Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conservar eletronicos


Posts recomendados

Que eu saiba só tinham verniz na placa de circuito impresso. É que eram construídos para durar, os componentes eram mais "raiz" e os circuitos integrados eram menos usados. Era outra realidade.

Veja essa propaganda de 1958 da fabricante Zenith. Ela não usava circuito impresso, era tudo com chassi e fio. Até meados da década de 70 a Zenith construiu TVs assim, mas era um processo muito custoso e perdeu a competição com outros fabricantes.

 

zenith-tv-ad-may-1958-radio-electronics.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um lance que tem que ficar de olho em computador antigo é bateria.

 

Muitos estragam por bateria vazando e comendo as trilhas, muito mais que oxidação, velhice, etc.

 

Os lances antigos duravam mais, talvez por usarem chumbo na composição da solda, em 2006 o chumbo foi abolido, pois causa muitos problemas a saúde e meio ambiente, e isso enfraqueceu um pouco a durabilidade deles.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui ar umido seria somente na epoca das chuvas, na epoca da secas o maximo de umidade q atinge aqui é 65% no periodo da noite, sobre o armario nao teria com eu colocar uma tv crt 29" dentro de um

 

pergunto também se essa umidade so é expulsa dos eletronicos quando liga eles ou com a mudança de clima chuvoso para clima quente e seco o ar seco expulsa a umidade depositada nas placas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A TV não, mas os outros equipamentos sim. Avalie o saco a vácuo, é simples de usar e penso que resolve.

 

Claro que o tempo seco elimina a umidade das placas, mas no período úmido haverá um processo de corrosão. Se quer mesmo conservar tem que manter todo o tempo com umidade controlada. Salas de equipamentos críticos como servidores e centrais telefônicas tem ar condicionado para controlar a temperatura e umidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alem de aqui onde eu moro nao vender sacos a vacuo nao sei qual seria o tamanho para colocar cartuchos de snes e o console q tem a versao fat e baby e também teria q guardar a fonte e controles e cabos AV sem falar q teria q ligar de tempos em tempos para nao despolarizar os eletroliticos

 

no caso da TV o q seria feito se nao existe como embalar a vacuo uma tv crt 29"?

 

fiquei com receio também porque ja li q dentro de sacos sempre ha condensação de umidade por causa da diferença de temperaturas

 

resta saber se nos dias de chuva de uma estação chuvosa ja sao suficientes para gerar inicio de oxidação antes de ter um dia seco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrogamer compra pela internet ou pede para alguém comprar em outra cidade. É para fazer um teste. Já concordei que para a TV não é viável. A TV tem que proteger da poeira e ligar de vez em quando ou fazer uma caixa grande e colocar um desumidificador ou sílica. Mas isso depende de quanto tempo você quer ficar com essa TV.

 

A condensação será desprezível por que o saco é a vácuo, o ar é extraído com aspirador de pó ou com uma bomba.

 

Mas é uma sugestão, você já recebeu várias, não adota nenhuma e continua perguntando, não entendo o que pretende com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao é q eu nao adote nenhuma é q eu ja procurei mt aqui esses a vacuo e nao achei, tenho alguns saches de silica mas tem q ficar trocando e nao podem ser restauradas para sempre, coloquei algumas dentro da tv mas é aquele negocio de toda vez q movimentar o aparelho tem q abrir para organizar os saches e nao deixar em cima das placas causando incendio

 

A TV esta coberta nas entradas para nao entrar poeira mas o fato de ligar como você diz é para não deixar qualquer umidade oxidar? qual o tempo maximo q um eletrônico pode ficar sem ser usado mas sem q haja oxidação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrogamer pois é, mas se quer preservar tem que fazer alguma ação e não ficar repetindo perguntas no fórum.

 

1. Use sacos plásticos comuns e extraia o ar com bomba de vácuo para congelar alimentos.

2. Compre um saco a vácuo pela internet ou peça a um parente ou amigo para comprar e mandar pelo correio.

3. Guarde num local fechado com um desumidificador.

4. Arrume uma geladeira velha e guarde dentro com a sílica-gel. E sim, vai ter que secar ou trocar de vez em quando. Se quer ter um museu tem que seguir procedimentos de museu.

5. Contacte um museu para aprender técnicas de conservação. Ou uma biblioteca que tenha um bibliotecário ou arquivista.

 

39 minutos atrás, retrogamer disse:

qual o tempo maximo q um eletrônico pode ficar sem ser usado mas sem q haja oxidação? 

Não tem como saber isso. O que pode ser feito é tomar medidas preventivas. Sei de um rádio Siemens com transistores de germânio que tem mais de 60 anos e funciona perfeitamente. Está numa prateleira sem nenhum cuidado especial além de limpar a poeira, aspirar com cuidado e ligar de vez em quando. Mas foi bem construído e tem componentes de boa qualidade. Isso faz muita diferença.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como identificar a qualidade de componentes eletronicos ex: desse q você citou de transistores de germanio q tem mais de 60 anos e estão bons sem cuidados especiais?

 

vou procurar essa bomba vacuo aqui pois sacos comuns tem em toda parte so nao pudem ser furados mas mesmo selado a vacuo tem q colocar silica gel dentro e ligar o aparelho de tempos em tempos? ex. um cartucho q a placa interna é como essa aqui:

http://www.evolvingconsole.com/wp-content/uploads/2016/10/img_1084.jpg

http://www.evolvingconsole.com/wp-content/uploads/2016/10/img_1085.jpg

 

qualidade é tudo para evitar oxidação e nao se deve apegar a ligar de vez em quando para retirar umidade q mesmo assim oxida

acho q o videogame snes tem mt qualidade porque tem mais de 20 anos e nao oxidou e sem cuidados especiais

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, retrogamer disse:

Como identificar a qualidade de componentes eletronicos ex: desse q você citou de transistores de germanio q tem mais de 60 anos e estão bons sem cuidados especiais?

 Antes de serem feitos com silício os transistores eram feitos de germânio. Só citei como indicação de que é um equipamento antigo, da pré-história da eletrônica. Eram outros tempos, os componentes eram muito mais robustos e não vinham da China. Veja como era um circuito de TV da Zenith que já falei. Um circuito assim é quase indestrutível.

 

CircuitoTV.jpg

adicionado 7 minutos depois

 

Penso que à vácuo não precisa da sílica, por que não vai restar quase nada de ar e umidade. Mas não sei, é uma experiência que você pode fazer. E os sacos podem ser utilizados várias vezes, pode abrir para usar o aparelho e depois fazer o vácuo novamente.

 

Esse SNES deve ser bem construído mesmo. Adquiriu usado?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mt interessante isso mas capacitores, placas de circuito, trilhas, resistores etc também era mais robustos? esses nao necessitavam de cuiddos mas esses novos tem um muitos cuidados necessarios

sim o snes adquiri usado porque nao é mais fabricado, ja o cartucho q coloquei os links da imagem acima comprei no aliexpress, ele tem cis, mtos resistores e componentes smd

 

a vacuo no saco é melhor e superior do q colocar em sacos zip lock? mas se ja tiver iniciado a oxidação sera q valeria os cuidados?

 

somente a TV eu nao poderia colocar em sacos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho q você poderia passar limpa contato na placa e depois passar um verniz. Esse verniz pra placa vende no mercado livre, proesi, solda fria, enfim. O veniz ajuda bastante, principalmente contra oxidação, muitas vezes eu abro um inversor de frequência e todas as partes com verniz estão intactas, enquanto as partes sem verniz dá pra ver que a oxidação, poeira e produtos quimicos agrediram (tanto a placa quanto os componentes desprotegidos).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, retrogamer disse:

mt interessante isso mas capacitores, placas de circuito, trilhas, resistores etc também era mais robustos? esses nao necessitavam de cuiddos mas esses novos tem um muitos cuidados necessarios

sim o snes adquiri usado porque nao é mais fabricado, ja o cartucho q coloquei os links da imagem acima comprei no aliexpress, ele tem cis, mtos resistores e componentes smd

Não tinha placa de circuito. Era tudo soldado nos terminais, como pode ver na foto. Muitos componentes eram de fabricação local, não vinham da China.

 

20 horas atrás, retrogamer disse:

a vacuo no saco é melhor e superior do q colocar em sacos zip lock? mas se ja tiver iniciado a oxidação sera q valeria os cuidados?

 

somente a TV eu nao poderia colocar em sacos

O importante é fazer o vácuo, isso diminui a umidade. Se visualmente tiver oxidação você pode limpar e passar limpa-contato ou WD.

 

A TV tem que estudar outra maneira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@retrogamer acho que são muitas perguntas e você tem muitas respostas já. Passar WD-40 e passar um pano seco acho q seria bom, acho que o que você procura seria um ambiente ideal, aquelas salas limpas sem pó e com temperatura controlada, onde são fabricados os chips dos processadores. Lá sim não tem nada com que se preocupar, fora isso, todas as recomendações só servem pra diminuir muito as chances de oxidação, não existe coisa que garanta 100%, ainda mais uma coisa tão simples assim. Se quiser garantir mesmo que nada oxide precisa de um espaço fechado que esteja muito bem vedado, e aí fazer um controle e monitoramento de temperatura e umidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...