesmente desligar volta cada vez mais travado

 

Coloquei no fórum de energia e fontes pois não sei se tem ligação com o estabilizador ou sei lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Davi Miguel disse:

Coloquei no fórum de energia e fontes pois não sei se tem ligação com o estabilizador ou sei lá

Você ainda usa essa porcaria de estabilizador, isso só serve para estragar equipamentos, não é recomendado estabilizador.

 

Passe a sua configuração completa com marca e modelo da fonte para caso precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Eu tenho medo da minha fonte explodir, ela não é uma das melhores kjkj, mas tem alguma influência?

RAM: 2x4GB

placa-mãe: Asrock fm2a55m-hd+

Placa de vídeo: APU do processador (8470D)

Processador: A4 7300

HD: SEAGATE ATA ST3500641AS

Fonte: POWER SUPPLY 500W ATX Lite series

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Miguel A melhor opção é economizar e trocar de fonte.

 

Sim estabilizador influencia, faz a fonte trabalhar em dobro, fora que corre mais risco da fonte estragar com o estabilizador do que sem ele, sua fonte pelo que eu pesquisei é de projeito antigo com chave seletora de tensão, seria melhor trocar a fonte e jogar fora esse estabilizador e não terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth No fim do ano já estava pretendendo comprar uma placa de vídeo e trocaria para uma Corsair e nunca mais usar estabilizador, você teria alguma maneira de explicar a lógica em desligar/reiniciar em relação ao desempenho? Eu queria muito aumentar meu conhecimento em relação a isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Miguel Não precisa ter medo, só verifique a tensão da rede elétrica e veja a fonte se tem alguma chave seletora de tensão mesmo.

 

Se sua rede for 110V a fonte deve estar em 115V se for 220V então a fonte fica em 225V.

 

Se não souber como verificar, pode usar um multímetro ou perguntar a alguém

 

Deveria ter medo de ligar o pc em estabilizador isso sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Miguel Se a rede elétrica ai da sua região é apenas 110V então mantenha a fonte em 115V mesmo.

 

Para 110V tem as variações, mas são a mesma coisa, ou seja, existe 110V, 115V e 127V, mas tudo é 110V mesmo.

 

Basta ligar o pc na tomada e ligar normalmente, só que sem o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Meu trauma é que uma vez, sem estabilizador o fio explodiu (o estranho é que o do monitor explodiu junto,e estavam em tomadas diferentes), aparentemente não interferiu nada no PC mas depois do estabilizador,e a troca de fonte ( que antes era uma muito pior) nunca mais ocorreu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Miguel Estou com o @Elder Nauvirth , se livra do estabilizador e seja feliz.

 

No caso da sua fonte, como ela tem seletor de tensão, provavelmente ela não tem PFC ativo, então o estabilizador não vai te ferrar muito, mas ele com certeza não irá te ajudar.

 

Outro ponto, mesmo que sua fonte possa lidar com o estabilizador por não ser PFC ativo, seu estabilizador muito provavelmente não é maior que 350w, se você tiver ligado nele seu monitor e seu computador, você já está devendo energia para seu equipamento todo, e isso ajuda e muito na perda de estabilidade do sistema, se sua fonte nova, ai você estaria em apuros...

 

A palavra estabilizador é quase heresia aqui no forum, mas algo que influencia muito ele bagunçar o PC, é a energia que ele entrega, raro são os casos que um estabilizador tem capacidade maior do que a de um PC.

 

Sobre seu PC ficar lento as vezes reiniciando etc... verifique o gerenciador de tarefas do windows, anote a quantidade de recursos utilizado, memoria ocupada, uso da CPU, rede etc... e compare, isso pode ser um malware, virus ou até mesmo um software chato que trabalha no plano de fundo.

Outra coisa, baixe o openhardware ou algum software de monitoramento completo e verifique como estão as tensões, em especial observe a de 12v, se tiver 11. e alguma coisa, seu PC está "passando fome". Digo para olhar a de 12v porque ela é sempre estável, as outras mudam de acordo com o uso.

 

Sobre o fio ter explodido, o fio derreteu ou a tomada explodiu? O fio sempre tem que ser dimensionado para a tensão, se ele passou a tensão pode ter derretido, e mesmo em tomadas diferentes, o curto acontece até o disjuntor, então o que estiver nele vai sofrer, dependendo da qualidade do disjuntor ele demora mais ou menos para cair, e esses milesegundos são suficiente para um grande estrago, e esse é mais um exemplo que você não precisa de estabilizador, seu PC ficou bem e a fonte segurou a onda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers Então cara, vírus com certeza não é ,  eu sempre estou com o gerenciador aberto, raramente as coisas passam de 50%,o que é muito estranho mesmo é que se eu desligar fica com um baixo desempenho e se eu reiniciar fica com um ótimo desempenho...Ao meu ver isso não tem lógica nenhuma, mas é o que acontece, tem alguma explicação? Um exemplo é que se eu ligar o PC (no dia anterior só desligado) vou ter 18 fps em jogos, mas se eu reiniciar logo em seguida e voltar, ja vou estar com o jogo liso.Meu estabilizador é um Side Way que na caixa diz "700VA monovolt 115V-127V 4 tomadas" e eu ligo o monitor e o pc nele, to lascado kk.Quando os fios explodiram abriu um buraco saindo fumaça, acho que derreteu sim pois abriu a borracha :v (ambos foram bem próximos de onde era plugado no pc/monitor), mas isso ja faz 1 ano

adicionado 0 minutos depois

@Davi Miguel vou baixar esse programa, como é? É tipo uma aba falando tudo que deve ter 12v, ou eu tenho que saber o que merece 12v, se eu tiver que saber, me diz o que precisa pois não sei

adicionado 12 minutos depois

@Rolf William Gewers deu isso

.....png

avida.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Miguel Acabei de ver aqui no meu, o openhardware não indica o 12v... Se no seu não indicar você vai ter que usar outro, você pode ver na BIOS, mas na BIOS não é muito legal porque o PC não estará em uso, você pode tentar também o HWMonitor ou você pode ver se a ASRock tem algum software no site da sua placa.

 

Sobre o estabilizador, realmente, 700va seria uns 500w...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers

valores.png

valores2.png

adicionado 59 minutos depois

@Elder Nauvirth Cara, desliguei o PC, tirei o estabilizador, liguei o monitor e o pc diretamente, o computador continuou com um péssimo desempenho, então reinciei, aí ficou bom, desliguei e liguei, tava ruim de novo, reiniciei, ficou bom :/ continuo com a mesma coisa, isso não tem sentido e me incomoda tanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Davi Miguel disse:

 

@Elder Nauvirth Cara, desliguei o PC, tirei o estabilizador, liguei o monitor e o pc diretamente, o computador continuou com um péssimo desempenho, então reinciei, aí ficou bom, desliguei e liguei, tava ruim de novo, reiniciei, ficou bom :/ continuo com a mesma coisa, isso não tem sentido e me incomoda tanto

Bom já elimina de ser o estabilizador e já que tirou já deixe sem pra sempre.

 

Isso está estranho, não era pra dar baixo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Uma vez eu fiz aquele recomeçar pelo windows defender (Win 10) faz menos de um mês na verdade, estava com preguiça de apagar tudo e mandei a tarefa pro windows kk Eu queria fazer uma formatação real mesmo, mas tenho medo de perder a licença do Win

Se não sabe do que estou falando, aqui fala sobre: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-update/aprenda-a-usar-o-recurso-recomeçar-windows-10/0f9af867-af0c-429b-879a-143c6e63344e

Eu acho que isso é alguma configuração da bios, sei lá :/. Falando nisso estava pensando em atualiza-la  até baixei aquele instalador pelo Windows, já nem sei mais o que fazer que já estou nesse rumo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Miguel Formatar é uma boa opção.

 

Existe uma coisa que acontece e alguns usuários deixam isso passar despercebido e eu vou lhe explicar, pois sei que isso funciona.

 

Você pega uma iso do windows 10 para formatar, só que antes de já instalar o 10, você coloca o 8.1, ativa o 8.1 mesmo, depois com a iso do 10 você atualiza para 10 e ficará com uma licença grátis do 10, depois é só formatar e instalar o 10 como instalação limpa e sempre que quiser formatar o mesmo pc pode usar a mesma iso do 10 apenas, sem ter que colocar novamente o 8.1, eu já fiz isso e nunca tive problema.

 

A licença irá ficar salva no e-mail, então assim que entrar com e-mail da microsoft o windows 10 fica ativado, mas não esqueça de colocar o e-mail a partir do 8.1, pois ele será uma porta de entrada para a ativação digital do windows 10.

 

Outra alternativa é comprar a licença do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!