Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de transcodificador para Sega Genesis 2


Posts recomendados

Fala, galera!!

 

Ultimamente tem despertado um sentimento retrogamer em relação aos consoles mais antigos. Há cerca de 3 semanas peguei um SNES com alguns cartuchos (eu tive SNES quando mais novo mas ele pifou uns 7 anos atrás) e ontem chegou meu Mega Drive/Sega Genesis Modelo 2, aliás, é o meu primeiro videogame da Sega já que fui da geração Nintendo/Mario. Então, o SNES está funcionando de boa e tal. Já o Mega Drive... sim, ele está funcionando, só que ele está usando uma fonte de transcodificador de TV à cabo. O vendedor não tinha outra para disponibilizar. Tá, o aparelho está funcionando até legal, joguei um pouco de Sonic e tal, mas... deixar ele ligado numa fonte de transcodificador... o pior é que o aparelho exige 850mA e 10v e a fonte do transcodificador é de 850mA 12v. Fui hoje numa eletrônica procurar uma fonte de 10v e o máximo que achei foi uma daquelas seletivas bem furrequinhas, com escala de 1,5v a 12v @1A. Tá, peguei ela e vou ver se dá para ir usando com 9v até eu conseguir encontrar uma mais decente, ainda mais que é difícil encontrar uma dessas em bom estado. Esse é o problema de pegar consoles antigos. Não tem mais peças originais para reposição novas.

 

Se eu usar o console em 12v corro o risco de queimar um aparelho com mais de 25 anos de idade, já cansado de guerra. E em 9v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É arriscado sim. está jogando mais de 2V no circuito. por enquanto está mantendo a regulagem. Mas em breve pode dar sobrecarga em capacitores ou algo mais, dependendo da tensão dos componentes. Já peguei vários notebooks com placa-mãe morta devido a fontes incompatíveis jogando apenas 2V a mais no note.

adicionado 3 minutos depois

Busque no ML, tem várias usadas.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874224268-fonte-original-para-mega-drive-3-frete-gratis-_JM

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

É arriscado sim. está jogando mais de 2V no circuito. por enquanto está mantendo a regulagem. Mas em breve pode dar sobrecarga em capacitores ou algo mais, dependendo da tensão dos componentes. Já peguei vários notebooks com placa-mãe morta devido a fontes incompatíveis jogando apenas 2V a mais no note.

 

Aff! Que azar. Mas tipo, consoles como o Mega Drive, SNES, MS, NES e Atari são em teoria "fraquinhos" em consumo. Eles funcionariam de boa com, sei lá, 1v a menos, como no caso desse MD de 10v funcionando a 9v? Aliás, que tensão estranha essa de 10v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wagner Ruaro disse:

Sim. Mas corrente é uma coisa. Tensão é outra. melhor não arriscar. Você tem um item de colecionador.

É verdade. Ter um Mega Drive ou SNES funcionando hoje em dia é uma vitória, embora não se saiba até quando. Lendo sobre consoles antigos percebi algo que talvez me impediria de comprar esses consoles: além da idade do aparelho em o fato da procedência, por exemplo, se o console veio de um ambiente doméstico ou de uma locadora.

 

Pois é. Vou ter que correr atrás dessas fontes usadas de Mega Drive. Em outro texto sobre fontes o autor disse que achou no ML em empresa especializada em encomenda de fontes, onde eu poderia encomendar um transformador com exatos 10v.  Será que compensa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha, bom dia. A fonte original do Mega Drive 3 é de 9V e corrente de 0,85A. Potencia de até 11W. Como o do link abaixo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902136135-fonte-original-tec-toy-mega-drive-3-sega-_JM

E não de 10V, como você diz...:thumbsup:

adicionado 0 minutos depois

9V era o padrão de tensão dos vídeo games...

adicionado 4 minutos depois

Se você comprou a fonte do link que te passei, é exatamente o modelo de fonte de seu aparelho.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Olha, bom dia. A fonte original do Mega Drive 3 é de 9V e corrente de 0,85A. Potencia de até 11W. Como o do link abaixo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902136135-fonte-original-tec-toy-mega-drive-3-sega-_JM

E não de 10V, como você diz...:thumbsup:

adicionado 0 minutos depois

9V era o padrão de tensão dos vídeo games...

adicionado 4 minutos depois

Se você comprou a fonte do link que te passei, é exatamente o modelo de fonte de seu aparelho.

Opa! Beleza? Sim, foi essa mesmo... aliás, não foi dessa pessoa. Ué? Eu comprei de outra pessoa? Aff! Enfim, o modelo é esse mesmo. Mas, tipo... o console é a versão americana... literalmente. Os 10v estão especificados na parte de baixo. o.O Tensão bem esquisita.

20170902_171216.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wagner Ruaro disse:

Esquenta não. É 9V sim. De repente assim como no Brasil o padrão era e é 9V, lá nos EUA o padrão é 10V.

Mas não vai dar problema não. Fique tranquilo/a. Problema seria colocar tensão a mais, tipo 11V, 12V, etc...

Ah, beleza. O console está funcionando legal com essa fonte. Só percebi alguns pequenos flicks no topo da tela que, acredito eu, deva ser por conta de capacitores cansados. À princípio achei que fosse o cartucho, mas peguei também esse Novo Mega Drive (é, peguei... :unsure: mas não foi lá uma péssima compra) e não tem esse flicks, aí não sei se são os capacitores, o cabo ou se é assim mesmo. Mas isso fica para outro tópico.

 

Então, caso encerrado. Cara, muito obrigado pelas dicas. Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!