Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, colegas. Tudo ok com vocês?

Recentemente conversei com alguns colegas que são entusiastas da área de programação Web e me animei para começar um curso de HTML5, CSS3 e JavaScript. Confesso que estou gostando, o material didático é bem interessante, mas uma coisa me chamou a atenção. O instrutor do curso usa um software de apoio (JetBrains WebStorm) para escrever seus códigos e, particularmente, acho que isso é totalmente válido.

Mas me recordo que um de meus colegas disse que programar "na raça" é o que separa o joio do trigo e que "quem manja" não precisa de programinha para ajudar. E ainda confessou que para ele seria complicado realizar qualquer tarefa de programação (inclusive fora da área web), sem contar com livros e material de apoio e por esse motivo não se dedicava mais a tecnologia.

Uma vez que temos ferramentas para realizar tarefas, seria de alguma forma vergonhoso se denominar um programador e fazer uso desses recursos? Ou ainda depender deles para realizar suas tarefas em nível avançado/profissional?

Postado

A questão é reutilização de códigos, imagine por exemplo um programa, que utiliza varias lib , você pode usar para facilitar por exemplo compilando, checando erros, mas você também pode fazer com editor de texto, e terminal+compilador, então acho que é muito mais por questão de como você se adapta mais embora os editores fornecem facilidades. 

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, D_Edge disse:

Olá, colegas. Tudo ok com vocês?

Recentemente conversei com alguns colegas que são entusiastas da área de programação Web e me animei para começar um curso de HTML5, CSS3 e JavaScript. Confesso que estou gostando, o material didático é bem interessante, mas uma coisa me chamou a atenção. O instrutor do curso usa um software de apoio (JetBrains WebStorm) para escrever seus códigos e, particularmente, acho que isso é totalmente válido.

Mas me recordo que um de meus colegas disse que programar "na raça" é o que separa o joio do trigo e que "quem manja" não precisa de programinha para ajudar. E ainda confessou que para ele seria complicado realizar qualquer tarefa de programação (inclusive fora da área web), sem contar com livros e material de apoio e por esse motivo não se dedicava mais a tecnologia.

Uma vez que temos ferramentas para realizar tarefas, seria de alguma forma vergonhoso se denominar um programador e fazer uso desses recursos? Ou ainda depender deles para realizar suas tarefas em nível avançado/profissional?

Esse professor ele apenas da aula ou realiza trabalhos de programador web ele é formado m programação ou apenas na área de TI diversas vezes os professores de cursos não entendem 100% do assunto, eu já fiz um curso na Prepara em São Paulo e o professor sabia sobe web designer mais não tinha um conhecimento tão avançado na área.

Agora vai de você eu recomendo você que está começando não usar programas auxiliares que realizam quase todo o trabalho por você, você programando manualmente vai adquirir um vasto conhecimento, para então quando atingir um nível elevado de conhecimento se programas auxiliares realizar a tarefa mais rápido é claro que você pode usar mais ai saberá que o programa esta fazendo.

• Curtir 2
Postado

Não tem nada de vergonhoso em usar ferramentas para aumentar a produtividade... como o colega falou por que vou gastar 8 horas pra fazer uma coisa se posso gastar 10 mim...

Mas como @RickWM falou.. no começou é interessante não usar essas ferramentas, para que se entenda o que é feito com elas...Você precisa se preparar pra saber fazer com ou sem a ferramenta...

é o tal negocio.. posso fazer uma aplicação java no notepad.. ,mas é muito mais fácil usar o netbeans ou eclipse..

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@D_Edge Basicamente não tenho muito o que falar, pois os demais colegas já falaram tudo.

Não que seja vergonhoso, mas eles só são úteis quando você já domina o assunto e quer automatizar.

Vergonhoso é o cara que se diz desenvolvedor, mas não sabe nada, fica na base do copia e cola e usar  e venera o dreamwaver. isso sim é.

Vá por mim, se você já conhece as linguagens, você pode usar uma IDE que facilite a sua vida... ganhe horas de trabalho com isso.

Particularmente eu gosto de usar uma IDE simples como o eclipse for php, o resto vai com framworks que aumentam a sua produtividade... como bootstrap,  cakephp e etc...

Postado

Vergonhoso é ser corrupto e ladrão.

Trabalhar com uma IDE ou editor seja lá qual for só vai ser útil quando você realmente souber o que está fazendo. Geralmente, quando se está aprendendo, é ALTAMENTE aconselhável fazer tudo na mão mesmo. Entender o código, saber o que cada elemento faz. 

beleza. Aprendeu? Aí sim pode partir para usar algum editor o que este, quando usado corretamente, traz muitos benefícios. Agilidade, rapidez, plugins que podem melhorar significativamente a escrita do código. 

Quem te falou isso pelo jeito desenvolve só com o bloco de notas? Acho praticamente impossível.

Resumindo: depois de dominado um assunto, parta para uma IDE.

Postado

Isso me lembrou do tempo do colégio, no primário não podia usar a taboada, no ginasio minha professora de matemática nos obrigava a deduzir as fórmulas, e durante todo meus estudos nunca usei máquinas eletrônicas, isso ajudou o desenvolvimento bem mais do que se tivesse facilidades, mas com foi dito, depois de dominar a situação, nada contra usar artificios e equipamentos para aumentar a produtividade como o uso de robos nas indústrias, etc..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!