Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregar bateria sem fio, como funciona?


Posts recomendados

Tenho formação elétrica, não eletrônica, mas mesmo assim, a gente acaba se envolvendo de uma forma ou de outra, por isso que posso até dar alguns palpites, no caso em questão, gostaria de saber de forma detalhada, quem sabe com vídeo ilustrativo, como se processa essa operação considerando que as linhas de força de um campo magnético precisam se mover para gerar eletricidade, e serem concentradas em um núcleo de ferro para obter o melhor rendimento possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, grato pela atenção e pela postagem do vídeo, creio que eu me expressei mal...o vídeo ensina o conceito, esse eu domino completamente...o que eu queria ver, na prática, era o tal carregador sem fio atuando. Fiz o curso de eletricidade completo, trabalhei como eletricista e depois fiz o curso técnico de elétrica, então teoria para mim não é o problema, mas torno a dizer, a culpa foi minha que formulei mal a pergunta.

Assisti ao vídeo, era o que eu esperava, mas o cara ao tentar explicar a existência do fluxo magnético, ele poderia ter usado duas coisas:

1- Colocar limanha de ferro em uma folha de papel sufite e um imã em baixo...as limalhas iriam se alinhar demonstrando a existência da atração magnética.

2- Poderia ter usado dois imãs natural, e aproximar ambos com o mesmo polo, o que estivesse solto na mesa iria se deslocar movido pela polaridade onde polos iguais se repelem e polos diferentes se atraem.

Assim continua a postagem em aberto, quem tiver algum vídeo de algo que já exista usando esse conceito, por favor, postem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o carregador sem fio usa exatamente essa teoria.

Duas espiras sintonizadas e uma fonte de corrente senoidal com a mesma frequência da bobina. 

Se não me engano, a frequência é de 33khz.

Aqui um vídeo de teardown de um desses carregadores.

 

Mas não há núcleo, apenas uma bobina.

Perceba que, no celular, a bobina deverá ser extremamente fina, para não aumentar o tamanho do celular e, normalmente, ela é colada na tampa traseira.

O movimento de vai-e-vem que fazemos no caso de imãs permanentes, é substituído pela corrente alternada imposta à bobina.

Mesmo princípio utilizado pelos transformadores, só que aqui, o núcleo é a ar, porisso a frequência elevada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe mais uma vez, mas já tive "N" celulares e todos com carregadores normais, e o tempo é praticamente o mesmo, cerca de 02:30 min.

Não conheço o carregador sem fio, mas conheço o conceito dele e do com fio, dizer que ele carrega rapidamente seria algo duvidoso porque a tecnologia não tem essa agilidade, seria o mesmo de dizer que a a internet wi-fi é mais rápida do que a cabo.

AGora voce pode postar aqui o nome do seu aparelho, esperar ele zerar até desligar, colocar para carregar e depois nos informar quanto tempo levou até chegar os 100 %...além do mais temos que plugar na tomada o carregador seja com fio ou sem fio então sinceridade não enxergo benefício algum nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, misterjohn disse:

Desculpe mais uma vez, mas já tive "N" celulares e todos com carregadores normais, e o tempo é praticamente o mesmo, cerca de 02:30 min.

Não conheço o carregador sem fio, mas conheço o conceito dele e do com fio, dizer que ele carrega rapidamente seria algo duvidoso porque a tecnologia não tem essa agilidade, seria o mesmo de dizer que a a internet wi-fi é mais rápida do que a cabo.

AGora voce pode postar aqui o nome do seu aparelho, esperar ele zerar até desligar, colocar para carregar e depois nos informar quanto tempo levou até chegar os 100 %...além do mais temos que plugar na tomada o carregador seja com fio ou sem fio então sinceridade não enxergo benefício algum nele.

 

Olá amigo. 

Vou dar uma dica rsrsrs. De um mau que eu já passei kkkk:D

Nunca pense que você conheça um assunto por completo. Sempre desconfie que você ainda tem algo a aprender. 

 

A sua afirmação abaixo demostra a sua falta de conhecimento no assunto:

"Não conheço o carregador sem fio, mas conheço o conceito dele e do com fio, dizer que ele carrega rapidamente seria algo duvidoso porque a tecnologia não tem essa agilidade, seria o mesmo de dizer que a a internet wi-fi é mais rápida do que a cabo."

 

Você acha que conhece o conceito, mas na verdade não sabe como funciona a energia sem fio. 

 

Pode carregar rapidamente sim amigo. 

A tecnologia da energia sem fio é a mesma tecnologia dos fogões por indução e do dos fornos de indução

Somente nos fogões por indução você tem a transferência de 2400 watts. Isso é pouco para você? :confused:

 

É possível transferir muitos quilowatts de potência por energia sem fio. Mas só é viável em poucos centímetros, pois as linhas de campo se dissipam rapidamente com a distância e a potência transferida vai caindo. 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo de boa, não penso que conheço de tudo, vou morrer e não aprenderei tudo, não conheço o conceito do carregador sem fio mas sobre cálculo de transformadores isso eu conheço, a qual faz parte o cálculo do núcleo em função da potência que se quer atingir.

Fiz o curso de elétrica em 1974 e o técnico em 1977 (data do final do mesmo) e a lei da física não será alterada, mas novos equipamentos e processos irão ser criados, quanto a isso não há dúvida.

Pode ser que esse sistema evolua a ponto de ser algo com "algum" custo benefício, mas hoje, apesar de nunca ter visto apenas imaginado, não vejo interesse em ter um carregador de celular que para não usar fio tem que ficar "grudado" no carregador devido ao alcance reduzido.

Quando pedi ao Ricardo que fizesse esse teste e colocasse aqui para nós, não foi na intenção de achincalhar ou tom de desafio como pode parecer, foi apenas para poder saber como funciona realmente e com isso mudar meu conceito sobre esse dispositivo.

Eu tive um ar condicionado antigo, com 10.000Btus, quente e frio, com 50 Kg de peso, cuja potência era pouco mais de 1.200 W portanto tenho noção da grandeza elétrica que se referes ao citar o forno de indução.

Resumindo, quero apenas ampliar meus conhecimentos através do debate e dialógo que travamos aqui no fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Respondendo de boa, não penso que conheço de tudo, vou morrer e não aprenderei tudo, não conheço o conceito do carregador sem fio mas sobre cálculo de transformadores isso eu conheço, a qual faz parte o cálculo do núcleo em função da potência que se quer atingir.

Fiz o curso de elétrica em 1974 e o técnico em 1977 (data do final do mesmo) e a lei da física não será alterada, mas novos equipamentos e processos irão ser criados, quanto a isso não há dúvida.

Pode ser que esse sistema evolua a ponto de ser algo com "algum" custo benefício, mas hoje, apesar de nunca ter visto apenas imaginado, não vejo interesse em ter um carregador de celular que para não usar fio tem que ficar "grudado" no carregador devido ao alcance reduzido.

Quando pedi ao Ricardo que fizesse esse teste e colocasse aqui para nós, não foi na intenção de achincalhar ou tom de desafio como pode parecer, foi apenas para poder saber como funciona realmente e com isso mudar meu conceito sobre esse dispositivo.

Eu tive um ar condicionado antigo, com 10.000Btus, quente e frio, com 50 Kg de peso, cuja potência era pouco mais de 1.200 W portanto tenho noção da grandeza elétrica que se referes ao citar o forno de indução.

Resumindo, quero apenas ampliar meus conhecimentos através do debate e dialógo que travamos aqui no fórum.

 

Costuma ser um circuito LC em ressonância.

Os circuitos ressonantes são bem interessantes. Você pode ter um aparelho alimentado pela rede elétrica de 220Vac fazendo circular 300 amperes numa bobina em mais de 300 volts e consumir da rede elétrica menos de 500 watts.

 

Isso tudo parece incrível, ter 300 amperes em 300 volts e só consumir 500 watts da rede. 

Mas na prática funciona como um pêndulo pesado de mais de 1000 quilos que fica lá balançando. 

O movimento oscilatório de um pêndulo representa a forma como um circuito LC funciona. 

 

Os circuitos ressoantes criam esta corrente alta que força as linhas de campo irem longe quando a corrente circula nos fios da bobina. 

 

Veja aí mais uma aplicação com circuitos ressoantes:

https://www.youtube.com/watch?v=3zbqdPIXq8k&t=0s

 

 

 

Veja que neste caso já trabalha diretamente como a energia sem fio, pois a tal bobina de tesla tem um secundário.

O primário é uma bobina que de certo modo está bem afastada da bobina do secundário. E não tem núcleo magnético. 

adicionado 7 minutos depois

O cara explicou aí no vídeo que no circuito LC da bobina de tesla dele, a corrente chega a 1500 amperes no primário. 

É bem interessante:

O circuito vai pulsando ao poucos e isso equivale a sua mão ir balançando aos poucos um pêndulo de 1000 quilos.... No final do ciclo a corrente já atingiu 1500 amperes o que equivale ao pêndulo de 1000 quilos balançado pela sua mão ter dado uma volta completa:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo circuito abaixo, tirando a parte eletrônica, digamos é um transformador normal, mas para criar os arcos é necessário gerar uma alta tensão, no caso do carregador sem fio, tal conceito é utilizado também?

Não existe um vídeo com um equipamento real, que use essa tecnologia, seja notebook, celular, etc. a fim de elucidar de vez na prática como isso acontece?

 

Circuito-tipico-da-bobina-de-Tesla.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, misterjohn disse:

Pelo circuito abaixo, tirando a parte eletrônica, digamos é um transformador normal, mas para criar os arcos é necessário gerar uma alta tensão, no caso do carregador sem fio, tal conceito é utilizado também?

Não existe um vídeo com um equipamento real, que use essa tecnologia, seja notebook, celular, etc. a fim de elucidar de vez na prática como isso acontece?

 

Circuito-tipico-da-bobina-de-Tesla.png

 

É igual a um transformador. 

Só que a corrente no primário é alta, produzida por ressonância. 

Com corrente alta, as linhas de campo vão mais longe, garantindo que a energia seja transferida mesmo que a bobina do secundário esteja afastada em alguns centímetros da bobina do primário. 

 

A bobina do secundário por sua vez, possui números de espiras o suficiente apenas para produzir a tensão de utilização do aparelho: 5V ou 12V. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=LYqxH8lGznA

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ir contra isso mas a partir do momento que o carregador sem fio tem que ser plugado na rede como o carregador com fio, e por sua vez a bateria a ser carregada tem que ficar próxima, sinceridade não veja benefício nisso, insisto outra vez, é como o controle remoto para som de carro, tenho que apertar um botão para mudar algo sendo que posso fazer igualmente girando o teclando direto no aparelho já que está ao alcance da mão....agora tv com contrôle é indispensável e impensável...penso que isso não vai muito longe não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, misterjohn disse:

Sem querer ir contra isso mas a partir do momento que o carregador sem fio tem que ser plugado na rede como o carregador com fio, e por sua vez a bateria a ser carregada tem que ficar próxima, sinceridade não veja benefício nisso, insisto outra vez, é como o controle remoto para som de carro, tenho que apertar um botão para mudar algo sendo que posso fazer igualmente girando o teclando direto no aparelho já que está ao alcance da mão....agora tv com contrôle é indispensável e impensável...penso que isso não vai muito longe não.

 

Algumas ideias interessantes com carregadores sem fio: 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o vídeo mas com entendimento prejudicado por não falar inglês, mas pelo que parece, a estática gerada no teto do ónibus também é uma forma de carregar baterias?

O que eu queria ver é um dispositivo real que usa carregador sem fio, carregando esse dispositivo.

 

Vejam o cara zoando com esse assunto:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...