Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

1505947841471-532906360.thumb.jpg.e5330f06e7f180a4205862164a4197fa.jpg15059479735421832307164.thumb.jpg.6f0f34c1f9d72057c4e8efc7d30174a9.jpgBom dia pessoal 

@Bommu Perneta

Estou tentando usar 3 baterias 18650 4.2v 9800mAh em paralelo, usando os Chips tp4056 para recarrega-los e o step-up para subir a tensão entre 12v~15v

O problema é que nenhum dos dois tipos que tenho não mudou a tensão de saída, com certeza estou fazendo algo de errado... Mas o que será?

Na última foto, 5.25v é uma fonte de 5v 0,3a que também não alterou a tensão de saída.

Esses são os meus steps

https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32582625142.html?spm=a2g0n.orderList.0.0.70a08360Bbeb21&

https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32444470706.html?spm=a2g0n.orderList.0.0.70a08360KYdWuP

IMG_20170921_105141.jpg

IMG_20170921_105212.jpg

IMG_20170921_105828.jpg

Postado

O segundo mais robusto não vai funcionar com essa tensão ele funciona partir de 10V na entrada dele, você está fornecendo menos... você poderia colocar elas em série para fornecer a tensão. Mas ai você vai perder corrente dependendo da aplicação.

Já o menor que estamos discutindo desde do outro tópico é de 2V a 24V segundo um anuncio do mercado livre Ele é de 2A. Não to vendo razão para ele não funcionar na bateria... Se não tiver enganado é defeito... Mas espere por outro ou eu dar uma pesquisada maior ^^

adicionado 6 minutos depois

Olha aqui ele é bem demorado ... tem que ficar aparafusando por um bom tempo

adicionado 9 minutos depois

Nesse vídeo ai em cima... logo no início nas legendas "quando a saída do módulo não pode ser ajustado a saída da tensão é sempre igual a entrada de tensão" -tradução livre.

Então esse é teu caso ai... vai girando o parafuso.

Postado
1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

O segundo mais robusto não vai funcionar com essa tensão ele funciona partir de 10V na entrada dele, você está fornecendo menos... você poderia colocar elas em série para fornecer a tensão. Mas ai você vai perder corrente dependendo da aplicação.

Já o menor que estamos discutindo desde do outro tópico é de 2V a 24V segundo um anuncio do mercado livre Ele é de 2A. Não to vendo razão para ele não funcionar na bateria... Se não tiver enganado é defeito... Mas espere por outro ou eu dar uma pesquisada maior ^^

adicionado 6 minutos depois

Olha aqui ele é bem demorado ... tem que ficar aparafusando por um bom tempo

adicionado 9 minutos depois

Nesse vídeo ai em cima... logo no início nas legendas "quando a saída do módulo não pode ser ajustado a saída da tensão é sempre igual a entrada de tensão" -tradução livre.

Então esse é teu caso ai... vai girando o parafuso.

você é o cara @Bommu Perneta

Realmente, eu devia estar girando pro lado errado porque tive que girar bastante pra ele começar a mudar a tensão.

E mudou sim, agora deu certo.

Outra dúvida, agora sobre o capacitor, onde coloco o capacitor entre a bateria é o Step-up? E coloco ele ligado com a perna mais longa no positivo e a mais curta no negativo?

O capacitor que comprei é um 3300uf 35v.

IMG_20170921_132415.jpg

Postado

Cuidado ao ligar baterias em paralelo, no caso de diferentes tensões em cada uma delas, uma bateria eventualmente pode carregar a outra. A situação piora no caso de existir um carregador na jogada (se vi corretamnete as baterias estão ligadas a um carregador também)... Sugere-se o uso de diodo antes de liga-las em paralelo!

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, FabioMasc disse:

E mudou sim, agora deu certo.

Outra dúvida, agora sobre o capacitor, onde coloco o capacitor entre a bateria é o Step-up? E coloco ele ligado com a perna mais longa no positivo e a mais curta no negativo?

O capacitor que comprei é um 3300uf 35v.

Que bom.

O step up já tem capacitor, não necessita para ele... mas para o circuito que você vai alimentar já é outra história ... Os capacitores já são marcados se eles tiverem eletrolítico a parte marcada é o negativo e do outro lado é o positivo. O positivo você lega no positivo e o negativo liga no negativo da saída do teu step up.

Mas tenho que saber como é teu circuito... dependendo nem precise de capacitor também na saída...

Postado
7 minutos atrás, diegosoares90 disse:

Cuidado ao ligar baterias em paralelo, no caso de diferentes tensões em cada uma delas, uma bateria eventualmente pode carregar a outra. A situação piora no caso de existir um carregador na jogada (se vi corretamnete as baterias estão ligadas a um carregador também)... Sugere-se o uso de diodo antes de liga-las em paralelo!

@diegosoares90 boa tarde

Sim, estou usando os Chips tp4056 carregadores para cada bateria e pelo chip fazendo a ligação em paralelo. Ele funcionou corretamente inclusive na hora de carregar. Realmente é necessário o diodo? Onde eu colocaria ele?

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Que bom.

O step up já tem capacitor, não necessita para ele... mas para o circuito que você vai alimentar já é outra história ... Os capacitores já são marcados se eles tiverem eletrolítico a parte marcada é o negativo e do outro lado é o positivo. O positivo você lega no positivo e o negativo liga no negativo da saída do teu step up.

Mas tenho que saber como é teu circuito... dependendo nem precise de capacitor também na saída...

Na saída do step-up vou alimentar uma placa USB, Bluetooth e o amplificador PAM8610. Não pretendo colocar sub, mesmo porque não tenho sub pequeno.

• Membro VIP
Postado

Ta valendo a dica do amigo @diegosoares90 mas sem muita paranoia. Se você as coloca em paralelo e elas não explodem, você pode deixar assim pra sempre pois as V´s já se equalizaram naturalmente. Ou seja, procure não + separá-los. De fato tenho um power bank que usa 6 bats destas bats (porcarias) em paralelo.

Estou a ver caixas de som. Por acaso teu projeto é pra elas? 12V? Sério que uma bateria de nobreak não ficaria mais em conta? Bem .. pelo menos duraria mais.... bem mais.

Sobre o capacitor (zerado) o terminal maior é o +. De fato no corpitcho dele há indicação da polaridade.

• Curtir 1
Postado

Esse amplificador pode consumir bastante até 12 V, 3A ... o Teu step up menor dá no máximo 2A... Então você não vai conseguir tirar o máximo dele, mas vai funcionar acredito eu... Dependendo do teu uso talvez seja necessário usar os outros step up para os outros... mas faça testes ai.

É... coloca o capacitor na saída para evitar quedas bruscas e ter um "sinal" mais limpo já que esse circuito ai está bem simples ^^

Postado

49 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ta valendo a dica do amigo @diegosoares90 mas sem muita paranoia. Se você as coloca em paralelo e elas não explodem, você pode deixar assim pra sempre pois as V´s já se equalizaram naturalmente. Ou seja, procure não + separá-los. De fato tenho um power bank que usa 6 bats destas bats (porcarias) em paralelo.

Estou a ver caixas de som. Por acaso teu projeto é pra elas? 12V? Sério que uma bateria de nobreak não ficaria mais em conta? Bem .. pelo menos duraria mais.... bem mais.

Sobre o capacitor (zerado) o terminal maior é o +. De fato no corpitcho dele há indicação da polaridade.

Oi @Isadora Ferraz, valeu pela dica...

Essas minhas baterias saíram bem em conta, e a finalidade é para caixa Bluetooth pequena... Pra 15v acho que está otimo, estou testando nessas caixinhas que estão na foto e ficou bacana... Acredito que nessa vai ficar bem mais ajustado.

Vai ser nessa caixinha mas com os falantes de cima.

1506016133743-603171081.jpg

• Membro VIP
Postado

Suspeitei desde o princípio..

De quantos mAh elas são? Não , nem precisa responder. Se tiveram origem ml ou aliexpress existe uma boa chance da sua capacidade ser de 5 a 10x menor do que a que estiver impresso nela.

Mas mesmo assim...Bacana mano!. Com estas baterias você deve poder escutar muitos minutos - talvez mais de 10 - de som mas se não for muito alto ok? Detesto som alto!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!