Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador Solar para Baterias


Posts recomendados

Olá colegas.

Estou querendo fazer um carregador solar para uma bateria, que será usada para fazer funcionar alguns eletrônicos. Mas eu preciso de dois LEDs que indiquem o sentido da corrente na bateria, para saber se a potência fornecida pelas placas solares está sendo suficiente para carregar as baterias e ainda manter em funcionamento os eletrônicos, ou se a bateria está sendo consumida. Como premissa, este indicador de sentido de tensão não poderá provocar perda significativa de tensão, pois qualquer perda é indesejável. Já tentei o circuito da figura com transistor PNP, mas nenhum deu certo, pois eles só começam a funcionar com 0,7V na Base. Tentei outro circuito com NPN, mas existe uma corrente Coletor-Base que já faz o LED acender. Não apaga nunca. Tentei com MOSFETs N e P, mas o resultado é o mesmo. Por favor, me ajudem!!!

CarregadorSolar.thumb.png.50ce69d835ff520b7bc35f3f8e9fe5da.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá para A saída do Regulador de Tensão ,após a Placa Solar ... seria legal tu colar um circuito para carregador(limitador de carga),e um outro circuito fonte externa para alimentar seus equipamentos ..... A sua Placa concegue mandar quandos amperes ?geralmente para uma placa fornecer muito amperes ate cerca de 5a .... são bem caras ... ; <

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um diodo resolveria o caso da corrente voltar e resolveria a maior parte do caso... um led em paralelo também mostraria se tem tensão sendo aplicada (é claro que vai ter que ter algum circuito limitando a tensão ou como chave para ligar só esse led)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mateus7. Obrigado pela ajuda. Sim está previsto um controlador de carga. Só enviei este circuito simplificado para tentar resolver o problema da indicação de sentido da corrente. Já os "step downs" são de 3A. Então, ainda não consegui resolver o problema dos LEDs.

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Um diodo resolveria o caso da corrente voltar e resolveria a maior parte do caso... um led em paralelo também mostraria se tem tensão sendo aplicada (é claro que vai ter que ter algum circuito limitando a tensão ou como chave para ligar só esse led)

Olá Perneta. O meu problema é só o acendimento dos LEDs que indicam o sentido da corrente. E não tensão. Obrigado assim mesmo.

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Minimalismo: um resistor shunt (bem baixo) em série com o negativo da bateria, pontos pra medição e um multímetro na escala 200mV. Se V positivo=carregando, se negativo=alimentando .. ou o contrário

Olá Isadora. No circuito proposto acima já tem um shunt de 0R1 (bem baixo). Mas este equipamento é para ser utilizado em campo. Levar um voltímetro não seria muito prático. Estou querendo é resolver o problema de acendimento dos LEDs. Obrigado assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah tá. Então você pode fazer algo como um vu com leds. Basta amplificar um pouco a tensão no 0.1R

VULED.gif

Um amplificador diferencial cai bem

AmpDS.png

 

No seu caso vai ser 'tenso' pois há 'tensão negativa' querendo te derrubar. Uma 'parada' com resistores resolvem a parada. (num to conseguindo 'desenhar' agora ok?).

 

Se for um led pra cada lado ,pensando melhor, com transistor pode dar certo. Jogando no ar (ou jogando m no ventilador) : ao atingir 0,6V entre B e E ele satura e acende o led. Também 'indesenhável' no momento ok? Mas seu circuito bateu na trave!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

ah tá. Então você pode fazer algo como um vu com leds. Basta amplificar um pouco a tensão no 0.1R

VULED.gif

Um amplificador diferencial cai bem

AmpDS.png

 

No seu caso vai ser 'tenso' pois há 'tensão negativa' querendo te derrubar. Uma 'parada' com resistores resolvem a parada. (num to conseguindo 'desenhar' agora ok?).

 

Se for um led pra cada lado ,pensando melhor, com transistor pode dar certo. Jogando no ar (ou jogando m no ventilador) : ao atingir 0,6V entre B e E ele satura e acende o led. Também 'indesenhável' no momento ok? Mas seu circuito bateu na trave!

 

Olá Isadora.

Deixa eu entender o que você propôs: amplificar o diferencial de tensão em meu shunt e aplicar isso em um transistor ou MOSFET? Mas o que acontece com 'vou' quando a polaridade inverter? Quando V1 for maior que V2?

Tenho aqui alguns comparadores TLC339. Posso testar com eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!