Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sockets LGA 1151 e 2066


Lucas Pardo

Posts recomendados

Tenho um PC comprado há alguns anos cuja placa-mãe tem um socket LGA 1155. Estou pensando em trocar de computador porque não encontro mais processadores 1155. Estava pensando em comprar uma placa-mãe com socket 1151 mas vi que já existem placas com LGA 2066. Tenho receio de que se comprar a 1151, em alguns anos caso precise trocar de processador novamente aconteça o mesmo caso que está acontecendo agora, ou seja, não encontrarei mais processadores compatíveis, somente dos LGA 2066. Será q seria mais prudente comprar logo o 2066 ou será que o 1151 não ficará obsoleto por um bom tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Então, até agora eu ia comprar um Core i7 7700k, placa-mãe asus maximus IX formula e gtx 1080ti, pra dar um upgrade no pc, e vi q os novos processadores da intel já são LGA 2066, daí fiquei na dúvida sobre qual placa-mãe comprar e se valeria a pena investir mais e ter a placa-mãe com socket 2066 pra não acontecer a mesma coisa q aconteceu com o meu atual 1155. E nem pensei sobre os processadores AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Pardo

 

Calma, que você tá misturando as coisas..

 

LGA2066 é a plataforma de "Alto Desempenho" da Intel.. Ela atende um nicho à parte.. Custo x Benefício horroroso..

 

LGA1151 é a linha principal da Intel, substituta do que você tem aí, hoje.. Mesmo "nível hierárquico".. Bom Custo x Benefício..

 

A Intel deve lançar algo novo no mercado, ainda esse ano.. Se puder esperar, espere.. Se não puder esperar, esse PC que está montando seria excelente, mas esse soquete tá em "fim de vida"..

 

Tem a linha Ryzen da AMD, que tá BEM interessante também....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@RS Faria

 

Segui seu conselho e esperei pelo lançamento dos novos processadores e gostaria de saber: mesmo com a Intel mantendo o soquete mas mudando o chipset, vale a pena investir na 8ª geração 1151 ou ele ainda está em "fim de vida"?

 

Agora pretendo comprar Intel Core i7 8700k, placa-mãe Asus ROG Strix Z370-E e Nvidia GeForce GTX 1080 ou 1070.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, também estou montando um pc e estou com essas mesma dúvida sua, eu estou entre o i7 7700k e o i5 8600k, a questão do socket também fiquei desconfiado, porque que também tenho o mesmo 1155, mas o que me foi estranho seria, se a linha está no fim da vida, porque a intel está lançando a 8° geração no socket 1151? acho que ainda vai demorar uns anos para ele ser deixado de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, shawk03 disse:

mas o que me foi estranho seria, se a linha está no fim da vida, porque a intel está lançando a 8° geração no socket 1151? acho que ainda vai demorar uns anos para ele ser deixado de lado.

 

8 horas atrás, Lucas Pardo disse:

mesmo com a Intel mantendo o soquete mas mudando o chipset, vale a pena investir na 8ª geração 1151 ou ele ainda está em "fim de vida"?

 

Assim, ela re-aproveitou o soquete, mas matou a compatibilidade com as gerações anteriores.. Então, sim, de certa forma, a primeira versão o soquete, usada no Skylake e Kaby Lake, morreu.. Agora temos um "1151 2.0" ou algo assim..

 

Os Core i5 dessa geração, estão com performance em jogos, bem similar aos Core i7 da geração anterior.. O problema é que, só tem placas Z370 no mercado, hoje.. Mais caras.. Se isso não for problema, talvez valha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, RS Faria disse:

 

 

Assim, ela re-aproveitou o soquete, mas matou a compatibilidade com as gerações anteriores.. Então, sim, de certa forma, a primeira versão o soquete, usada no Skylake e Kaby Lake, morreu.. Agora temos um "1151 2.0" ou algo assim..

 

Os Core i5 dessa geração, estão com performance em jogos, bem similar aos Core i7 da geração anterior.. O problema é que, só tem placas Z370 no mercado, hoje.. Mais caras.. Se isso não for problema, talvez valha..

Então essa é a questão que levantei a mobo para a geração 8° está muito cara, com o valor dela eu ponho mais RAM junto a um i7 7700k mas ao longo prazo, fico com medo do socket morrer igual ao 1155

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, shawk03 disse:

Então essa é a questão que levantei a mobo para a geração 8° está muito cara, com o valor dela eu ponho mais RAM junto a um i7 7700k mas ao longo prazo, fico com medo do socket morrer igual ao 1155

Mas o soquete o 7700K já era.. O que a Intel tá usando agora é uma "atualização" do soquete 1151, com mudança na função dos pinos e essa "atualização", tornou os dois incompatíveis.. Coisas que só a Intel, pode fazer por você..

 

Outra coisa: avalie o preço do conjunto MOBO + CPU + RAM, invés das peças individualmente, considerando que o resto seja igual..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RS Faria disse:

Mas o soquete o 7700K já era.. O que a Intel tá usando agora é uma "atualização" do soquete 1151, com mudança na função dos pinos e essa "atualização", tornou os dois incompatíveis.. Coisas que só a Intel, pode fazer por você..

 

Outra coisa: avalie o preço do conjunto MOBO + CPU + RAM, invés das peças individualmente, considerando que o resto seja igual..

Sim é o que eu estou fazendo e sendo assim o i5 fica mais caro, e o desempenho é quase a mesma coisa, ao meu ponto de vista não sei se vale a pena, meu medo é so do i7 ser deixado de lado, to numa duvida cruel kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!